InícioNotícias da IgrejaRuínas da cidade de Betsaida são encontradas por arqueólogos

Ruínas da cidade de Betsaida são encontradas por arqueólogos

Published on

A cidade de Betsaida é uma das mais mencionadas no Evangelho. Foi ali que Nosso Senhor Jesus Cristo realizou inúmeros milagres, incluindo a multiplicação dos pães e peixes.

Redação (04/09/2020 11:00, Gaudium Press) Uma equipe de arqueólogos chefiada por Rami Arav, professor do Departamento de Filosofia e Religião e do Departamento de História da Universidade de Nebraska (Estados Unidos), assegura ter encontrado as ruínas da cidade bíblica de Betsaida na Terra Santa.

Segundo o jornal israelense ‘Haaretz’, a descoberta ocorreu no sítio arqueológico de Et-Tell, localizado na Cisjordânia, a apenas um quilômetro e meio do Mar da Galiléia. Neste local, estudado durante 32 anos pelos especialistas, foram desenterradas fortificações monumentais, a porta da cidade e o que se acredita ser o armazém de alimentos.

Em declarações ao ‘Daily Mail’, Arav ressaltou que “as fontes antigas impõem vários requisitos para a identificação de Betsaida e que essas descobertas em et-Tell convenceram não somente a mim, mas a um grupo de especialistas”.

Pesquisadores recorreram aos escritos do historiador Tito Flavio Josefo

Durante sua pesquisa, o professor Arav chegou a recorrer aos escritos do historiador judaico-romano do primeiro século, Tito Flavio Josefo, que ao descrever Betsaida, especifica que a cidade se encontra “no baixo Golã, próximo ao estuário do rio Jordão”, coincidindo exatamente com o sítio arqueológico Et-Tell.

No sítio arqueológico de Et-Tell também se encontrou uma estela, que representa ao deus da lua. Através desta peça, Arav e seus colegas encontraram ferramentas para identificá-la como a capital do reino de Geshur da Idade de Ferro, que mais tarde se tornaria Betsaida.

Distância do mar da Galileia

Apesar de Et-Tell estar localizada a quase dois quilômetros do mar da Galileia, ao contrário da descrição da bíblica de Betsaida, na qual a região é acessível por barco, acredita-se que isso se deva aos movimentos tectônicos e mudanças nos níveis de água. “É necessário recordar que o Mar da Galileia está justamente no meio da fenda sírio-africana e está sujeito a mudanças tectônicas”, acrescenta Arav. Além disso, no local foram descobertas ferramentas de pesca.

A cidade de Betsaida na Bíblia

Nas Sagradas Escrituras, a cidade de Betsaida, na região da Galileia, é uma das mais mencionadas nos Evangelhos. Foi ali que Nosso Senhor Jesus Cristo realizou inúmeros milagres, incluindo a multiplicação de cinco pães e dois peixes para alimentar cinco mil pessoas, restaurou a visão de um cego e caminhou sobre as água. Desta cidade são provenientes os apóstolos São Pedro, Santo André e São Felipe. (EPC)

Últimas Notícias

Rosário Mundial dos Homens celebra sua quinta edição

A iniciativa, que este ano conta com a confirmação de 40 países e 200...

Alguns sofismas do mundo contemporâneo

Muitos fabricam falsos silogismos com a explícita intenção de enganar. Mais nocivos, porém, são...

Papa Francisco recebe o Rei da Jordânia no Vaticano

O Pontífice e o monarca possuem uma relação próxima desde o primeiro encontro em...

Cardeal Ambongo: Igreja na África unida contra a tentativa de normalizar uniões não legítimas

O cardeal arcebispo de Kinshasa concedeu uma coletiva de imprensa após o encontro dos...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...