InícioNotícias da IgrejaO deserto é lugar para oração: “nunca dialoguem com o diabo”, disse...

O deserto é lugar para oração: “nunca dialoguem com o diabo”, disse o Papa

Published on

O ambiente simbólico do deserto é o lugar “para ficar em silêncio e escutar a palavra de Deus”, onde não se pode dialogar com o demônio. Lugar para ouvir a Palavra de Deus.

O ambiente simbólico do deserto é o lugar “para ficar em silêncio e escutar a palavra de Deus", onde não se pode dialogar com o demônio. Lugar para ouvir a Palavra de Deus.
Cidade do Vaticano (22/02/2021, 10:30, Gaudium Press) Na alocução que o Papa Francisco pronunciou antes da recitação da oração mariana do Angelus, neste Primeiro Domingo de Quaresma, 21/02, ele refletiu sobre o Evangelho do dia que recorda a temática da tentação e da conversão, utilizando o “ambiente natural e simbólico” do deserto.

Na Quarta-feira de Cinzas, 17/02, com o rito penitencial, a Igreja convidou todos a iniciar o caminho da Quaresma. Agora, no Primeiro Domingo da Quaresma, a Palavra de Deus é quem nos conduz para melhor viver “os 40 dias que conduzem à celebração anual da Páscoa”.

O deserto é o lugar onde Deus fala ao coração do homem, é também onde o demônio insinua sua voz mentirosa, que mostra outro caminho de engano

Através do Evangelho de São Marcos, 1,12-15, o Papa, comentou sobre o caminho percorrido por Jesus quando “o Espírito o levou para o deserto” (v. 12), onde Ele se retirou por 40 dias, “onde foi tentado por Satanás”.
Foi o ambiente “natural e simbólico, (do deserto), tão importante na Bíblia” que incentivou a reflexão do Papa:

“O deserto é o lugar onde Deus fala ao coração do homem, e onde brota a resposta da oração, ou seja, o deserto da solidão, o coração separado de outras coisas e, somente naquela solidão, se abre à Palavra de Deus.
Mas é também o lugar da provação e da tentação, onde o Tentador, aproveitando a fragilidade e as necessidades humanas, insinua a sua voz mentirosa, uma alternativa àquela de Deus, uma voz alternativa que te mostra outro caminho, um outro caminho de engano.

Nos 40 dias vividos por Jesus no deserto, “começa o ‘duelo’ entre Jesus e o diabo, que terminará com a Paixão e a Cruz”

O tentador seduz”, destacou Francisco no início de sua reflexão. Na verdade, afirmou Francisco, durante os 40 dias vividos por Jesus no deserto, “começa o ‘duelo’ entre Jesus e o diabo, que terminará com a Paixão e a Cruz.
Todo o ministério de Cristo é uma luta contra o Maligno nas suas muitas manifestações: curas de doenças, exorcismos sobre os possuídos, perdão dos pecados”.

Francisco comentou que “parece que o diabo tem a vantagem, quando o Filho de Deus é rejeitado, abandonado e, finalmente, capturado e condenado à morte”. Mas, não é assim, ensinou o Pontífice, porque “a morte era o último ‘deserto’ para se atravessar para derrotar definitivamente Satanás e libertar todos nós do seu poder”.

Na sua vida, Jesus nunca fez um diálogo com o diabo: Ele o afasta dos possuídos, condena, mostra sua malícia, mas nunca dialoga

Segundo Francisco, “este Evangelho das tentações de Jesus no deserto nos lembra que a vida do cristão, nos passos do Senhor, é uma batalha contra o espírito do mal”.

Mas, afirma o Papa, devemos fazer como Jesus, que enfrentou e venceu o Tentador: “devemos estar conscientes da presença deste inimigo astuto, interessado na nossa condenação eterna, no nosso fracasso, e nos prepararmos para nos defender dele e combatê-lo”. 
“Nas tentações, Jesus nunca dialoga com o diabo, nunca”, ressalta o Pontífice: “Na sua vida, Jesus nunca fez um diálogo com o diabo, nunca.
Ou o afasta dos possuídos ou o condena ou mostra a sua malícia, mas nunca um diálogo”.
“No deserto, continua o Papa, parece que há um diálogo porque o diabo faz três propostas e Jesus responde. Mas Jesus não responde com as suas palavras”.

O Papa reitera que Jesus “responde com a Palavra de Deus, com três passagens da Escritura”.

“E isso é um ensinamento para todos”, admoesta Francisco: “Quando o sedutor se aproxima, ele começa a nos seduzir. (…) E se nós entrarmos em diálogo com o diabo, seremos derrotados.
Coloque isso na cabeça e no coração: com o diabo nunca se dialoga, não há diálogo possível! ”

Não tenham medo do deserto, procurem momentos de oração, de silêncio, de entrar em nós mesmos, mas nunca dialogar com o demônio

Para encerrar suas reflexões neste Primeiro Domingo da Quaresma, o Pontífice incentivou todos a que, neste tempo de Quaresma, seguir o Espírito Santo e entrar no deserto, “sem medo”, como fez Jesus:

“Não tenham medo do deserto, procurem por momentos de mais oração, de silêncio, de entrar em nós mesmos. Não tenham medo.
Somos chamados a percorrer os caminhos de Deus, renovando as promessas do nosso Batismo: renunciar a Satanás, a todas as suas obras e a todas as suas seduções. O inimigo está ali, agachado, tenham cuidado. Mas nunca dialoguem c com ele.” (JSG)

(Com Informações e Foto Vatican News)

The post O deserto é lugar para oração: “nunca dialoguem com o diabo”, disse o Papa appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Papa reza pelas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

No final da oração mariana da Regina Caeli, neste domingo, 5 de maio, o...

Purificação da religião e do sacerdócio

Nossa Senhora em Fátima pediu orações pelo clero, cuja infidelidade já fora diagnosticada na...

Importante projeto de música sacra católica nos EUA, patrocinado pelo Cardeal Sarah

Sediado na Universidade de Princeton, o Projeto de Música Sacra Católica busca unir arte,...

Protegido: Editorial

Este conteúdo está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo: Senha: The...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...