InícioNotícias da IgrejaPapa Francisco: as relações trinitárias devem ser um exemplo para nossa vida

Papa Francisco: as relações trinitárias devem ser um exemplo para nossa vida

Published on

No Angelus, Francisco tratou sobre a entrega trinitária como modelo de entrega ao próximo.

Redação (13/06/2022 16:21, Gaudium Press) Ontem, no Angelus, o Papa abordou o tema da Santíssima Trindade, já que se celebrava a festa das Três Pessoas Divinas. Já não se reza mais o Regina Coeli, que foi até Pentecostes.

O Papa afirmou que, sendo os homens a imagem divina, a existência do Pai, do Filho e do Espírito Santo da qual somos reflexo “nos ensina que nunca se pode ficar sem o outro. Não somos ilhas”.

Devemos seguir o exemplo do Espírito Santo, que anuncia e fala bem dos outros

No Evangelho de ontem, Jesus apresentou “as outras duas Pessoas divinas, o Pai e o Espírito Santo”. Sobre o Espírito Santo, o Senhor diz: “Ele não falará de si mesmo, mas receberá o que é meu e o anunciará a vocês”. E a respeito do Pai diz: “Tudo o que o Pai tem é meu”. “Vemos – salientou o Papa – que o Espírito fala, mas não de si mesmo: anuncia Jesus e revela o Pai. E vemos que o Pai, o qual possui tudo, porque é a origem de todas as coisas, dá ao Filho tudo o que possui: não guarda nada para si mesmo e se dá inteiramente ao Filho”. Em outras palavras, o Papa estava mostrando a inter-relação essencial e de total entrega das três Pessoas divinas.

Francisco tomou o exemplo da doação mútua entre as três pessoas da Santíssima Trindade para aplicá-la à vida de cada um:

“Quando falamos, queremos sempre que se fale bem de nós, e muitas vezes falamos apenas de nós mesmos e do que fazemos. Quão diferente do Espírito Santo, que fala anunciando os outros! E, sobre o que possuímos, como somos ciumentos disso e como é difícil para nós compartilhá-lo com os outros, mesmo com aqueles que não têm o necessário! Em palavras, é fácil, mas na prática é muito difícil”.

A festa da Santíssima Trindade deve ser uma ocasião para rever a nossa vida, especialmente no que diz respeito ao serviço ao próximo.

“Deus, em quem cada Pessoa vive para o outro, não para si mesmo, nos provoca a viver com os outros e para os outros. Hoje podemos nos perguntar se nossa vida reflete o Deus em que acreditamos: eu, que professo a fé em Deus Pai e Filho e Espírito Santo, realmente acredito que para viver preciso dos outros, preciso me doar aos outros, preciso servir aos outros? Afirmo isto com palavras ou com a vida?” perguntou o Pontífice.

Com informação Vatican News.

The post Papa Francisco: as relações trinitárias devem ser um exemplo para nossa vida appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Papa reza pelas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

No final da oração mariana da Regina Caeli, neste domingo, 5 de maio, o...

Purificação da religião e do sacerdócio

Nossa Senhora em Fátima pediu orações pelo clero, cuja infidelidade já fora diagnosticada na...

Importante projeto de música sacra católica nos EUA, patrocinado pelo Cardeal Sarah

Sediado na Universidade de Princeton, o Projeto de Música Sacra Católica busca unir arte,...

Protegido: Editorial

Este conteúdo está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo: Senha: The...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...