InícioNotícias da IgrejaComo obter a confiança?

Como obter a confiança?

Published on

Ninguém tem forças para praticar sequer o menor dos atos de virtude, muito menos para receber bem os sofrimentos enviados pela Providência, sejam do corpo, sejam da alma.  

Redação (12/04/2021 17:48, Gaudium Press) Vemos quanto a vida dos Santos é repleta de aflições, dores e perplexidades. A bem dizer, o sofrimento é a característica da santidade.

A vida de toda pessoa virtuosa acaba sendo, tantas vezes, uma sucessão de fracassos ou até de tragédias. Disso nos dá exemplo Jó, que diante dos infortúnios exclamou: “O Senhor deu, o Senhor tirou: bendito seja o nome do Senhor!” (Jó 1, 21).

Chama a atenção, contudo, que pessoas em tais situações extremas encontrem fundamentos tão sólidos para manter a calma e a serenidade, a ponto de lhes florescer na alma estas comovedoras expressões de piedade e de fé. De onde lhes vem isto?

Costuma-se definir a confiança como “a esperança fortalecida pela fé”, e esta, por sua vez, é uma graça que abre “os olhos do coração” (Ef 1, 18).

As verdades reveladas podem parecer obscuras à razão e à experiência humanas, mas a certeza dada pela luz divina é muito maior que a dada pela luz da razão natural.

Nesta segurança sobrenatural a alma encontra motivos que lhe alimentam a esperança de alcançar a eternidade feliz e a consolação definitiva para os males atuais.

A confiança é, portanto, infundida na alma pelo Espírito Santo e, como todas as graças e dons, passa invariavelmente pelas mãos de Nossa Senhora.

Ela não se baseia em conceitos teóricos, mas numa certeza interior posta no coração do homem que o ordena por inteiro. Traz como consequência uma grande calma, uma convicção de que a vida e o sofrimento têm sentido, por muito árido e tortuoso que seja o caminho.

Quem experimenta essa ação apaziguadora da graça conhece os efeitos de uma misericórdia insondável, de uma bondade que envolve por inteiro.

Sente no seu íntimo a compaixão da Mãe que atende o filho transbordante de pena, com uma dadivosidade pacientíssima e inesgotável, pronta a ajudar em grau inimaginável a qualquer momento. E adquire a certeza de que Nossa Senhora pode e quer arranjar qualquer situação, desde que nós nos voltemos para Ela.

Essa misericórdia insondável, que se multiplica solícita para nos atender, é o melhor fundamento para a nossa confiança.

Como fazer para obtê-la? Sendo uma graça, não depende de nosso esforço; basta pedir, e Ela dará… porque quer dar. Só aguarda o nosso pedido…

 

Texto extraído, com pequenas adaptações, da Revista Arautos do Evangelho n.196, abril 2018.

The post Como obter a confiança? appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Papa reza pelas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

No final da oração mariana da Regina Caeli, neste domingo, 5 de maio, o...

Purificação da religião e do sacerdócio

Nossa Senhora em Fátima pediu orações pelo clero, cuja infidelidade já fora diagnosticada na...

Importante projeto de música sacra católica nos EUA, patrocinado pelo Cardeal Sarah

Sediado na Universidade de Princeton, o Projeto de Música Sacra Católica busca unir arte,...

Protegido: Editorial

Este conteúdo está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo: Senha: The...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...