InícioNotícias da IgrejaRelatório aponta aumento de ataques contra a Igreja Católica, na Nicarágua

Relatório aponta aumento de ataques contra a Igreja Católica, na Nicarágua

Published on

Um relatório mostra que o número de ataques contra a Igreja Católica na Nicarágua aumentou muito após à subida de Daniel Ortega e Rosario Murillo ao governo

Redação (13/06/2022 17:30, Gaudium Press) Um relatório recentemente publicado mostra o número de ataques e profanações contra as igrejas na Nicarágua.

O relatório “Nicarágua: uma Igreja perseguida? (2018-2022)”, da advogada Martha Patrícia Molina Montenegro, abrange o período de 4 anos, entre os anos de 2018 e 2022.

O documento mostra que o governo de Daniel Ortega e de sua esposa Rosario Murillo que estão no poder desde 2007 “iniciou uma perseguição discriminatória contra bispos, sacerdotes, seminaristas, religiosos, grupos de leigos e contra tudo o que direta ou indiretamente se relaciona com a Igreja Católica”.

O relatório aborda ainda as manifestações de abril de 2018 contra o governo. Manifestações que foram violentamente reprimidas fazendo pelo menos 355 vítimas fatais.

O documento assinala que antes de 2018, os ataques contra a Igreja eram esporádicos. Porém após 2018, eles não fazem senão aumentar.

Governo ainda mantém cerco a Paróquias na Nicarágua, Arcebispado de Managua pede atenção e vigilância no cuidado das Igrejas e Capelas.

Em 2018, foram compilados 46 ataques contra a Igreja Católica, incluindo a invasão da catedral de Manágua, diferentes profanações e ameaças de morte contra sacerdotes.

Em 2019, além de 48 ataques, o Bispo auxiliar da capital Manágua, Dom Silvio José Báez Ortega, foi ameaçado e se exilou fora do país.

Outros 40 ataques ocorreram em 2020, incluindo um ataque a bomba incendiária à Catedral de Manágua.

Roubos, profanações e outros ataques aconteceram 35 vezes em 2021, além dos insultos do presidente contra membros do clero. Em 2022, já são 21 casos registrados de ataques contra a Igreja.

O documento explica que não se pode afirmar que todos os ataques tenham sido planejados e executados pelos partidários de Ortega, mas que o aumento de ataques causa estranheza e sugere a relação. (FM)

Com informações de CNA

The post Relatório aponta aumento de ataques contra a Igreja Católica, na Nicarágua appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Abandona título de campeão nacional para viver em um mosteiro

Aos 32 anos, Ludovic Duée, capitão do time de vôlei Saint-Nazaire, encerra sua carreira...

Legionários de Cristo celebram a ordenação de 20 novos sacerdotes

Os religiosos ordenados são provenientes das seguintes nações: Alemanha, Brasil, Canadá, Colômbia, Coreia do...

Austrália: Bispo esfaqueado retoma suas funções

Apesar das preocupações iniciais com a vida do bispo, sua recuperação foi surpreendentemente rápida....

Rumores de mudanças em cargos importantes da Cúria do Vaticano

De acordo com a normativa, os prefeitos dos dicastérios do Vaticano (semelhantes a ministérios)...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...