Reflexões sobre o Belo, a Beleza Feminina: sua importância, seus perigos e a importância da mulher virtuosa.

Proêmio:

É verdade que não existiram ou existem muitas mulheres que tenham desenvolvido grandes obras de engenharia, ou que tenham feito grandes composições, ou tenham escrito grandes obras filosóficas ou teológicas ou literárias ou científicas ou tenham desenvolvido composições magníficas ou pinturas lindíssimas ou coisas e ofícios grandiosos, a maioria esmagadora dessas construções e criações, foram desenvolvidas por homens.

Mas isso não significa de maneira alguma que o Homem seja superior a Mulher, o que não te contam é que para que os homens tivessem tido a possibilidade de ter feito todas essas coisas, foi devido às mulheres — com sua beleza que impulsionou durante toda a história humana, a vontade e o intelecto dos homens.

Pois a beleza feminina — o ser feminino tem uma participação de uma importância tão grande, que se as mulheres soubessem; jamais se sentiriam inferiores em relação aos homens, só porque não possuem diplomas, certificações ou destaques na empresa, mas ficariam extremamente gratas e felizes por saberem que suas virtudes, suas belezas, foram responsáveis por fazer com que os homens criassem tantas coisas boas.

Neste texto procuro salientar a importância da Beleza feminina, comentar um pouco sobre o Belo, as qualidades de uma boa mulher e também dos perigos da deturpação do que é realmente Belo e este perigo seria o sensualismo feminino que consequentemente gera a promiscuidade.

Uma simples e boa mulher caseira, vale mais que mil cientistas. Aqui neste texto não quero puxar saco de mulher, mas retratar o que é real, mostrar o potencial imenso que as mulheres possuem e que por vezes é negligenciado e deixado de lado, de dar um cutucão tanto em homens quanto em mulheres para verem a grandiosidade do ser feminino, e de como suas atitudes possuem demasiada importância.

Foi graças à boa educação e amor dado por mães grandiosas, por namoradas e esposas aos seus homens e filhos, que fez com que civilizações, sociedades e grandes obras fossem desenvolvidas por nós homens que amamos tanto as mulheres.

Da beleza das coisas.

Deus é criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, quando Deus criou tudo do nada (Ex-Nihilo), o Senhor criou tudo com sua infinita sabedoria e amor, dando a sua criação finalidade, especificidades, medidas, traços, características e propriedades.

Na criação, o Senhor criou o que chamamos na Filosofia e Teologia de Propriedades Transcendentais, são elas: O bom, o verdadeiro e o belo. Cada uma é uma propriedade distinta, contudo, cada uma foi desenvolvida visando o mesmo objeto que chamamos Deus.

Tudo o que Deus criou é verdadeiro, bom e belo em essência, até mesmo uma barata ou uma aranha, que por vezes são animais asquerosos, possuem uma beleza própria, nada é absolutamente feio, o que acontece é que quanto mais belo é algo, mais esse algo se aproxima de seu criador, ao vermos uma barata não conseguimos ver naquela criatura asquerosa, algo que nos eleve e nos volte para Deus.

Mas diferente acontece quando olhamos para um cachorro Dachshund (salsichinha), que é deveras bonito, já neste caso, sentimos algo diferente, vem uma certa contemplação pela forma estética do cachorrinho que em relação a barata é muito mais bonito, pois ele é mais belo, mais complexo, mais conforme, possui maiores qualidades que em relação a uma barata e a uma aranha.

Ademais. — A situação novamente se altera ao vermos outro ser humano, neste caso, não olhamos apenas um ser animal, digno de certa admiração, mas temos ali, a vista de um ser que é dotado de espírito, criado na imagem e semelhança de Deus, um ser com dignidade, com vontade e inteligência e, com efeito, já a vista do ser humano e toda sua complexidade, sua beleza, sua conformidade, transmite ainda mais propriedades superiores e qualidades ainda mais próximas de Deus, o que nos permite nos voltar para Deus.

Mas de todas as coisas que foram criadas pelo Senhor, nenhuma outra criatura consegue possuir uma plenitude de Beleza tão superior quanto o Ser Feminino, pois na forma, nos traços, no desenho e nas medidas, o ser feminino é o que mais transmite as qualidades que o Criador com seu infinito amor, transmitiu por via de sua criação e que nós somos capazes de reconhecer por via de nossos sentidos e em seguida é captado e reconhecido formalmente pelo Intelecto.

Ademais. — Nada é mais belo, verdadeiro e bom que ver uma Mulher bonita, nada causa ao ser humano tanta admiração e contemplação que a beleza feminina; nenhuma paisagem natural, nenhuma arte do belo, nenhuma música, pintura, prédio, carro, casa, estátua ou que for; tudo possui sua beleza, mas nenhuma beleza supera a beleza Feminina.

Acerca da Beleza no ser Humano e suas propriedades.

Primeiro: a Beleza existe primeiramente na ordem metafísica, ela está contida na essência do que fora criado, o Espírito é belo, mas o Espírito, por exemplo, não possui uma forma estética física visível e, portanto não pode ser enxergado pelos sentidos humanos, mas a beleza que está contida na essência da criatura humana, é refletida no agir, no pensar, nas condutas, nas falas — no modo de ser, eis que encontramos a beleza primária primeiramente de maneira interna.

Segundo: o ser humano não é puro espírito como os seres angélicos, mas um ser que também é corpóreo, pois somos seres dotados de corpo e alma, uma união, neste caso, ganhamos uma forma estética visível a qual chamamos Corpo Humano, e o corpo humano possui uma forma, uma medida, um desenho que é captado pelos sentidos que possuímos.

Terceiro: o ser humano possuindo Corpo e Alma possui dupla natureza: Espiritual e Animal, a animal está no corpo em si, e a Espiritual na Alma intelectual que possuímos. Em decorrência do pecado original, ocorre certa desconformidade, um conflito entre Alma e Corpo, por vezes o Espírito se submete a concupiscência que todos possuímos.

Quarto: todo ser humano possui desejos animalescos que são de ordem biopsíquica, no Homem e na Mulher, está a concupiscência que são os desejos de comer e se reproduzir, neste caso entra a vontade e necessidade dos atos sexuais, no caso dos homens é mais forte que nas mulheres.

Na estruturação do ser humano, possuímos motores que permitem a geração e desejo pelo ser do sexo oposto, pois como bem sabemos, o Homem sente atração pela Mulher e a Mulher pelo Homem, e do ato sexual, surge outro ser humano.

A atração sexual no caso dos seres humanos é diferente da dos animais propriamente ditos, pois existem valores, regras morais, que estão naturalmente contidas no Homem e na Mulher ou que são aderidas por via de uma revelação, portanto um padrão de regras deve ser seguido para que o ato sexual ocorra, diferente, por exemplo, de animais que estão no cio e simplesmente, literalmente sobem em cima do outro, sem pedir autorização alguma, sem vínculo e amor algum, simplesmente algo animalesco.

Quinto: no ser humano, há uma verdadeira vontade do belo, do bonito, pois ele satisfaz os sentidos, com efeito, quanto mais bonita é a mulher, mais desejável e agradável será ela ao Homem, neste caso, é natural, mas em decorrência da geração dessa vontade/necessidade do bonito em satisfação dos desejos de satisfazer os sentidos, podem surgir problemas sérios, pois aqui entramos na questão das paixões e dos desejos puramente concupiscíveis, e todo ato desordenado é contrário a vontade de Deus e, portanto nos afasta do mesmo.

Da Beleza Feminina e sua Importância.

A beleza feminina como já afirmado, é de fato o reflexo dos transcendentais mais fidedigno que existe, no caso dos seres que possuem virtudes, a beleza feminina será impulso para se criar e fazer coisas boas, a beleza feminina impulsiona os homens para Deus, pois numa bela e virtuosa mulher, o Homem é voltado para Deus, pois a Beleza feminina ela tem a plenitude dos transcendentais e lembro novamente que o Belo feminino aqui se entende como: A conformidade entre Ser e Forma, neste caso, o ser, se traduz como: as atitudes intrínsecas que são tomadas e adotadas pela mulher. Ou seja, é a sua forma de falar, de se vestir, de se portar — de Ser, e no caso da forma, é sua beleza estética propriamente dita.

Ademais. — A Beleza feminina é de suma importância, pois impulsiona os homens a verem o reflexo direto dos transcendentais e que por sua vez, elevam e voltam o ser para Deus, pois ao contemplar uma Bela mulher, o Homem não faz mais que louvar o criador.

Ademais. — Eis da importância da boa Esposa, ser Bela, neste caso novamente retomo, o Belo Feminino é a conformidade entre Ser e Forma, ou seja, a boa Esposa que possui amor pelo marido, que ama os filhos, que dá carinho a ambos, que cuida do lar, que se veste bem, que usa uma maquiagem modesta e decente, que é cheirosa, tudo isso, fará com que as virtudes, o Belo, seja absorvido pelo Homem e por sua vez, moverá o Homem para Deus, tudo será voltado para o criador.

Ademais. — É uma Mulher que temos como exemplo de criatura que atingiu o ápice de todas as virtudes humanas, a saber: Mãe de Deus, minha Mãe e Minha Senhora — que é a mais bela de todas as criaturas. O belo não está apenas na forma, na estética, mas também no ser em si — as virtudes fazem parte da beleza — do belo.

Ademais. — Eis do motivo de as mulheres virtuosas serem tão preciosas e importantes, pois o que é belo faz o intelecto se voltar para Deus, sendo as mulheres virtuosas verdadeiras fontes da beleza, elas fazem com que os intelectos e corações dos homens voltem para Deus. Com efeito, geram-se homens também virtuosos, pois do coração do Homem, brotará o que é bom e verdadeiro e junto, gera-se o belo também no ser masculino.

Ademais. — É verdade que existem mulheres mais bonitas que outras, pois não há igualdade, tudo é desigualmente ordenado, mas como bem disse, em toda criatura há um grau de beleza, o belo é transmitido nas criaturas em gradações, mas até mesmo uma mulher que é considerada feia em relação a outra, pode transmitir o belo, pois o belo não está apenas na forma estética, mas na maneira de ser e se portar.

Ademais. — A Moda de roupas é crucial, pois transmite o belo por meio das vestimentas — que refletem a forma visível de nosso ser.

Dos Perigos da Beleza Feminina.

Primeiro sabemos que a Beleza feminina é o ápice da transmissão do reflexo dos transcendentais num ser, mas em decorrência do Pecado Original, bem sabemos que temos uma inclinação para o mal, ou seja, temos a inclinação para fazermos o que é errado, de desviarmos de Deus, e enxergarmos não o Belo, mas algo simplesmente agradável aos olhos, neste caso me refiro aos desejos meramente concupiscíveis — os desejos da Carne.

Se por um lado, é na mulher que encontramos o ápice do que é Belo, é também na mulher que encontramos a fonte de maior destruição de homens e das próprias mulheres, pois como bem sabemos, o corpo humano é sexual, e sendo o homem um ser sexual que deseja sexo, a beleza se torna algo erótico e animalesco, e com efeito, o homem ao invés de olhar para uma mulher, não vê algo Belo, mas algo gostoso de se usar, algo que vai saciar sua sede animal de sexo, com efeito, o coloca em grave condição, seguindo seus impulsos animalescos e consequentemente, levando-o para longe de Deus.

Eis que aqui entro novamente em uma questão importante, a Modéstia, pois se por um lado o ser feminino transmite o Belo, ele também transmite o erótico, o sensual, e nada é mais erótico, agradável e sensual que uma mulher, pois uma coisa é uma mulher utilizar um vestido longo, uma saia longa, uma camisa de flores, ou seja, — modesta, outra é uma mulher utilizar de roupas que desenhem o corpo dela, de tal maneira que eleve os pontos de seu corpo que são completamente eróticos; é o caso das roupas colantes, calças jeans skinning, bermudas, roupas decotadas, vestidos curtos, roupas transparentes.

Enfim, são vestimentas que removem a conformidade entre ser e forma, pois rompe com a beleza do Espírito e perverte a forma visível, logo o Homem não terá o Intelecto acima, mas os desejos da carne acima, e isso o torna um animal movido por impulsos meramente animalescos e não permite que o mesmo veja ela como um ser digno, mas objeto de satisfação sexual. A mulher virtuosa tem o poder incrível de santificar os homens, mas a mulher sem virtudes tem a desgraçada capacidade de animaliza-los.

Ademais. — É a beleza feminina que inspirou e impulsionou durante toda a história da humanidade, com que Homens produzissem as coisas mais sublimes possíveis, fez com que homens tivessem o desejo e a capacidade para desenvolver tecnologias que facilitassem a vida das pessoas, assim como também proporcionou aos homens a faculdade de produzir as artes mais belas que existem, a beleza feminina é poderosíssima.

Quantos homens fizeram coisas para impressionar as mulheres, quantos homens fizeram coisas para impressionar suas esposas, quantos homens que conseguiram desenvolver ou descobrir ou praticar algo, em decorrência de sua boa namorada ou esposa que ele teve ao lado?

Tal padrão é um constante presente até mesmo em nossos tempos, obviamente que deturpado em decorrência da degradação do ser feminino, devido às malditas ideologias propostas no mundo moderno, onde as mulheres adotam o sensualismo, no lugar de serem Belas; fazendo com que o processo de civilização seja destruído — com que o processo de formação de pessoas de virtude, seja devidamente interrompido, em decorrência dos desejos mais baixos possíveis.

Características de uma Boa Mulher.

No ser feminino estão presentes características que formalizam o ser feminino — o ser mulher, são elas: a feminilidade, a maternidade, a delicadeza, a devoção, a religiosidade, o carinho, o afeto, a calma, a compostura, é meiga, doce e sincera, possui dedicação na educação dos filhos, na atenção e cuidados do lar, no cuidado consigo mesmo e com os filhos, etc.

Uma boa mulher possui essas qualidades, com efeito, tais qualidades vão ser de extrema importância, pois vão causar efeitos positivos no marido e nos filhos. Pois a Esposa é Fortaleza do Marido, assim como é o coração do mesmo.

Toda boa mulher é educada e gentil, e possui um desejo forte de maternidade que já é demonstrada na simples brincadeira de criança de brincar de bonecas e cozinha. Se as mulheres soubessem o quão belo e maravilhoso é, poder gerar uma vida em seu ventre, elas desejariam ter mil filhos.

A mulher virtuosa santifica não só o seu marido e seus filhos, mas também a sociedade. Uma boa mulher jamais possui uma boca suja, mas uma boca que exala o que é mais bonito, uma voz suave, assim como também jamais coloca em sua boca o que é sujo, a saber, o cigarro e as bebidas alcoólicas que são rudes e vulgares.

A boa mulher é aquela que é bonita por dentro e por fora, o que ela é por dentro, ela reflete por fora, por via de suas vestimentas, por via de seus gestos.

Finalizo — Saiba que se tu és Mulher, você pode ser a responsável por levar uma multidão de homens para os céus, mas também pode ser responsável por levar uma multidão de homens para o Inferno, pois, com efeito, pode optar pela Beleza ou pelo Sensualismo.

A Mulher é a fonte máxima de beleza nas coisas visíveis, uma boa esposa, uma mãe, uma boa namorada — é instrumento — é janela que nos move diretamente para Deus, veja que é também uma Mulher que mais nos ajuda a nos aproximar de Deus, que é a Virgem Santíssima, vossa Mãe Santíssima.

Seja Bela, seja de Deus, transmita o Belo, o Verdadeiro e o Bom, faça as pessoas se voltarem para Deus com tua forma de ser; como é bonito, como é bom ver uma Mulher feminina, delicada, sutil, gentil, bem vestida, cheirosa, modesta, isso cura tantas doenças espirituais e mentais, pois a Beleza feminina é como o Sol, ela ilumina a escuridão.

Mulheres sejam imitadoras da mais Bela de todas as Mulheres, ela que é modelo de todas as virtudes, ela que alcançou a plenitude de todas as qualidades humanas, e sabemos quem ela é, e a chamamos de Maria Santíssima.

Nota Adicional: Certos termos que são objetos de estudo das áreas de filosofia primeira e teologia, foram adequados ao contexto do texto e, portanto não são utilizados de maneira a refletir o modelo proposto por eles, mas apenas utilizados como meios de entendimento da mensagem, para que o texto não fique com demasiado peso e com uma leitura pesada e chata, embora alguns termos tenha sido adaptados a situação do texto, alguns conservam suas essências utilizadas nesses campos de conhecimento e, portanto bem empregados.

Nota Adicional: A Beleza é uma propriedade transcendente, e distinta de outras propriedades transcendentais (todo transcendental foi feito para uma finalidade, mas todos têm como características próprias e no fim, todos visam ao mesmo Objeto Primário, a saber: Deus — que É).

Seus efeitos são vistos, sentidos e captados aqui em nossa existência física.

A Beleza só pode ser captada por um ente intelectual e somos intelectuais e, portanto conseguimos capta-la — por via de nossos sentidos, a saber, em primeira instância: a visão e a audição e em seguida é captado é aderido ao Intelecto que por sua vez — reconhece a propriedade e então vem aquela “sensação” e satisfação e alegria na conformidade –, captamos o belo em partes apenas, pois com a queda de Adão, perdemos a capacidade de ver o Belo em essências maiores.

Tudo que existe, possui uma finalidade, a Beleza ela tem por finalidade, de fazer com que o Intelecto se volte para seu criador, pois seu criador É a Beleza primária.

Obviamente que o que digo aqui é uma simplificação; o Belo é uma propriedade distinta, mas somente no quesito da razão, cito três transcendentais: o verdadeiro, o bom e o belo que são propriedades do Ser. Embora os transcendentais tenham propriedades — características próprias, todas possuem a mesma finalidade — caminham para o mesmo Objeto Primário, que chamamos Deus.

E digo mais: A Beleza é objetiva, não existe: “Em minha opinião isso é bonito”. Balela, o que é belo — belo é, o que é feio — feio é. Quanto mais algo transmite uma harmonia, uma forma concreta, uma simplicidade, uma conformidade, uma clareza e por sua vez — transmite o verdadeiro e o bom, mais Belo é, e, portanto mais “amplifica” o nosso intelecto, pois neste contexto, o que é belo é aquilo que há o verdadeiro e o bom, com efeito, gera-se o Belo, ou em outras palavras: Adequação entre Ser e Forma.

A Beleza é uma propriedade que engloba o universal, o que é belo aqui, será belo em qualquer lugar do universo. Ela é o reflexo da Verdade.

Nota adicional: Se entende por sensualismo aqui: o ato de demonstrar o corpo, é a conduta erótica da mulher para todos, atiçando os homens com roupas eróticas. É errada essa postura. Sim a sensualidade feminina é bela. Mas esse tipo de beleza só pode ser demonstrada ao marido.

Nota adicional: A diferença entre a mulher católica e uma protestante é que a primeira está na verdade e tem por modelo a mais bela de todas as mulheres, a mais modesta e humilde, já a segunda está na mentira e tem por modelo a si mesma.

Nota Adicional: Veja essa magnífica pintura que utilizei como exemplo de Beleza Feminina, ela é uma pintura lindíssima e uma verdadeira arte, pois transmite o Belo, pois nela há: harmonia, clareza, forma, verdade, neste caso digo vejamos a expressão de felicidade da Mulher que está na imagem.

Assim como vemos a forma que ela está desenhada, transmite o belo do feminino, como também transmite a forma verdadeira de um ser humano feminino, não há desconformidade, não é um desenho moderno que não possui lógica ou expressão que se rompe da realidade, por outro lado também não é um desenho erótico, pois atende os requisitos de não erotização.

Pois não coloca as partes mais salientes da mulher em evidência, mas transmite de fato a expressão de alegria dessa mulher e a sua forma linda de ser, e também transmite uma lógica existencial, vejamos também algo secundário que é a figura da pomba branca que tem o papel de transmitir uma pureza, uma qualidade nessa mulher, certa inocência de fato — uma conformidade e clareza que é captada pelo nosso Intelecto, que capta que é uma mulher e essa mulher é muito bela; essa pintura é bem feita, e logo reconhecemos sua qualidade e, portanto é uma pintura que retrata algo verdadeiro, belo e bom: é uma pintura de uma bela Mulher.

“A Beleza é o reflexo da verdade.” Santo Tomás de Aquino

“Uma mulher virtuosa é a coroa de seu marido, mas a insolente é como a cárie nos seus ossos.” Provérbios 12:4

“A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata destrói o seu lar” Provérbios 14:1

“A graça é falaz e a beleza é vã; a mulher inteligente é a que se deve louvar.” Provérbios 31:30

“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.” Provérbios 31:10

“Feliz o homem que tem uma boa mulher, pois, se duplicará o número de seus anos. A mulher forte faz a alegria de seu marido, e derramará paz nos anos de sua vida.” Eclesiástico 26:1-2

Glória a Deus. Salve Maria Santíssima. Salve Roma! Santa Teresinha do Menino Jesus, Rogai por Nós!

Texto: Vinicius Martinez

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here