InícioNotícias da Igreja10 anos da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo e Cônego...

10 anos da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo e Cônego Segú

Published on

Em 2024, a Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, da Arquidiocese de São Paulo, completa 10 anos de atuação.

Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo/ facdcsp.com.br

Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo/ facdcsp.com.br

Redação (18/02/2024 09:41, Gaudium Press) Em 2024, a Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, da Arquidiocese de São Paulo, completa 10 anos de atuação.

É importante destacar um personagem nessa história, que não começa em 2014, mas 15 anos antes, em 1999, com a ereção do Instituto de Direito Canônico Pe. Dr. Giuseppe Benito Pegoraro. O destaque merecidíssimo vai para o Prof. Cônego Dr. Martin Segú Girona, nosso querido Cônego Segú, como sempre o chamamos.

Cônego Segú é quase o único responsável pela faculdade que hoje serve o povo de Deus em São Paulo e no Brasil! Em 1990, quando conheci esse brilhante canonista, homem de coração de ouro, indefesso vigário judicial, ele já acalentava o sonho do mestrado em São Paulo (havia somente no Rio de Janeiro). Sozinho, envidou todos os esforços para que se criasse um instituto na Arquidiocese de São Paulo. Em Roma, logrou Cônego Segú a agremiação com a prestigiada Pontifícia Universidade Lateranense (PUL), possibilitando-se, assim, que o instituto paulistano outorgasse diplomas de mestrado com validade canônica.

Foi a sã “teimosia” desse espanhol brasileiríssimo, de personalidade enérgica, que culminou na faculdade que ora chega ao décimo aniversário. Desta feita, sem sombra de dúvida, Cônego Segú faz jus a todos os encômios, aos agradecimentos e aplausos dos bispos e leigos. Ao largo da história do Direito Canônico na Arquidiocese de São Paulo, Cônego Segú, expoente máximo, também contou com o auxílio de outro eminente canonista, o Prof. Dr. Pe. Arroba, decano na PUL, recentemente desaparecido, que muito contribuiu na estruturação do primevo instituto e na implantação da atual faculdade.

Em nome dos seus inúmeros alunos, que o amam deveras – estou certo que todos compartilham da mesma gratidão – vocifero, com voz embargada: muito obrigado, Cônego Segú, pelo seu empenho e por suas aulas saborosas e inesquecíveis!  Suas “criaturas institucionais”, quais sejam, o instituto e a faculdade, medraram e avançaram graças ao seu impulso viril como insigne fundador!

Por Edson Luiz Sampel

Presidente da Comissão Especial de Direito Canônico da 116ª Subseção da OAB-SP

The post 10 anos da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo e Cônego Segú appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Terça-feira da 12ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) O Senhor é a força do seu povo, é a...

Reino Unido: ordenação episcopal de Dom David Waller anglicano convertido ao catolicismo

O Prefeito do Dicastério da Doutrina da Fé presidiu a Missa de Ordenação Episcopal...

Dom Georg Gänswein é nomeado núncio na Lituânia, Estônia e Letônia

O prelado é o prefeito emérito da Casa Pontifícia e durante anos foi o...

O caso das Clarissas de Belorado termina com excomunhão

As religiosas excomungadas sempre atribuíram a confusão dentro da Igreja como justificativa para sua...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...