InícioNotícias da IgrejaSanta Rosa de Lima

Santa Rosa de Lima

Published on

Santa Rosa de Lima fez, no plano da comunhão dos santos, o necessário para salvar a América.

Redação (22/08/2021 15:50, Gaudium Press) Nascida em Lima, Peru, no dia 20 de março de 1586, foi batizada com o nome de Isabel Flores de Oliva, mas ficou conhecida como Rosa, nome dado pelo arcebispo de Lima, São Turíbio de Mongrovejo, quando a crismou.

Jovem cheia de formosura praticava austeras penitências, tomando como modelo Santa Catarina de Sena. Inclinada à vida religiosa desde a mais tenra idade, Santa Rosa fez voto de virgindade e lutou durante dez anos contra os pais que queriam obrigá-la a casar-se.

No que se refere à mortificação, ninguém a superou. Certa vez, quando se achava acabrunhada por mil inquietações, ouviu a voz do Senhor que lhe dizia: ‘Aquele que deu a vida e o sangue por ti saberá cuidar também de teu corpo. As leis naturais foram criadas por ele e são para ele’.

O cotidiano de Santa Rosa

Rosa destinava dez horas do dia à oração, dez horas ao trabalho, e apenas o que sobrava concedia ao sono. A cada dia, no decurso de horas inteiras, via-se assaltada por terríveis tormentos, temendo que o Senhor a abandonara, considerando esse suplício pior do que a morte. Porém depois, sentia-se fortalecida por novas sensibilidades da graça divina.

Aos vinte anos fez-se Terceira Dominicana, sob a proteção de Santa Catarina de Siena. Vivia em uma cela no jardim da casa paterna e ajudava seus pais fazendo bordados e cuidando das flores que a família depois vendia. Nessa cabana recebia constantes comunicações sobrenaturais. Seu amor a Deus era tão ardente que, quando falava d’Ele, seu rosto se iluminava.

A oração para Rosa de Lima

Ela confessou a uma comissão de teólogos que a interrogava acerca de sua oração:

“Rezar não me custa nenhum trabalho. Minhas energias concentram-se no meu interior como o ferro atraído pelo imã e se sentem embriagadas por tal doçura que nenhum mal é mais possível. Meu coração arde. Sinto a Deus em todo o meu ser e tenho absoluta certeza de sua adorável presença. Tal contemplação não me cansa, e minha única alegria é sentir Deus presente em minha alma. Ver-me privada d’Ele seria para mim um inferno e nada criado poderia consolar-me”[1].

Últimos anos de vida

Passou os últimos anos de vida na casa do casal Gonzalo de Massa, suportando com toda paciência e resignação uma longa e penosa enfermidade.

O último pedido que saiu de seus lábios, na hora da morte, foi em benefício de sua mãe: ‘Senhor, deixo-a em vossas mãos. Dai-lhe forças, não permitais que seu coração se dilacere de tristeza’. Tão logo expirou, viu-se sua mãe tomada por um tal consolo e alegria que precisou retirar-se para ocultar a felicidade que seu rosto estampava.

Morreu em 24 de agosto de 1617, aos 31 anos de idade.

É a primeira santa nativa da América e padroeira do Peru.

Sua fama de santidade percorreu o continente inteiro, dando lugar a inúmeros milagres e conversões. Santa Rosa suscitava em torno de si um espírito de penitência e de mortificação que freou as condições para a eclosão do mal.

Peçamos a Santa Rosa de Lima que interceda por nós, a fim de — à sua semelhança — termos a coragem de nos deixarmos fazer santos.

Santa Rosa de Lima e o valor da graça divina

Quem dera que os mortais conhecessem o valor da graça divina, como é bela, nobre, preciosa; quantas riquezas esconde em si, quantos tesouros, quanto júbilo e delícia!

Sem dúvida, então, eles empregariam todo o empenho e cuidado para encontrar penas e aflições!

Iriam todos pela terra a procurar, em vez de fortunas, os embaraços, moléstias e tormentos, a fim de possuir o inestimável tesouro da graça.

É esta a compra e o lucro inicial da paciência. Ninguém se queixaria da cruz nem dos sofrimentos que lhe adviria, talvez, se conhecesse a balança onde são pesados para serem distribuídos aos homens. (Dos escritos de Santa Rosa de Lima, virgem)


[1] SCHAMONI, Wilhelm. El verdadero rostro de los santos. Barcelona, 1951.

The post Santa Rosa de Lima appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Rumores de mudanças em cargos importantes da Cúria do Vaticano

De acordo com a normativa, os prefeitos dos dicastérios do Vaticano (semelhantes a ministérios)...

Como iniciou a decadência da Idade Média

Os trovadores instilaram na sociedade medieval o sentimentalismo, uma das causas da Revolução gnóstica...

Santuário Nacional da Divina Pastora nas Filipinas é declarado Basílica Menor

A cerimônia de mudança de status da igreja aconteceu durante uma Santa Missa presidida...

Crianças alemãs estão se islamizando por medo

A situação em escolas localizadas em cidades onde mais de 80 por cento dos...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...