20.4 C
São Paulo
sábado, abril 17, 2021

53 por cento dos catalães se consideram católicos

Catalães se identificam com religiões, mas não as praticam… A porcentagem de praticantes de todas as religiões na Catalunha não chega a 10%.

Catalães se identificam com religiões, mas não as praticam... A porcentagem de praticantes de todas as religiões na Catalunha não chega a 10%.

 Redação (11/03/2021, 18:38, Gaudium Press) De acordo com a última pesquisa sobre religiosidade realizada pela Direção Geral de Assuntos Religiosos do Governo da Catalunha, 53% dos catalães se identificam com o catolicismo.

Isso não significa que sejam verdadeiros católicos, pois muitos deles se consideram assim por cultura ou tradição. A porcentagem de praticantes de todas as religiões na Catalunha não chega a 10%.

71% dos catalães se identificam com alguma religião por motivos de cultura ou tradição e 44,1% são crentes segundo pesquisa da “Direção Geral de Assuntos Religiosos da Generalidad da Catalunha”.

Catalães se identificam com religiões, mas não as praticam…

A identificação dos catalães com a religião é a seguinte: 53% se identificam com o catolicismo, 7% com o protestantismo; 4,3% são seguidores do Islã, 1,3% do Cristianismo Ortodoxo e 1% são Testemunhas de Jeová.

18% dos catalães se declaram ateus e 8,8% agnósticos.

De acordo com o estudo, 68,1% dos catalães nunca vão a nenhuma cerimônia de culto. Em contraste, 9,7% são praticantes uma vez por semana; 5,3% vão a locais de culto em algum momento do mês e 16,6% vão em algum momento do ano.

Segundo a pesquisa, a maioria dos catalães, 97,2% tem conhecimento da existência da religião católica, 80,6% do islamismo, 76,5% conhecem a igreja evangélica ou protestante; 74,1% conhecem os Testemunhas de Jeová e o budismo é conhecido por 68,7% dos entrevistados.

Não há discriminação religiosa na Catalunha

Uma informação revelada pela pesquisa é de que 94,5% dos entrevistados não se sentiram discriminados nos últimos dois anos por motivos religiosos.
Quanto à aceitação da diversidade religiosa, 87,3% dos catalães acreditam que existe respeito e uma boa relação entre as várias confissões.

No país do “SI, SI, NO, NO”, 72% aceitam uma formação relativista para os jovens

72% dos inquiridos são a favor de dar aos jovens formação nas diferentes religiões do mundo; isto é, que uma nova disciplina em que a religião é ensinada do ponto de vista cultural e histórico é incorporada ao sistema educacional.

Esta é a terceira edição da pesquisa realizada pela Direção Geral dos Assuntos Religiosos e pelo Centro de Estudos de Opinião.

Foram feitas 66 perguntas a 1.600 pessoas maiores de 16 anos. Os resultados mostram poucas variações em relação às duas edições anteriores, 2014 e 2016. (JSG)

 

(Com informações ACN-InfoCatólica – Foto Oliver Muñoz)

The post 53 por cento dos catalães se consideram católicos appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

sete + 2 =

- Advertisement -

Ultimas Notícias