Se existe alma gêmea e amor à primeira vista.

Proêmio: Neste texto procuro explicar e refletir acerca de dois termos extremamente populares e que todo mundo um dia já se perguntou, acreditou ou desacreditou. Mas mais que explica-los e criar uma reflexão em cima deles, busco ajudar as pessoas que assim como eu, se encontram solteiras e que possuem a vocação para o Matrimônio.

Pois são muitos que já perderam a esperança em encontrar uma pessoa para estar ao lado por toda a vida. Isso é efeito natural de nossa fraqueza em confiar na providência de Deus que nos conduz para o caminho certo, mas só podemos ser conduzidos se deixarmos que Deus opere em nossas vidas.

Eis que com este texto quero enfatizar da importância de Deus em nossas vidas, pois se fomos feitos para o Santo Matrimônio, é evidente que Nosso Senhor irá colocar em nossas vidas uma Esposa ou um Marido, mas somente se confiarmos nele.

Se existe Alma Gêmea.

Respondo: Seguindo estritamente ao pé da letra, Não, pois cada ser humano é um indivíduo feito diferente do outro, cada alma é diferente da outra. Mas adaptando o termo não ao sentido literal, mas a sua aplicação ao concreto — ao real, a partir da cultura tão antiga que sempre utilizou deste termo –, podemos dizer que sim.

Neste caso a Alma Gêmea é basicamente quando Deus com sua Divina Providência opera para que um Homem e uma Mulher se encontrem e se tornem um só. É o caso de Sara e Tobias, um lindo caso bíblico de “Alma Gêmea”.

Por outro lado também podemos especificar ainda mais este termo, sobre a ótica do sentido etimológico de “Gêmeo”. Neste caso é quando um ser humano possui um alinhamento semelhante ou até igual ao outro — no quesito de desejar o mesmo.

Neste caso, tanto Sara quanto Tobias, desejavam fortemente a mesma coisa, com efeito, dessa assimilação e semelhança entre ambos, cria-se o que podemos chamar de “Almas Gêmeas”. — Que são duas almas alinhadas ao mesmo Objeto.

Se existe amor à primeira vista.

Respondo: Assim como o termo “Alma gêmea”, o mesmo não pode ser utilizado ao pé da letra, mas adaptado segundo aos relatos e ao concreto, baseando-se nas concepções psicológicas e teológicas.

Se for razoável admitir que haja amor de primeira instância: para acontecer um ato de amor apenas pelo olhar é difícil, mas não impossível, e digo que sim: existe amor à primeira vista, mas não da forma que está no imaginário popular. Pois o que está no popular é nada mais que mera paixão pelo outro e que com o tempo há de se perder. Tal imagem popular foi fortemente construída em decorrência do movimento Romântico.

O amor é um ato racional, movido por uma vontade ordenada, movido pelas paixões nobres, com efeito, um ato de adesão pode ou não ocorrer em primeira instância. Mas aqui novamente retorno ao exemplo da alma gêmea, o amor à primeira vista, seria nada mais ou nada menos que a ação da providência sendo formalizada, ou seja — sendo realizada, — pois Deus fazendo com que fulano e fulana se encontrem em um determinado espaço e tempo fará com que ambos sejam conduzidos por vias do mistério.

Aqui também coloco a operação angélica que auxilia tanto fulano quanto fulana, agindo misteriosamente. Os Santos Anjos da guarda movem-nos um para o outro, e quando se encontram, ocorre à adesão um pelo outro. Eis ai que temos o ato de adesão de primeira instância que pode ser instantâneo ou provisório.

Ato Instantâneo: É o ato de Adesão que realmente faz com que ambos se desejem fortemente a ponto de já iniciarem um relacionamento no namoro e que logo há de chegar ao Matrimônio, com efeito, ambos hão de estar juntos e hão de ter muitos filhos como concretização do amor pelo outro, pois os filhos são bênção de Deus e resultado definitivo da união entre os casado, pois a primeira finalidade do matrimônio é ter filhos junto com a união. Ademais, ambos se amam e vão querer estar juntos sempre, — neste caso, é o mais raro.

Ato Provisório: Este é o mais comum, ocorre uma adesão, mas não completa, pois aqui entra a base espiritual e psicológica de cada ser humano, pois embora o outro ali seja a pessoa correta que Deus tenha colocado –, por vezes um dos ou os dois, sentem certo medo de começar algo tão rápido — mesmo sabendo que aquela pessoa é de fato a correta para ele.

Ou seja, o ato provisório é adesão leve, mas suficiente para criar laço afetivo entre os dois e, portanto os efeitos são de longo prazo. Que tem por efeito o reconhecimento formal de que aquela pessoa é a certa e a partir dali, começar algo aos poucos — de acordo com a disposição de cada um — seja o Homem ou a Mulher. Geralmente é o Homem quem começa a ter o ato de concretização, que seria a saída do estado de construção dos afetos, para o afeto construído e, portanto realmente aderir a Mulher.

Ademais. — O Homem naturalmente deseja mais que a Mulher em ter um cônjuge, em decorrência de sua estrutura antropológica. Pois, com efeito, é da costela do Homem que saiu a Mulher, isso significa que um pedaço do Homem sempre estará lhe faltando, e tal pedaço é a Mulher quem preenche (obviamente que aquela que Deus preparou).

Já a Mulher possui sim sentimentos de vazio caso não encontre um Homem, mas nada comparado com o vazio sentido pelo Homem.

Finalizo — Logo podemos concluir que a Alma Gêmea é o ato anterior — quando Deus com sua Providência traça de certa forma; dois que hão de se encontrar e casar num futuro. Já o amor à primeira vista seria a realização do ato prévio.

É quando o Homem e a Mulher que possuem a vocação para o matrimônio, só conseguem encontrar o pedaço que lhes faltava justamente naquele que Deus sabiamente escolheu.

Eis da importância de todo àquele que deseja o Santo Matrimônio, reze para Deus para que o mesmo coloque em sua vida o Homem ou a Mulher que ele deseja — que ele sabe que irá te amar e te ajudar a ir para o Reino dele.

Ademais. — Aqui também ressalto da importância dos Santos Anjos da Guarda que são nossos guardiões e protetores, — seja de ordem física ou espiritual, também são nossos mensageiros, pois, com efeito, os anjos se comunicam com outros, eis da importância de também pedirmos o auxilio de nossos protetores, para que eles façam parte do projeto de providência de Deus, acelerando assim o processo.

Pois o que chamamos de reflexo ou senso de reconhecer e também a famosa “luz na cabeça” é a ajuda de Deus que opera em nós, utilizando dos seres angélicos que operam em nosso intelecto, mostrando a nós o caminho, pois lembremo-nos da oração do Santo Anjo da Guarda, onde possui as partes:

Me governe: Seria o auxilio do Santo Anjo para que o mesmo interceda em nós, impulsionando a nossa vontade e intelecto para a Vontade Divina, pois nós devemos ser governados e não governadores, pois ao sermos governadores de nossa vontade, corremos o risco de nos afastar de Deus e tanto Deus quanto o Santo Anjo da Guarda, não desejam isso.

Me Ilumine: Seria a luz do intelecto angélico que é superior ao dos Homens, — operando diretamente em nós, fazendo com que certas coisas que não estejam sendo reconhecidas por nós — em decorrência de uma limitação temporária ou progressiva, sejam vistas e reconhecidas, pela ação do mesmo.

Nota Adicional: Por que tantos namoros e casamentos acabam? Uma resposta curta e direta ao ponto é o fato de que muitos, não permitindo a ação de Deus em suas vidas, optam por seguir seus rumos aos seus próprios caminhos.

A questão é que o Homem ou a Mulher que não permitem o guiamento de Deus em suas vidas acabam se dando mal em muita das vezes, pois estamos limitados ao que vemos e ao que sentimos, — não temos uma visão do todo, não temos a visão de todas as coisas, não temos controle e estamos sujeitos a todo tipo de coisas que são ruins — em decorrência de nossas paixões, desejos e escolhas ruins.

Já o Homem e a Mulher que confiam em Deus, esperam as ações de Deus, que são infalíveis, pois Deus vê a tudo e a todos, não está limitado a nada e, portanto, sabe de tudo — inclusive o que é bom e ruim para nós, eis que a atitude de todo sábio é colocar nas mãos da divina providência.

Ademais, não te esqueças da Santa Mãe de Deus, peça a Mãe que o Filho há de ouvir, mas não ache que Deus te deva algo, mas que você lhe deve primeiramente, pois muitos soberbamente vão recorrer a Deus e a Santíssima, como se eles fossem obrigados a atender nossos desejos egoístas e tolos.

Por mais que demore, por mais que pareça que Deus não esteja nos dando devida atenção para saciar os nossos desejos — ele está, mas como estamos limitados, não conseguimos ver e logo reclamamos, mas não podemos, pois se reclamamos é porque não estamos confiando e se não confiamos, é sinal que não acreditamos que a ação de Deus é infalível, logo fazemos com que Deus não nos ajude, basta nos jogarmos com firme confiança nas mãos de Deus, para que ele como nosso Pai, nos ajude.

Lembre-te que Santa Mônica teve de rezar por mais de uma década para ser atendida por Deus. Lembre-se que Sara teve de perder mais de cinco homens para encontrar Tobias.

Lembre-se que não é nossa vontade que deve ser feita, mas a Vontade de Deus e, portanto nos coloquemos sob o jugo dela, e então encontraremos a paz e a tranquilidade.

Glória a Deus. Salve Maria Santíssima. Salve Roma! Nossa Senhora sob o título de Fátima, rogai por nós! Santa Teresa D’Avila Rogai por nós!

Texto: Vinicius Martinez

2 COMENTÁRIOS

  1. O TEXTO É BOM, TRISTE SABER QUE NAO HA ALMA GEMEA ..POIS SOMOS DIFERENTES , UM LIVRINHO DE CRISMA QUE TIVE FALAVA SOBRE SERMOS DIFERENTES, QUE JAMAIS HAVERÁ OUTRO OU OUTRA , COMO NÓS , AQUI NO PRESENTE .

    OOOOOOOOOOOOBA !!!!!!!!!!!!!!!!!!! GOSTEI DE LER SOBRE AMOR A PRIMEIRA VISTA , COMO UM AGIR DA PROVIDENCIA DIVINA .

    MAS JA TENHO 57 . EU E UMA MULTIDAO QUERIAMOS ALGUEM PARA NAO SENTIRMOS SOLIDÃO E NAO CAIRMOS , MUITAS E MUITAS VEZES , EM PECADOS CONTRA O SEXTO MANDAMENTO .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here