InícioNotícias da IgrejaDa Fidelidade a Deus nasce a alegria do discípulo de Cristo, diz...

Da Fidelidade a Deus nasce a alegria do discípulo de Cristo, diz Papa

Published on

Pontífice convida fiéis a olharem para além do sucesso e do dinheiro, em uma sociedade que “dá valor apenas às coisas sensacionais”.

Pontífice convida fiéis a olharem para além do sucesso e do dinheiro, em uma sociedade que “dá valor apenas às coisas sensacionais”.

Cidade do Vaticano (06/01/2021, 12:20, Gaudium Press) Na solenidade da Epifania que se celebra hoje (06/01), na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco presidiu à Santa Missa da solenidade da Epifania, que também é chamada pelos fiéis católicos como “Dia de Reis”.

Francisco voltou a presidir as celebrações depois que deixou de celebrar na Basílica nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, devido a uma enfermidade.

A alegria do discípulo de Cristo tem o seu fundamento na fidelidade de Deus

Em sua homilia, o Pontífice convidou os fiéis a olharem para além do sucesso e do dinheiro, em uma sociedade que “dá valor apenas às coisas sensacionais”:

“A alegria do mundo está fundada na posse dos bens, no sucesso ou noutras coisas semelhantes.

Sempre eu no centro, não é? Comentou o Papa.
Pelo contrário, a alegria do discípulo de Cristo tem o seu fundamento na fidelidade de Deus, cujas promessas nunca falham, apesar das situações de crise em que possamos vir a encontrar-nos”.

Só o Senhor é digno de ser adorado, só Ele satisfaz o desejo de vida e eternidade presente no íntimo de cada pessoa

Francisco acrescentou ainda em suas reflexões durante a homilia que “Só o Senhor é digno de ser adorado, porque só Ele satisfaz o desejo de vida e eternidade presente no íntimo de cada pessoa.
Além disso, com o passar do tempo, as provas e adversidades da existência –vividas na fé– contribuem para purificar o coração, torná-lo mais humilde e, consequentemente, mais disponível para se abrir a Deus”, afirmou o Papa.

Pontífice convida fiéis a olharem para além do sucesso e do dinheiro, em uma sociedade que “dá valor apenas às coisas sensacionais”.

O ser humano precisa adorar, se não adorar a Deus, adorará ídolos. Não há meio termo: ou Deus ou os ídolos

O Papa comentou também as figuras dos Magos que, segundo os Evangelhos, tinham como objetivo do seu caminho “adorar” Jesus, após o seu nascimento. O Papa explicou, então:

“Adorar o Senhor não é fácil, não é um dado imediato: requer uma certa maturidade espiritual, sendo o ponto de chegada dum caminho interior, por vezes longo. Não é espontânea em nós a atitude de adorar a Deus”, precisou.

É verdade que o ser humano precisa de adorar, mas corre o risco de errar o alvo; com efeito, se não adorar a Deus, adorará ídolos, não há meio termo: ou Deus ou os ídolos”.

A experiência de “viagem” dos Magos, que implica em “uma transformação”

O Papa referiu-se ainda à experiência de “viagem” dos Magos, que implica “uma transformação”:

“A pessoa, depois de uma viagem, já não fica como antes; há sempre algo de novo em quem viajou: os seus conhecimentos alargaram-se, viu pessoas e coisas novas, sentiu fortalecer-se a vontade ao enfrentar as dificuldades e os riscos do trajeto”, observou Francisco para logo tirar uma lição de vida:

Como os Magos, também nós devemos deixar-nos instruir pelo caminho da vida, marcado pelas dificuldades inevitáveis da viagem. Não deixemos que o cansaço, as quedas e os fracassos nos precipitem no desânimo; antes, pelo contrário, reconhecendo-os com humildade, devemos fazer deles ocasião de progredir para o Senhor Jesus”. (JSG)

The post Da Fidelidade a Deus nasce a alegria do discípulo de Cristo, diz Papa appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Abandona título de campeão nacional para viver em um mosteiro

Aos 32 anos, Ludovic Duée, capitão do time de vôlei Saint-Nazaire, encerra sua carreira...

Legionários de Cristo celebram a ordenação de 20 novos sacerdotes

Os religiosos ordenados são provenientes das seguintes nações: Alemanha, Brasil, Canadá, Colômbia, Coreia do...

Austrália: Bispo esfaqueado retoma suas funções

Apesar das preocupações iniciais com a vida do bispo, sua recuperação foi surpreendentemente rápida....

Rumores de mudanças em cargos importantes da Cúria do Vaticano

De acordo com a normativa, os prefeitos dos dicastérios do Vaticano (semelhantes a ministérios)...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...