Proêmio

Em nossos tempos, é muito comum sabermos de pessoas que se juntam em namoro e pouco tempo depois — terminam, assim como pessoas que se casam e em pouco tempo já estão divorciados — uma trágica realidade. Com este texto procuro salientar pontos importantes a serem considerados, pois essa cultura do ficar/namorico/divórcio/separação é tremendamente errada e trágica, e tais acontecimentos poderiam ser evitados, caso o homem ou a mulher, tivessem levado em consideração alguns pontos importantes na hora de escolher o seu parceiro, como católicos apostólicos romanos é nosso dever alertar aos nossos próximos que eles não devem entrar nesse mundo horrível, não devem contribuir para algo tão feio que é a separação, o namorico, o divórcio — coisas que não agradam a Deus, e infelizmente até mesmo católicos caem nesse mundo.

Erros cometidos por pessoas que buscam relacionamento

1° Na hora de escolher o parceiro dão mais valor ao inferior que o superior: Ou seja, são pessoas que não colocam as virtudes e valores da outra em primeiro lugar, mas escolhem: Status, Reputação, Dinheiro, Beleza.

Exemplo: a) Interesses: Coloca o status e a reputação e o dinheiro do outro como mais importante.
b) Concupiscência: Coloca a aparência física como mais importante.

2° Pessoas que entram num relacionamento, baseado em seus sentimentos e paixões.
3° Buscam o relacionamento pela carência afetiva.
4° Visão Idealista e Romântica

Exemplo: No estado de paixão, o homem ou a mulher veem o outro como uma pessoa isenta de erros e defeitos, é como se algo as cegassem, fazendo com que qualquer problema da outra seja ignorado, com efeito, pessoas que entram no relacionamento dessa maneira, conforme o tempo passar, os impulsos de paixão hão de diminuir naturalmente e então o véu dos defeitos hão de ser removidos e então a pessoa ao ver que a outra não é “perfeita” irá se frustrar e, com efeito, a separação é muito provável.

Todas essas posições são erradas, pois não é a maneira correta de começar um namoro com alguém ou muito menos um casamento. Primeiro deve-se saber: O namoro existe em função do Casamento, esta etapa só deve ser iniciada após ter passado pela etapa de amizade.

Pois a ordem das relações se entende assim: Conhecer > Amizade > Namoro > Matrimônio.

Encontrando a pessoa correta

Primeiro deve-se saber da liderança Masculina: O Líder não é a mesma coisa que um chefe, o Líder é aquele que serve para liderar, é aquele que pensa nos outros e depois nele, ele se preocupa com o bem-estar de seus próximos. O líder é aquele que utiliza de toda sua capacidade, atributos e habilidades para levantar e guiar os seus próximos, é aquele que está disposto a morrer para proteger. Um líder sempre toma para si os problemas e os resolve, mas jamais ignora a ajuda caso seja necessária, ele também é aquele que sempre estará na frente para guiar aqueles que devem ser guiados.
Assim deve ser um Pai de Família, um Homem que está disposto a morrer por sua esposa e filhos, para que ambos sejam protegidos, é aquele homem que serve primeiramente para depois ser servido por sua esposa, com efeito de sua liderança, é automático que uma boa mulher, há de se submeter a este tipo de homem, pois é natural da mulher sábia confiar-se a um Homem assim, pois insensata é a mulher que escolhe um Homem que não possui virtudes, um homem que é apenas um meio de se obter benefícios meramente materiais: Dinheiro e Status, pois uma mulher que escolhe um Homem pensando no bolso dele e no status que o mesmo possui, é tola, pois cedo ou tarde, será machucada. A Mulher sensata com sua modéstia e delicadeza é capaz de não só inspirar seu marido a ser cada vez melhor, mas também é aquela que consegue fazer com que seu marido ao olhar para ela, consiga olhar diretamente para Deus, pois a mulher sensata é janela da santificação de seu Marido.

Segundo sobre a Submissão da Mulher: A submissão da mulher não é algo deveras “machista”, mas uma realidade completamente natural, a questão é que muitas mulheres insensatas se jogam nos braços de homens que não merecem tal confiança, pois são mulheres que colocaram em sua seleção: Coisas fúteis e secundárias para estar ao lado de tal Homem: É o caso de querer estar com tal homem só porque ele tem dinheiro ou é famosinho ou coisas secundárias, ignorando o que mais vale: Virtudes, com efeito, tais mulheres hão de se dar muito mal com estes homens que jamais teriam a capacidade de servir para ser servido, que jamais teriam a capacidade de se por na frente para morrer no lugar de sua mulher, que jamais se sacrificaria por nada. São apenas homens no nome. E quantos relacionamentos atuais são assim? Mulheres que escolhem caras completamente “Não Homens”.

A mulher sensata só deve se submeter a um Homem que é líder, que é virtuoso, pois com efeito ao se colocar nos braços deste homem, a mesma estará segura, pois não estará nos braços de um moleque — mas de um Homem que verdadeiramente a ama e que lhe protegerá a todo custo — seja fisicamente, emocionalmente e intelectualmente, mas também é importante que a mesma saiba cumprir o seu papel enquanto mulher, pois a mulher que não cuida de seu marido — absolutamente não sabe o quanto ele deseja o seu carinho e apoio, o consolo e o apoio da esposa move montanhas, com efeito, este homem não só estará se fortalecendo, mas sendo encaminhado para algo maior, e logo o mesmo levará consigo a sua família para o Senhor.

Qual é a maneira correta de escolher uma pessoa para relacionamento?

Respondo: O que primeiro deve ser avaliado de maneira racional, é as virtudes da pessoa, deve-se ver se a pessoa é uma pessoa que Ama a Deus, se ela tem realmente uma vida espiritual ativa, se ela é familiar, tem amor pela família, possui forte ligação com a família, se é uma pessoa que tem verdadeiro desejo de ter uma família e ter filhos, se ela possui amor e respeito pelos pais dela. Tudo que vem depois disso é secundário: No caso dos homens: Nós realmente prezamos pela aparência física das mulheres, mas se colocarmos a aparência física das mulheres em primeiro lugar estaremos sendo completamente burros, pois a beleza um dia acaba e quando acabar? Vai deixa-la? Assim também são as mulheres que possuem uma tendência de escolher os homens primeiramente pela sua condição de status e dinheiro: O dinheiro e o status também se esgotam, e quando acabar, vai deixa-lo? Obviamente que todos estes fatores secundários, são realmente secundários, se o homem e a mulher possuem estes “acidentes” secundários e também possui o mais importante que é as virtudes e os valores, excelente, dê graças a Deus, pois você foi premiado — é bônus. Mas jamais faça com que o inferior tenha mais valor que o superior, o que deve ser levado em consideração é sim os valores, as virtudes da pessoa — pois a beleza, o dinheiro, o status acaba, mas os valores se conservam. Pois a Alma é imortal, mas o corpo não.

Primeira Observação: Como já afirmado a primeira instância é verdade que os homens gostam da mulher primeiramente pela sua aparência, pois a beleza feminina é de grande valor para os homens, mas isso é de primeira instância, o Homem honrado, após ver a beleza da mulher, ele procura nela se ela possui virtudes e caso ela possua virtudes, ele com certeza irá nela, com efeito, o mesmo desejará se casar com essa mulher. Já o Homem desonrado e fraco, é aquele que escolhe a mulher pela sua aparência e que ignora as virtudes, pois ele só quer uma mulher por causa de sua concupiscência, o que o torna um tolo — um verdadeiro idiota, e mais idiota é a mulher que se permite ser “degustada” por um sujeito desses.

Segunda Observação: É verdade que as mulheres possuem a tendência de avaliar o que o Homem tem a oferecer à ela primeiramente, e nessa de oferecer é que entra: É bom financeiramente? Tem boa reputação e emprego? Tem carro e boa casa — esse tipo de coisa, mas a mulher de Honra após se atrair por esse homem, logo irá avaliar o caráter — as virtudes do mesmo, e caso ele não tenha, ela por mais que se sinta atraída por todo esse mundo bom que ela pode ter — não aceita estar com aquele cara, pois sabe que não será verdadeiramente amada, e tola é a mulher que vai ao homem sem virtudes.

Como saber se a namorada ou namorado que estou é a pessoa correta para mim, como saber se de fato tal pessoa é a pessoa com quem devo me casar?

Respondo: Um relacionamento de namoro tem de possuir pelo menos um ano de duração, é o tempo suficiente para conhecer um ao outro, é impossível não conhecer o outro em 365 dias. Com efeito, se neste período de um ano, você não conseguir obter verdadeira certeza de que o outro é a pessoa correta para casar, então você está com a pessoa errada, logo não deve prosseguir com esse namoro, pois, com efeito, se o estendes, mais tarde o outro será machucado ainda mais, é caridade terminar, pois não vale a pena alimentar algo que não vai dar certo, pois lembre-se que o namoro existe em função do casamento, é a época onde ambos se conhecem e com efeito decidem se são pessoas certas para se juntarem para sempre por via do matrimônio.

Mas como realmente eu tenho a certeza de que tal pessoa é a correta para me casar?

Respondo: Se você ao olhar para o seu namorado (a) e possuir a mesma certeza de que você está na verdadeira Igreja de Cristo, a saber: Igreja Católica Apostólica Romana, se você tem a mesma certeza quanto à pessoa que você tem ao lado, então continue o namoro e o mais rápido possível case-se com esta pessoa, do contrário, termine.
Nota de Rodapé: Aqui não se trata de uma ciência exata, existem muitos fatores que devem ser levados em consideração, mas é evidente que na vida existem padrões, e estes padrões serve de base para nós. Somos seres racionais, e com a razão, com o intelecto que possuímos devemos fazer escolhas, o ato de estar com outro é uma escolha, se você escolher errado, as consequências serão negativas para você. É importante saber as variáveis, é importante ter noção de que o inferior jamais terá mais valor que o superior, é importante jamais escolher baseado por base de sentimentos e paixões, pois são impulsos passageiros, uma das maiores causas de relacionamentos que terminam em separação/divórcio é o fato de que tanto o homem quanto a mulher entraram no relacionamento seguindo suas paixões, escolhendo o secundário no lugar do essencial, com efeito, acaba o relacionamento cedo ou tarde, pois obviamente que fazendo a escolha errada, não dará certo.

Não contribua para o mundo dos namoricos e do “ficar” –, não se torne namorado ou namorada de uma pessoa sem antes ser um amigo (a) dessa pessoa, sem antes saber que essa pessoa é verdadeiramente virtuosa. Não se case com uma pessoa baseado em interesses financeiros e de status ou seguindo suas paixões, não contribua para o mundo do divórcio e da separação, todos aqueles que se divorciaram e se separaram, ocorreu tal coisa, pois seguiram as paixões, os interesses vazios e não no que é essencial — tudo isso não agrada ao Senhor, relacionamento é coisa séria, ambos devem ter a certeza de que o outro é verdadeiro companheiro assim como se tem a certeza de que Cristo é o Senhor.

Seja prudente e sensato, escolha uma boa pessoa para estar ao teu lado, escolha aquela pessoa que em qualquer situação — estará contigo, que você sabe que mesmo você estando na pior situação ela estará contigo — aquela pessoa que mesmo que você esteja na pobreza e na doença — ela estará contigo, namore e case com uma pessoa que verdadeiramente te ama pelo que você é, e não pelo que você tem ou pode oferecer, e lembre-se, não é necessário conhecer fisicamente uma pessoa para ama-la, ademais, eu nunca vi Deus, eu nunca vi a Virgem Maria, mas eu os amo, assim também funciona em nossas vidas, às vezes pessoas que temos maior contato parecem às corretas, e as de longe as incorretas, mas por vezes é o contrário, não ignore certas coisas, pois tragicamente há pessoas que podem ser comparadas com Pôncio Pilatos que perguntou diante da Verdade: Jesus Cristo, o que era a Verdade, ele não conseguia ver e reconhecer a própria Verdade que estava em sua frente, assim é pessoas que não enxergam — não reconhecem que a pessoa de sua vida está diante de seus olhos, está em seu conhecimento, mas mesmo assim ela ignora tal coisa e por vezes escolhe a pessoa errada para estar. Lembre-se que, como católicos apostólicos romanos — temos ciência de que o Matrimônio é Sacramento Indissolúvel, e portanto não se deve divorciar, então — não se case com a pessoa errada, tenha a certeza de que essa pessoa é a parte que completa o teu coração, para que então sejais uma só carne e junto com essa pessoa — tu formes uma família, e caminhes junto com ela toda ao Senhor.

Nota Adicional: É verdade que o homem é mais visual que a mulher, ou seja, a aparência física da mulher possui grandes efeitos no homem, pois o homem possui uma maior quantidade e concentração de hormônios sexuais que estimulam o estado de excitação sexual ao ver uma mulher atraente, contudo é também verdade que as mulheres também sentem atração sexual por homens definidos corporalmente, a excitação feminina é diferente da do Homem, é em menor escala, devido a sua menor quantidade de hormônios sexuais, contudo não é verdade afirmar que as mesmas ignoram a aparência física do homem, um homem forte e definido é sim causa de excitação feminina, embora a mulher seja mais tátil, ou seja, ela diferente do homem, depende de maior contato físico para se excitar, já o homem é excitado simplesmente por olhar.

É sabendo de coisas assim, que as mulheres devem ser modestas em seu vestir, pois de fato a aparência feminina é geradora de grandes escândalos, levam muitos homens aos pecados da carne, mas também embora os efeitos na mulher sejam em uma escala muito menor, é também importante que os homens tenham modéstia em seu vestir, pois o corpo humano é sim sexual, pois lembremo-nos, o pecado original, causou a desordem dos seres humanos e com isso, as inclinações para o mal e a desordem sexual se instala, o corpo feminino é extremamente erótico/sexualizado — negar tal realidade é estupidez, é sensato que toda mulher se vista de maneira adequada evitando roupas decotadas, apertadas, transparentes, colantes e curtas, isso não é moralismo barato é apenas a realidade, toda menina de 14 anos para cima sabe muito bem que sua aparência possui efeitos nos homens: desejos sexuais, e segundo — tais coisas não agradam a Deus. Se vista bem, e você evitará olhares lascivos, faça com que os homens não pensem em coisas impuras, uma mulher bem vestida exala virtudes e coisas boas, a beleza de uma mulher bem vestida exala o que é belo, não é algo meramente sexual — de forma animal, mas realmente algo belo, uma coisa verdadeira obra digna de admiração, algo de fato bonito — este é o efeito na mente de qualquer homem de bem, mas quando se escolhe a forma inadequada de vestes, tu estarás contribuindo para a queda de muitos homens, pois os homens são fracos neste quesito. Ademais, se você quer mostrar tua aparência a qualquer custo, atrairás para ti, os piores tipos de homens, que certamente lhe verão com olhos de pedaço de carne, algo meramente sexual, não permita que tu sejas vista assim, tu és uma mulher, criada com dignidade, lembre-se da mais virtuosa e pura e santa das mulheres, ela que está acima de qualquer homem e mulher, a Mãe de Deus, a Senhora, ela que é modelo de todas as mulheres, jamais se vestiria de tal forma, tenha pureza no seu vestir, mas também não te esqueças da pureza de teu coração, pois nada valerá se vestir bem, se não estiveres com o coração puro, pois é também verdade que existem mulheres que se vestem bem, mas que por dentro são podres. É verdade que a roupa em si, não define o caráter de uma pessoa, mas é verdade também que o caráter de uma pessoa, certamente define a roupa. Procure a pureza interna e externa e, com efeito, conseguirá alegrar o Senhor.

Nota Adicional: Criou-se uma mentalidade completamente errada a respeito do namoro, hoje, até mesmo em namoros católicos, ambos cometem erros terríveis, pois praticam coisas que não são permitidas nessa fase, pois alguns fornicam — ou seja, possuem práticas sexuais fora do matrimônio, assim como fazem caricias ilícitas um no outro, saiba que sim, o namoro diferente da amizade — ele libera uma maior intimidade, ele permite maior intimidade, é o caso de ambos poderem se beijar na boca e fazer carinho, no entanto são devidamente proibidas que se tenham relações sexuais — e carícias libidinosas, tais coisas são apenas permitidas dentro do matrimônio, pois é assim que Deus deseja, é assim que a Santa Igreja nos ensina. Você como homem ou mulher, pode até fazer isso: pecar, mas não te esqueças de que serás julgado um dia por isso e, portanto é sensato que não faça, pois você realmente quer desagradar ao Senhor?

O que é amor e paixão?

Respondo: O Amor não é um sentimento como muitos dizem, o Amor é na verdade uma decisão intelectual e, portanto um ato racional, donde a pessoa que sim, possui sentimentos nobres pela outra, decide estar ao lado da outra. A pessoa que ama, ela toma uma decisão de amar aquela pessoa, aceitando um desafio de estar junto àquela pessoa, independentemente dos erros, defeitos que essa outra pessoa possua.

Respondo: A Paixão é um sentimento, é uma propriedade sensitiva que é desencadeada por vários fatores: atração física, afetiva, compatibilidade de ideais; este pode possuir uma origem nobre ou desordenada, a paixão é como um combustível, ela é muito importante sim, pois ela quem manterá, por exemplo, a constante alimentação da relação entre os esposos, tanto no quesito erótico, quanto no quesito da relação em geral. Mas caso seja desordenada, pode gerar problemas sérios: ciúmes doentio, crises de nervos, egoísmo, desconfiança doentia, hiper-dependência afetiva que podem levar a atos terríveis.

Qual é a diferença entre Amor e Paixão.

Respondo: O Amor é Racional, a Paixão é cega. O Amor considera as qualidades e os defeitos e mesmo assim a pessoa decide amar a pessoa, já a o apaixonado, ignora os defeitos e vê a pessoa “amada” como perfeita, por isso de muitos casais se separarem, pois confundiram o amor com a paixão. Quem ama está disposto a sofrer, quem está apenas na paixão, está apenas disposto a sentir prazeres: é o caso do homem estar apaixonado pela mulher, ele está configurado apenas a sentir o que a mulher tem de bom a transmitir: beijos, carinhos, palavras dóceis, reciprocidade e etc, quando a dor surge, logo a paixão é desmantelada. Eis o que acontece quando o apaixonado perde sua paixão, ele começa a sentir repulsão pela pessoa que antes ele (a) tinha paixão. O que faz com que a pessoa queira romper com a outra, pois a outra já não oferece as sensações necessárias para a continuidade da relação, levando o outro a buscar outra pessoa que possa transmitir as sensações que ele deseja.

Finalizo — Mais uma vez repito, relacionamento é coisa séria, não entre em um seguindo suas paixões e sentimentos, o ato de estar com a outra pessoa é algo que exige grande responsabilidade, não namore com alguém que você não tenha tido um ato de aderir a outra de maneira racional, não namore sem antes ser amigo, não se case sem antes ter certeza absoluta de que a outra é a pessoa de tua vida, não torne jamais o inferior mais importante que o superior, é melhor estar solteiro do que iniciar um relacionamento baseado no “vamos tentar”, pois nessa de “vamos tentar” –, um dos dois hão de sair machucados, seria falta de caridade machucar o outro, nós somos seres humanos, feitos na imagem e semelhança de Deus, temos dignidade, não somos objetos que devem ser largados, não seja utilitarista, entre num relacionamento com uma pessoa de bem, uma pessoa que verdadeiramente ama a Deus, ama a sua família e que quer ter uma família e que obviamente lhe ame verdadeiramente e que esteja disposta a estar contigo em quaisquer circunstâncias difíceis — jamais lhe deixando de lado quando estiveres em uma situação ruim, não contribua para esse mundo utilitarista, onde pessoas se usam e depois quando se cansam, jogam umas as outras no lixo, isso não agrada a Deus, isso é terrível é feio, sejamos santos.

Texto de : Vinicius Martinez

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here