Freud foi devastador para a Psicologia e para a civilização.

A psicanálise mais prejudica que ajuda. Toda ação para Freud é feita por causa do impulso sexual. Por exemplo, se um Homem ajuda uma mulher ou vice-versa é porque ele (a) foi movido pelo impulso sexual, ou seja, sua ação foi feita porque o homem ou a mulher querem sexo.

Outro exemplo é se o Homem ou a Mulher escolhem ter uma vida casta, Freud dirá que essas pessoas fazem isso porque são reprimidos e problemáticos, pois é natural ser movido (a) pelo “Impulso sexual”.

Neste caso a Psicanálise se for estudada, é nada mais que a observação e descrição da sujeira do ser humano e não uma ciência que realmente visa a reparar essas misérias.

Para a psicanálise freudiana, não existe virtudes verdadeiras, não existe santidade, tudo é problemas em decorrência dos impulsos sexuais que não foram “realizados”.

Vejamos o quanto isso é terrível, pois tudo será tratado e visto como interesses porcos, não há verdadeiro amor, caridade, e altruísmo, tudo é mero interesse por causa do maldito “impulso sexual”.

O delírio Freudiano é tão grande que o mesmo dizia que o ato de um bebê tomar leite nos seios de uma mulher é algo erótico, é uma forma do impulso sexual agir, nele até mesmo o ato de comer algo é relacionado ao “impulso sexual”. Até mesmo as relações do Pai com a Filha e a Mãe com o Filho, tem certo “impulso sexual”. Quanta besteira!

Grande parte dos pensamentos de Freud, foram desenvolvidos a partir do que ele aprendeu do pseudo filósofo Nietzsche que fora outro charlatão de carteirinha, e o chamo de charlatão, pelo simples fato de que o “filósofo” dizia que a verdade não existe, e quem diz isso, jamais pode ser um filósofo.

Enfim, Freud tendo a visão de Nietzsche, colocou as loucuras e delírios do Niilismo e Hedonismo de Nietzsche nas suas observações comportamentais.

Assim sendo o Freudismo considerado um modelo a ser seguido pelos psicólogos, criou gerações e gerações de homens e mulheres nocivos, que contribuem para a destruição de almas, com conselhos vazios e sujos.

Não é em vão que há tantas pessoas lotando sessões de psicanálise e ficam lá durante anos, sem terem um resultado positivo sequer.

Estamos numa época onde nunca existiram tantas pessoas psicologicamente abaladas e seus problemas não são resolvidos, pois os ditos “psicólogos” foram infectados pelo Freudismo que não acredita na vida virtuosa.

A Psicologia só é efetiva quando possui pés na antropologia e psicologia que nos foi ensinada por Aristóteles, por Santo Agostinho e magistralmente por Santo Tomás de Aquino e todo aquele que almeja ajudar as pessoas por via da Psicologia que é sim importante, deve procurar a estudar o que estes Titãs nos ensinam.

Evidentemente que não estou descartando outros homens e mulheres, mas enfatizando que estes titãs do pensamento, são necessários para ser um bom psicólogo, pois eles compreenderam o que é o ser humano — e ainda bem que muitos estão percebendo isso.

Finalizo — Freud foi um dos maiores charlatães que já existiu e é louvado como um grande mestre da Psicologia, quando o mesmo — fora tão pífio quanto Darwin que também criou uma teoria sem pé e sem cabeça do qual grande parte das pessoas aceitam sem questionar — que é a estúpida teoria da evolução. Não digo que tudo que Freud tenha dito em suas mais de 5000 mil páginas escritas, sejam balelas.

De fato há muitas observações e descrições comportamentais que são verdadeiras, mas isso não muda o fato de que toda a sua tese foi baseada a partir de um pressuposto falso e, portanto naturalmente os frutos seriam podres, conquanto que haja acertos, — os erros superam.

Nota adicional: Freud sintetizou seu conjunto de teorias da psicologia, tendo como pressuposto uma explicação do “pecado original freudiano”. Eu não quero descrever o que Freud disse sobre como o Homem evoluiu, e do motivo de os homens terem essas anomalias que ele descreveu, é tão patético que não ouso colocar isso em meu texto, fique à vontade para pesquisar sobre isso, mas eu não recomendo, pois é nocivo kkkk.

Nota adicional: O Freudismo se propagou na mentalidade e comportamento das pessoas por via da aplicação da ideologia Marcusiana que foi formulada por Herbert Marcuse, e sua aplicação foi tão eficiente em decorrência de que ela se propaga por via das paixões e hoje o ocidente é movido pelas paixões desordenadas –, pelos desejos desordenados e Marcuse sabia que para abalar a estrutura social, era necessário corromper o Homem com o que é desregrado e desordenado e vemos bem isso principalmente em seu estudo maligno que está contido em seu livro “Eros e Civilização”.

Texto: Vinicius Martinez

14 COMENTÁRIOS

  1. Se um aluno meu ler “O mal-estar na civilização” vai refutar facilmente este texto esdrúxulo cheio de achismos e sem o mínimo rigor teórico.

    Parabéns ao Sr. Vinicius Martinez, que sem conhecer a teoria freudiana e sua prática, faz mais uma fofoca do que a produção de uma informação

    Na boa, sugiro repensar sua ideia a respeito da Psicanálise. Leia a parte que Freud trata sobre São Francisco e verá toda a extensão daquilo que ele chama de sublimação. O amor em toda sua extensão.

    É um perigo dizer que o que Freud chama de sexualidade é o ato sexual em si. Cuidado, pois se for para criticar, ao menos leia a quem você vai criticar, e preferência por uma tradição decente ok?

    • Marco Leite, primeiramente obrigado pelas críticas. Em efeito, digo-lhe que a Psicologia Freudiana é completamente contrária a Antropologia Cristã que deve ser nossa base caso você seja Católico, pois o Freudismo é incompatível com a Fé e Moral Católica.

      Vossa Senhoria é um freudiano, não vai querer aceitar que anos de sua vida foram gastos num charlatanismo ineficiente e nocivo. É claro, é difícil ter que aceitar que está errado.

      Ademais. — Duvido que conheça a Psicologia Tomista, pois se conhecesse, ia ver o abismo que é a verdadeira visão do que é o Homem, pois a Antropologia e Psicologia não são distintas. Mas em decorrência da divisão das ciências no mundo moderno, — tornaram-se matérias que não estão totalmente correlacionadas, o que é um erro. Não se faz boa psicologia sem antropologia.

      Ademais. — Sugiro que Vossa Senhoria procure a aprender a interpretar um texto, antes de querer ensinar outros. Pois segundo sua visão, acredita que eu disse que sexualidade é ato sexual em si, quando eu não disse isso, você interpretou dessa forma, pois já ficou irritado por ter o seu “mentor” sendo críticado, o que ocasionou numa lesão no raciocínio, levando você a este equivoco. Sei muito bem distinguir o ato sexual do erotismo, e de todos estes termos da psicanálise de Freud.

      Ademais. — Eu poderia abrir uma questão disputada com Vossa Senhoria e provar ponto por ponto do porque o Freudismo é nocivo e contrário ao que é nos revelado por Deus e compreendido por excelência, por Santo Tomás de Aquino. Mas é evidente que Vossa Senhoria não quer a verdade, você já tem uma posição muito firme e não está disposto a colocar o que aprendeu em cheque.

      Finalizo — Caso Vossa Senhoria tenha um mínimo de decência de enfrentar o que lhe contrária; peço que veja estes três vídeos que juntos somam mais de três horas de duração; assista-os até o final, e também procure os seus autores, e procure aprender o Tomismo que tenho certeza que seu trabalho será muito mais efetivo que optar por estar nesse nocivo Freudismo que tanto fez mal a civilização ocidental.

      Aqui estão os vídeos, assista na Ordem indicada. Se não estiver satisfeito apenas com o que é exposto no vídeo, recomendo a leitura de: Corrientes de Psicología Contemporánea, Questões disputadas sobre a Alma e a Magna Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino.

      Vídeo: A Psicologia à Luz do Tomismo por Carlos Nougué: https://www.youtube.com/watch?v=N7bnGgDclA0

      Vídeo: Santo Tomás x Freud – O Aquinate explica, por Sidney Silveira: https://www.youtube.com/watch?v=TW_FGqdrycY

      Vídeo: A atualidade do tomismo na psicologia: https://www.youtube.com/watch?v=niVCz0XUGD0

      Embora tenha me criticado de forma depreciativa, desejo-lhe o bem. Deus lhe abençoe! Salve Maria Santíssima!

  2. Havia lido uma matéria postada no face que me trouxe a este site, no qual me inscrevi. Hoje, depois de ler esta, deixo aqui minha decepção com a mesma, a falta de bom senso de quem escreve e de um editorial que permita isto, o que coloca em dúvida a credibilidade deste site.
    Conheci bem pouco sobre você, Vinícius Martinez, mas foi o suficiente para ver o quão imaturo é e o quanto de soberba possui, apontando o dedo a quem julga ser ignorante na fé por pensar com mais conhecimento num assunto, como a Psicanálise, que veio a abordar aqui. Pelo que deu para perceber, você gosta muito de assistir vídeos e não é muito chegado à literatura, o que limita um pouco o conhecimento e, novamente aponto aqui, adentra por fontes questionáveis do mesmo.
    É nítido em seus posts (Facebook) um tremendo despreparo para abordar assuntos tão complexos sobre a vida, visto sua falta de experiência, de conhecimento teórico, de maturidade intelectual e temporal, para refletir tudo o que quer abordar.
    A ciência e Deus nunca foram contraditórios, meu caro, visto que tudo se dá através das leis da natureza que Ele mesmo, em sua perfeição, fez. Mesmo a teoria de Darwin tem seu paralelo científico com nossa fé, o que não tira o fato de que este cientista não compartilhava a mesma e não tinha a preocupação em fazer qualquer comparativo.
    A Bíblia não é um livreto qualquer que você lê e já sai senhor de todo saber interpretativo, como deve pensar ser, vai muito além disto e é para poucos. Você deveria saber dos diferentes estilos literários que ela contém e, no mínimo, entender que alguns são puramente fictícios, para ilustrar um saber, um conhecimento, um ensinamento, só ver o enxame de pastores que lotam programas de rádio e de TV falando um monte de bobagem.
    O mesmo olhar vale para a obra de Freud, que é o homem que mais compreendeu a natureza humana e seu comportamento. É na prática psicoterápica que se vê os resultados positivos que promovem o alívio de sofrimento de qualquer ser humano que se dê a chance de buscar ajuda. Deus pôs estes homens e seus saberes para que possam nos ajudar, quando em nosso livre arbítrio Ele não pode mudar.
    Os fundamentos de Freud foram trazidos à tona por um homem que enfrentou justamente este tipo de posição que você possui, numa época muito mais puritana que a nossa, onde teve a coragem de enfrentar outros cientistas para cuidar de quem precisa. As pulsões de vida e de morte, Eros e Tanatos, vão além deste olhar simplista e puramente sexual ao qual você denomina. É a pulsão de vida, cheia de nuances que são difíceis de serem compreendidas para um leigo no assunto, que move todo o ser humano e que o faz ser quem é, falho e impulsivo, movido por desejos de nossa natureza animal, que faz o contra-ponto de nossa natureza espiritual. O sofrimento, vem daí, deste desacordo entre dois lados tão distantes no que buscam.
    Nem vou entrar numa análise aprofundada sobre sua pessoa, seus desejos e fantasias, porque não seria apropriado, mas saiba que a humildade é a base para que possamos ser melhores na vida por nós e pelos outros. Muitos padres, senão a maioria, não fazem nada daquilo que deveriam, quando se colocam como estrelas de um show para “fiéis” que buscam o reconhecimento por suas ações “santas”.
    Lembre-se: a soberba é o pai de todos os pecados! Você presta um desserviço ao ser humano quando tem a audácia de escrever um texto como este, tirando muitas vezes o único caminho plausível, num primeiro momento, para que alguém saia do abismo do sofrimento. Mas, como você e eu sabemos, uma hora prestaremos nossas contas ao Senhor e só Ele pode nos julgar.
    Espero que seja mais prudente daqui em diante, garoto e que se aprofunde muito mais do que simplesmente assistir vídeos no Youtube ou se inspirar nas vidas de santos que também deve ter assistido ou lido em algum livreto por aí.
    Abraço!

    • “A Bíblia não é um livreto qualquer que você lê e já sai senhor de todo saber interpretativo, como deve pensar ser, vai muito além disto e é para poucos. Você deveria saber dos diferentes estilos literários que ela contém e, no mínimo, entender que alguns são puramente fictícios, para ilustrar um saber, um conhecimento, um ensinamento, só ver o enxame de pastores que lotam programas de rádio e de TV falando um monte de bobagem.” Aonde que o autor diz que a bíblia é um livreto, pelo que vi no perfil do mesmo, ele é extremamente coeso e prudente no que diz e se baseia bem na Doutrina da Igreja e na Teologia Tomista.

      “Lembre-se: a soberba é o pai de todos os pecados! Você presta um desserviço ao ser humano quando tem a audácia de escrever um texto como este, tirando muitas vezes o único caminho plausível, num primeiro momento, para que alguém saia do abismo do sofrimento. Mas, como você e eu sabemos, uma hora prestaremos nossas contas ao Senhor e só Ele pode nos julgar.” E você é o grande Humilde da história, que nem sequer teve a capacidade de ver os vídeos e os livros que o garoto que xinga indicou na resposta ao primeiro comentário do Marco Leite. Você assistiu os vídeos? Lá tem homens de estudo expondo, não são moleques que nem você que chama os outros de palpiteiro e que leem livretos, quando sequer leu um texto de Santo Tomás a respeito da Psicologia e Antropologia Humana.

      “Conheci bem pouco sobre você, Vinícius Martinez, mas foi o suficiente para ver o quão imaturo é e o quanto de soberba possui, apontando o dedo a quem julga ser ignorante na fé por pensar com mais conhecimento num assunto, como a Psicanálise, que veio a abordar aqui. Pelo que deu para perceber, você gosta muito de assistir vídeos e não é muito chegado à literatura, o que limita um pouco o conhecimento e, novamente aponto aqui, adentra por fontes questionáveis do mesmo.” E você já começou a ler a Suma Teológica? Já começou a ler La praxis de la Psicología, de Martín Echavarría, Sobre a Alma de Aristóteles , Questões Disputadas sobre a alma de Santo Tomás? que são excelentes livros de psicologia que vão de contramão com o Freudismo? Pesquisou o que o Professor Carlos Nougué expõe no vídeo que o Vinicius colocou? Fala sério, deixa de ser mlk

  3. Bom, aonde você ouviu dizer que para Freud sexo é a mesma coisa que a sexualidade? E ainda mais, que Psicanálise é psicologia?

    Com relação à experiência da Psicanálise, posso te garantir meu irmão em Cristo que nunca ouvi dizer de alguém que se afastou de Cristo após o fim de uma análise. Ao contrário, muda-se a percepção do sagrado, muito próxima do que é proposto por São João da Cruz, Santa Terezinha de Lisieux, entre outros.

    Não conheço a psicologia e a antropologia tomista. Por isso não a critico, mas conheço a experiência do divã, a teoria freudiana com alguma profundidade, bem como tenho formação católica e alguma compreensão da Santa Doutrina.

    A minha questão ainda é a mesma. Você já leu os textos freudianos? Ou está apenas replicando comentários e críticas? E sim, já vi estes vídeos também.

    Também vejo que, ainda sobre Freud e a pregação de grandes santos e da Santa Mãe Igreja, Freud quando trabalha o aspecto da sublimação, um dos destinos da pulsão sexual (que não tem nada a ver com sexo, nem com instinto, nem com necessidade) ele vai direto ao pensamento de São Josemaría, não é o trabalho que dignifica o homem, mas o homem no trabalho pode se santificar, há que escolher.

    Talvez este seja um ponto impensável para muitos teóricos, a possibilidade do ser humano escolher não estar com Deus. Não estar no caminho do céu. Mas o próprio Cristo nos alerta disso quando se encontra com muitos homens, mestres da lei, sacerdotes, e até mesmo Judas Iscariotes.

    Neste sentido o que a Psicanálise devolve ao homem comum é a possibilidade de escolher, e a partir daí responsabilizar-se sobre seu ato e seu destino.

    Por exemplo sobre a salvação. Para alguns teóricos protestantes Cristo morreu por todos e já estamos todos salvos. Mas para a Igreja de Cristo, é preciso fazer a decisão a cada dia, em cada momento. São Franciso de Assis nos mostra isso de forma magnífica.

    Tua ironia em dizer que não quero saber da verdade, talvez seja mais uma projeção do que outra coisa. Mas ok, não vou discutir pessoas, prefiro discutir ideias.

    Com relação aos vídeos, tem outro que não colocou aí que sugiro que veja, o do Padre Paulo Ricardo, muito bom por sinal.

    Grande abraço

    Responder

  4. CURIOSO debate ou embate; engraçadíssimo, não fossem as ilações distorcidas e sofismas do primeiro ‘expositor’ dos argumentos! É pena que em nosso século a clareza de pensamento (e os juízos) andem turvados com raciocínios enviesados. Leio um pouco de Freud desde muito jovem; hoje, não sendo um fã incondicional nem especialista nessa área, creio que o pensamento católico deve cuidar mais em estudar os fundamentos de qualquer ciência -ou conhecimento! Antes de julgamentos radicais, melhor ler um pouco- ou muito! – de Descartes, Kant, os filósofos da Ciência, os epistemologistas, Kuhn, Popper , etc. Toda a Psicologia moderna e seus autores, mesmo das várias correntes da Psicanálise (escolas americana, inglesa,francesa) não podem prescindir de conhecer as bases das descobertas de Freud, a quem deve TANTO Jung, K. Horney, Adler, V. Frankl, C. Rogers, Lacan, Foucault, E. Fromm, A.S. Neill, O. Rank, e centenas de nomes. da direita, da esquerda, e de todasas correntes modernas. Gostando ou não… freud possui um elemento de descobridor fundacional! Seu pensamento sofreu certa evolução, aceitava suas limitações, que ele mesmo continuamente declarava, como também seu seguidor americano H. Stack Sullivan. Não se pode ler um texto apenas, isoladamente, mas todo o geral de sua obra, muito bem analisada por P. Mullahay ou na prounda obra de Franz Alexander. Que pena, católicos despreparados opinando sobre tudo que não sabem, nem conhecem, e tomando como juiz o grande pensador aquinate, do séc. 13 (um pouco antes da fundação da Psicanálise: por que não tmar como defesa sta. Teresa, um pouco mais nova- séc. XVI?) que pena… OMRegispani, ocds

  5. TENHO SETE ANOS E MEIO DE ESTUDOS SOBRE FREUD, SEIS ANOS NA FACULDADE E UM ANO E MEIO DE ESPECIALIZAÇÃO E NUNCA EM TODA A MINHA VIDA VI E LÍ SOBRE ASSUNTOS TÃO SEM CONTEÚDO, SEM RESPALDO CIENTÍFICO, SEM BASES COGNITIVAS, SEM UM SABER ESPECIALIZADO EM PSICANÁLIZE E VOCÊ QUE POSTOU ISSO AÍ, É APENAS UM APEDEUTA DA ÁREA PSI E UM RADICAL RELIGIOSO QUE VÊ O MUNDO E A VIDA SÓ PELA ÓTICA DA TEOLOGIA. ANTES DE CRITICAR, PROCURE SE INFORMAR, ASSIM VOCÊ MUDARÁ O SEU PARADIGMA QUE, SALVO UM MELHOR JUÍZO É MUITO OBTUSO!

  6. Em 2003/04 tive uma espécie de depressão; foi uma situação extraordinária; mas eu era o único que tinha certeza absoluta que estava enfrentando algumas batalhas no plano terreno e uma intensa batalha no plano espiritual…eu tinha visões; eu tinha sonhos incríveis etc algumas vezés eu conseguia escutar o “o que o coração de alguém falava” e também enxergava a áurea de algumas pessoas…várias situáções incriveis; e minha familia entendeu que eu estava louco; eu afirmava que não e insistiram em me levar a uma psiquiatra e ficaram bravos quando ela me liberou concordando que eu nao estava louco; no regresso, um ou dois dias depois, insistiram em ministrar um remédio…eu relutei e avisei que poderia até me fazer mal; que aquilo era uma batalha espiritual e eu venceria me aproximando de Deus (rezava, comecei a ir a missa na igreja católica) até alguns padres ficaram duvidando da minha sanidade; mas eu estava seguro…quando insistiram em me dar um remédio, no primeiro comprimido fiquei mal (ai desistiram) e resolveram deixar eu fazer do meu jeito (indo a missa, rezando) e mudando alguns hábitos; convidei minha esposa para casar no religioso (casamos), passamos a servir no ECC , minha esposa engravidou e nasceu a caçula (depois de 17 anos do segundo); venci a batalha espiritual as sensações, visões e presenças negativas deixaram de ocorrer (ou quando ocorre serenamente enfrento a situação c um sinal da cruz e ou oração) e depois disso já dei socorro a pessoas com depressão etc e fiquei curado só com as graças de Deus (mas isso não quer dizer que o médico deva ser deixado de lado; não. E preciso estar atento, ter verdadeira fé e persistência e sentir no coração c serenidade que aó pela fé resolve (mas agindo coerente)

  7. Com todo o respeito ao autor do texto, o achei muito equivocado. Não sou freudiana mas estudo sobre sua teoria e vi demais equívocos no texto. E vejo atualmente que a psicanálise é sim um bom istrumento para ajudar pessoas que precisam de ajuda, inclusive em muitas Paróquias são oferecidas psicoterapias apoiadas na abordagem psicanalítica para aqueles que não podem pagar um serviço terapêutico. Você não precisa concordar com tudo o que Freud afirmou durante sua vida, ele foi um o pioneiro na psicanálise e muitos outros autores desenvolveram suas teorias a partir do modelo proposto por Freud, o que demostra que ele não escreveu tanta bobagem assim. Só estudando e conhecendo a teoria, e o real significado dos conceitos e não aquilos que pensamos que possa ser, podemos ter uma noção do que Freud quis passar através de seus estudos e ajudar o próximo.

  8. Cientificamente falando, discurso carregado de sarcasmo, ironia, xingamento, insinuações pejorativas, mesmo com argumentos baseados em fatos (que não é o caso), perde completamente a credibilidade, pois o que se vê é mais a intenção manipuladora de difamar ou de convencer de suas verdades do que analisar e buscar a Verdade.

    Teologicamente falando: “A jactância ou fanfarronice constitui uma falta contra a verdade. O mesmo vale para a ironia, que visa depreciar alguém caricaturando, de modo malévolo, um ou outro aspecto de seu comportamento.” (Catecismo da Igreja Católica).

    Pessoalmente falando. Acabei de conhecer o site, fui obtendo aparentemente uma boa impressão pela quantidade de notícias e temas profundos e diversos, mas no primeiro texto que li, me decepcionei, espera uma postura mais madura na fé e mais coerência com que fala a nossa Igreja.

  9. Todos os revoltados com o que foi exposto no texto só falaram e acusaram o rapaz injustamente de soberbo e arrogante e que não entendem a “Riqueza freudina” mas você são os verdadeiros gênios. O texto do rapaz se baseia no pressuposto de que a visão correta do Ser Humano foi sintetizada pro Santo Tomás de Aquino, logo ele tem por posição o tomismo, mas todos vocês são ignorantes e burros suficiente para sequer conhecer o que Santo Tomás ensina em sua Antropologia e Psicologia. Primeiro estudem o outro lado que é Santo Tomás e depois tirem um juízo de quem é o melhor, ao invés de virem aqui xingar o garoto de prepotente, arrogante ou o diabo a quatro e estou junto com ele, pois embora Freud tenha tido algumas sacadas boas no qual o próprio autor diz, a sua psicanalise mais prejudica que ajuda, e vocês não querem aceitar isso, pois para vocês Freud é um grande gênio que não deve ser questionado.

  10. Vinicius eu não te conheço rapaz mas se fosse vc ignorava todos esses comentários desses caras que não estão dispostos a ler o que contraria o que aprenderam por verdadeiro, o seu texto não é de caráter a demonstrar os erros ponto por ponto, mas levantar que Freud é sim nocivo e isso você conseguiu, mas infelizmente essas pessoas ignorante e emotivas não sabem distinguir as coisas, ignore os xingamentos. Paz e Bem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here