InícioNotícias da IgrejaRoubaram o rosário de ouro que Maria Stuart, Rainha da Escócia, utilizou...

Roubaram o rosário de ouro que Maria Stuart, Rainha da Escócia, utilizou em sua execução

Published on

Ladrões invadiram o Castelo de Arundel em West Sussex, sul da Inglaterra, em 21 de maio, roubando o rosário e outros objetos no valor de mais de US $ 1,4 milhão.  

Redação (26/05/2021 10:34, Gaudium Press) “Esta é uma perda muito trágica para a história e especificamente para a história católica”, declarou Jan Graffius, a curadora das Coleções Stonyhurst, à CNA. “Desejo sinceramente que os objetos roubados sejam devolvidos rapidamente ao seu legítimo dono, cuja família fielmente cuidou deles ao longo de tantos séculos.”

Após a execução de Maria Stuart, seus objetos pessoais foram enviados ao Duque de Norfolk, líder católico britânico, cujos descendentes os conservaram até agora.

Quem foi Maria Stuart

Maria Stuart (1542-1587) foi rainha da França, enquanto esposa de Francisco II, de 1558 a 1560. Com a morte prematura do jovem e debilitado rei, voltou à Escócia para ocupar o trono de seu país natal, a que tinha direito como única filha legítima do finado rei Jaime V.

Entretanto, foi obrigada a fugir do país e, imprudentemente, pediu asilo à sua acérrima e mal disfarçada inimiga Elizabeth I da Inglaterra que a conservou prisioneira por 18 anos. Por fim, mandou executá-la a pretexto de seu suposto envolvimento numa conspiração que se destinava a matar a soberana inglesa.

Diante da morte, Maria Stuart conservou uma fidelidade total à sua fé católica, da qual nunca se afastou, mesmo em seus piores momentos, e fez questão absoluta de morrer como católica.

A maneira como se portou diante do infortúnio lhe conferiu o esplendor com que seu nome aparece na História.

Importância histórica do rosário

A polícia suspeita que os ladrões entraram por uma janela, no castelo – reaberto recentemente a visitantes -, quebraram a vitrine onde os objetos estavam expostos e fugiram antes da segurança chegar. O veículo usado no roubo foi queimado e abandonado nas proximidades.

Segundo o porta-voz do castelo, a importância histórica do rosário é inestimável. Com efeito, faz parte da história da família Howard e herança da nação.

“O valor real de certos objetos, como o rosário de Maria Stuart, não pode ser medido em termos financeiros”, ressaltou Jan Graffius.

The post Roubaram o rosário de ouro que Maria Stuart, Rainha da Escócia, utilizou em sua execução appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Abandona título de campeão nacional para viver em um mosteiro

Aos 32 anos, Ludovic Duée, capitão do time de vôlei Saint-Nazaire, encerra sua carreira...

Legionários de Cristo celebram a ordenação de 20 novos sacerdotes

Os religiosos ordenados são provenientes das seguintes nações: Alemanha, Brasil, Canadá, Colômbia, Coreia do...

Austrália: Bispo esfaqueado retoma suas funções

Apesar das preocupações iniciais com a vida do bispo, sua recuperação foi surpreendentemente rápida....

Rumores de mudanças em cargos importantes da Cúria do Vaticano

De acordo com a normativa, os prefeitos dos dicastérios do Vaticano (semelhantes a ministérios)...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...