Cardeal Burke afirma em Julho durante uma conferência que a FSSPX está em Cisma
Abaixo esta a tradução.
TRADUÇÃO:
 
 

MODERADOR: “É sempre lícito participar e receber comunhão em uma liturgia de Pio X? Se não houver outras missas reverentes a uma distância razoável. Isso pode cumprir a obrigação dominical?

CARDEAL BURKE: Apesar dos vários argumentos em torno da questão, o fato é que a Fraternidade Sacerdotal São Pio X está em cisma desde o falecido arcebispo Marcel Lefebvre ordenou quatro bispos sem o mandato do Romano Pontífice.  E, portanto, não é legítimo comparecer à missa ou receber os sacramentos em uma igreja que está sob a direção da Sociedade Sacerdotal de São Pio X.

Dito isto, parte uma confusão geral na Igreja, porque também o Santo Padre deu aos sacerdotes da Sociedade Sacerdotal as faculdades de São Pio X para celebrar validamente os casamentos, de forma lícita e válida. Mas não há uma explicação canônica para isso, é simplesmente uma anomalia.

E, também o Papa Bento XVI, antes da sua abdicação, levantou a excomunhão dos quatro bispos que foram ordenados sem o mandato papal, mas ele não tinha o requisito de ter uma excomunhão levantada. Explicou-se que estas pessoas agora desejam ser plenamente reconciliadas com a Igreja, mas na verdade isso não aconteceu, e por isso é mais uma situação anômala.

Eles não são mais excomungados, mas também não estão em comunhão com a Igreja Católica.  E, por isso, tudo é muito complicado, mas eu diria a você que não acho que seja um bom sinal receber sacramentos na Sociedade Sacerdotal de São Pio X, porque isso não os está ajudando, pois os sacramentos não são celebrados de forma lícita.

Eles são válidos, não há dúvida sobre isso, se os sacerdotes são ordenados de maneira válida, é um atrevimento para a comunhão da Igreja. Em vez disso, devemos encorajar os membros da Sociedade Sacerdotal de São Pio X a conciliar-se com a Igreja.

Na verdade, acho que o Pe. Saguto poderia confirmar isso, eu sabia que era o caso tanto no Lacrosse como em São Luís, onde havia apostolados do Instituto Sacerdotal Soberano Cristo Rei, para aqueles que desejam os ritos da Igreja de acordo com o uso antigo.

Quem estava indo para a Sociedade Sacerdotal de São Pio X e quiseram voltar, foram reconciliados e voltaram para a Igreja.  E digo que, se em vez disso, simplesmente vamos livremente às Missas [da FSSPX], que encorajamento isso lhes dá para se reconciliar com a Igreja?”

Via: Aka Catholic

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here