InícioNotícias da IgrejaDe onde vem a Concha do Caminho de Santiago?

De onde vem a Concha do Caminho de Santiago?

Published on

O “Códice Calixtino”, fala do grande significado da concha do peregrino (Vieira) e o fato dos caminhantes a utilizarem em suas capas para render tributo ao Apóstolo.

Espanha – Santiago de Compostela (03/09/2020 12:00, Gaudium Press) Como Jerusalém e Roma, Santiago de Compostela é um dos lugares de peregrinação mais importantes da cristandade. A cada ano milhares de peregrinos -mais de 200 mil- percorrem as diferentes rotas jacobinas na Espanha, também na França, chegam até a Catedral compostelana onde se encontra o túmulo do Apóstolo Santiago.

Qual a origem da Concha do peregrino do Caminho de Santiago?

Um dos símbolos mais difundidos desta antiga romaria é a Concha -Vieira- do peregrino, cuja origem está ligada a uma pretérita lenda vinculada ao próprio começo do caminho jacobino.

Conta-se que quando o corpo do Apóstolo Santiago foi transladado de Jerusalém a Galícia em barco pelos discípulos que o haviam acompanhado em sua tarefa evangelizadora na Espanha, sucedeu um fato milagroso, mas também carregado de humor.

Quando o barco que portava a relíquia do corpo do fiel seguidor de Jesus chegou à altura das ilhas Cíes, na boca do Rio Vigo e diante das costas de Bouzas na Galícia, os discípulos de Santiago notaram que às margens do mar estava se celebrando uma boda onde tinha lugar um particular jogo; este consistia em montar a cavalo enquanto o ginete jogava ao ar uma lança que tinha que recolher antes que chegasse ao solo.

Chegou a vez do noivo, que jogou a lança ao ar e saiu cavalgando como pode para alcançá-la. Com surpresa viu esta se desviar para o mar. O jovem correu para alcançá-la entrando com seu cavalo no mar. Diante do assombro de todos, o noivo, cavalo e a lança afundaram na água; mas de repente reapareceram ao lado de uma embarcação que se aproximava à margem: era o barco que portava o corpo mortal do Apóstolo Santiago.

Fato milagroso com relíquias do Apóstolo Santiago opera conversões

O toque de humor da história sucede quando o noivo e seu cavalo se reincorporam. Ao ir saudar os navegantes, o jovem notou que estava totalmente coberto, dos pés à cabeça, com conchas de vieira. Os discípulos do Apóstolo interpretaram tal sucesso como um milagre, e convidaram o noivo para subir na embarcação. Enquanto chegavam às margens conversaram sobre o ocorrido, sucedendo o verdadeiro milagre: o jovem havia decidido converter-se ao cristianismo.

Ao regressar à terra, o jovem contou o ocorrido aos convidados, que viram os acontecimentos a partir da margem. Muitos deles também decidiram converter-se ao cristianismo. A embarcação seguiu seu caminho ao norte até o rio de Aurosa, onde desembarcaram para transladar o corpo do Apóstolo até Padrón, onde foi sepultado.

Por que os peregrinos do Caminho de Santiago levam uma concha?

Com o passar dos anos, e para perpetuar este fato, se impôs o costume de que cada peregrino que participasse da peregrinação até o túmulo do Apóstolo Santiago, levaria consigo a concha de vieira, criando-se assim um símbolo que permaneceu com a passagem dos séculos e hoje identifica o Caminho de Santiago.

Inclusive o “Códice Calixtino” -manuscrito atribuído ao Papa Calixto II-, fala do grande significado da vieira e o fato dos caminhantes a utilizarem em suas capas para render tributo ao Apóstolo. Hoje o símbolo continua, colocando-se na mochila do peregrino.

Além deste simbolismo, a concha tem um uso prático, já que é utilizada como um copo natural, pelo qual se supõem o frequente uso por parte dos peregrinos para matar a sede nos mananciais e rio. (EPC)

Últimas Notícias

São Domingos Sávio, primeiro Santo Salesiano

Na vida de São Domingos Sávio, cuja memória a Igreja celebra no dia 6...

Papa reza pelas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

No final da oração mariana da Regina Caeli, neste domingo, 5 de maio, o...

Purificação da religião e do sacerdócio

Nossa Senhora em Fátima pediu orações pelo clero, cuja infidelidade já fora diagnosticada na...

Importante projeto de música sacra católica nos EUA, patrocinado pelo Cardeal Sarah

Sediado na Universidade de Princeton, o Projeto de Música Sacra Católica busca unir arte,...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...