InícioNotícias da IgrejaA derrocada da Igreja Alemã

A derrocada da Igreja Alemã

Published on

Diante de uma realidade tão terrível, é essencial não perder a noção de que a Igreja é uma instituição humano-divina, e que sua vitalidade vem sobretudo da união com Cristo.

Redação (28/06/2022 16:46, Gaudium Press) Não é comum que aqueles que abandonam a fé realizem um ato formal de sua apostasia. É claro que na Alemanha isso se explica mais pelas repercussões jurídicas que ser católico ou não católico acarreta, por exemplo, em matéria tributária. Mas que 360.000 pessoas deixaram a fé católica em 2021, no país teutônico, é muito significativo, dependendo de onde você olha.

Esses dados superam o triste recorde de 2020, quando 273.000 pessoas deixaram a fé romana.

Como elemento de análise, relata-se que essa fuga de multidão de crentes não é um privilégio da Igreja Católica, que na Alemanha tem hoje 21.645.875 membros: em 2021, 280.000 protestantes também abandonaram sua fé.

De qualquer forma, os dados já questionam muitos estudiosos e, claro, a hierarquia da Igreja alemã que embarcou em boa medida no Caminho Sinodal Alemão cada vez mais sombrio e distante, descrito nos últimos dias pelo cardeal Gerhard Muller não apenas como cismático, mas apóstata.

É claro que os seguidores do Caminho Sinodal Alemão alegarão a derrocada da Igreja em seu país para justificar e acelerar suas reformas, na linha do sacerdócio feminino, o fim do celibato eclesiástico, as ‘bênçãos’ dos casais homossexuais, a sujeição devida ao magistério da Igreja e da autoridade romana.

A Igreja, uma realidade sobrenatural

No entanto, juntamente com as análises necessárias que devem ser realizadas diante de uma realidade tão terrível, é essencial não perder a noção de que a Igreja é uma instituição humano-divina, e que sua vitalidade vem sobretudo da união com Cristo .

Nesse sentido, a acusação lançada pelo Cardeal Müller contra o Caminho Sinodal Alemão de “negar a graça” é da maior gravidade e, no fundo, explicaria a derrocada da Igreja em seu país, já que a Igreja longe do fluxo sobrenatural e da Fonte da graça perde o seu ímpeto e sua capacidade de atração e tende à estagnação.

The post A derrocada da Igreja Alemã appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Papa reza pelas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

No final da oração mariana da Regina Caeli, neste domingo, 5 de maio, o...

Purificação da religião e do sacerdócio

Nossa Senhora em Fátima pediu orações pelo clero, cuja infidelidade já fora diagnosticada na...

Importante projeto de música sacra católica nos EUA, patrocinado pelo Cardeal Sarah

Sediado na Universidade de Princeton, o Projeto de Música Sacra Católica busca unir arte,...

Protegido: Editorial

Este conteúdo está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo: Senha: The...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...