InícioNotícias da IgrejaDuas atitudes de Deus para com os homens: chamar e recompensar

Duas atitudes de Deus para com os homens: chamar e recompensar

Published on

Deus chama e recompensa sem olhar para o tempo e para os resultados. Ele olha para a disponibilidade e a generosidade com a qual nos colocamos a seu serviço.

Deus chama e recompensa sem olhar para o tempo e para os resultados. Ele olha para a disponibilidade e a generosidade com a qual nos colocamos a seu serviço.

Cidade do Vaticano (21/09/202009:40, Gaudium Press) Neste 25º Domingo do Tempo comum, antes da oração mariana do Angelus, o Papa Francisco fez reflexões inspiradas no trecho do Evangelho de São Mateus (20.1-16).

Francisco tratou de duas atitudes de Deus explicadas por Nosso Senhor Jesus Cristo na parábola dos trabalhadores chamados a trabalhar pelo dono da vinha: o chamado e a recompensa.

O chamado: Deus chama todos e chama sempre, sem exceção  

A propósito do chamado, o Pontífice recordou que na parábola o “dono da vinha sai cinco vezes até a praça e chama pessoas para trabalhar para ele: às seis, às nove, às doze, às três e às cinco da tarde. ”

Para Francisco é comovedor ver “a imagem deste proprietário que sai várias vezes à praça à procura de trabalhadores para a sua vinha”.

O Papa explicou que “aquele patrão representa Deus que chama todos e chama sempre. Deus age assim também hoje: continua a chamar qualquer um, a qualquer hora, para convidar a trabalhar no seu Reino. Este é o estilo de Deus, que por nossa vez somos chamados a acolher e imitar. Ele não está fechado em seu mundo, mas ‘sai’ continuamente em busca das pessoas, porque quer que ninguém seja excluído de seu projeto de amor” e por isso está sempre “procurando por nós”.

Na Igreja: chamar a todos para oferecer a palavra da salvação

Francisco afirmou que na Igreja, “as nossas comunidades também são chamadas a sair dos vários tipos de ‘fronteiras’ que possam existir, para oferecer a todos a palavra de salvação que Jesus veio trazer. Trata-se de abrir-se a horizontes de vida que ofereçam esperança a quem estaciona nas periferias existenciais e ainda não experimentou, ou perdeu, a força e a luz do encontro com Cristo”.

Para o Pontífice, “Deus sempre sai, porque é Pai, porque ama. A Igreja deve fazer o mesmo: sempre em saída”.

Deus chama e recompensa sem olhar para o tempo e para os resultados. Ele olha para a disponibilidade e a generosidade com a qual nos colocamos a seu serviço.

O dono da vinha e seu modo de recompensar representa Deus 

O Pontífice interpreta que, na parábola evangélica, o dono da vinha representa Deus, quando mostra “o seu modo de recompensar os trabalhadores. Ele combina com os primeiros operários contratados pela manhã o pagamento de uma moeda. Àqueles que se juntam a seguir, ao invés, diz: ‘Eu vos pagarei o que for justo’. No final do dia, o patrão da vinha manda dar a todos a mesma recompensa, isto é, uma moeda”.

Francisco recorda que “Os que tinham trabalhado desde a manhã ficam indignados e resmungam contra o patrão, mas ele insiste: quer dar o máximo da recompensa a todos, inclusive àqueles que chegaram por último. E aqui se entende que Jesus não está falando do trabalho e do salário justo, mas do Reino de Deus e da bondade do Pai celestial”.

Para recompensar, Deus vai além da justiça, ele oferece a Graça que é  mais do que merecemos  

De fato, destacou o Papa Francisco, “Deus se comporta assim: não olha para o tempo e para os resultados, mas para a disponibilidade e a generosidade com a qual nos colocamos ao seu serviço. O agir de Deus é mais do que justo, no sentido que vai além da justiça e se manifesta na Graça. Doando-nos a Graça, Ele nos oferece mais do que nós merecemos”.

Esperar recompensa de Deus pelos próprios méritos nos leva a sermos os últimos…

“E, então, –conclui o Pontífice– quem raciocina com a lógica humana, quem espera nos méritos conquistados com a própria capacidade, de primeiro passa a ser o último. Por outro lado, quem se entrega com humildade à misericórdia do Pai, passa do último ao primeiro”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com Informações e Fotos Vatican News)

O milagre se repete: Sangue de São Januário se liquefez por c

The post Duas atitudes de Deus para com os homens: chamar e recompensar appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Papa reza pelas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

No final da oração mariana da Regina Caeli, neste domingo, 5 de maio, o...

Purificação da religião e do sacerdócio

Nossa Senhora em Fátima pediu orações pelo clero, cuja infidelidade já fora diagnosticada na...

Importante projeto de música sacra católica nos EUA, patrocinado pelo Cardeal Sarah

Sediado na Universidade de Princeton, o Projeto de Música Sacra Católica busca unir arte,...

Protegido: Editorial

Este conteúdo está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo: Senha: The...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...