InícioNotícias da IgrejaEncontro Nacional de Diáconos Permanentes ocorre no Santuário de Aparecida

Encontro Nacional de Diáconos Permanentes ocorre no Santuário de Aparecida

Published on

“O diaconato está no núcleo de todo o ministério ordenado da Igreja”, afirmou o reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo.

Foto: Portal A12/Leticia Dias.

São Paulo – Aparecida (11/08/2022 15:36, Gaudium Press) O Santuário Nacional de Aparecida, localizado no Estado de São Paulo, recebeu mais uma edição do Encontro Nacional de Diáconos Permanentes. O evento ocorreu na manhã da última quarta-feira, 10, data na qual a Igreja Católica celebra a Festa de São Lourenço mártir, padroeiro dos diáconos.

Amar e servir sempre fez parte do ser Igreja

O Padre Eduardo Catalfo, reitor do Santuário Nacional, foi quem presidiu a celebração. Em sua homilia, o sacerdote recordou que a essência de todo ministério da Igreja está o desejo profundo de amar e servir.

“O Serviço sempre foi a palavra-chave, não apenas do diaconato permanente, cujas as raízes estão nas tradições mais antigas da Igreja. Amar e servir sempre fez parte do ser Igreja. Quem é cristão assume alegre e decididamente a vocação bonita do serviço”, ressaltou.

Foto: Portal A12/Leticia Dias.

O diaconato está no núcleo de todo o ministério ordenado da Igreja

Segundo o Padre Catalfo, essas são características de todas as ações sociais da igreja, inspiradas nas ações mais antigas e obras sociais da Igreja Católica, que “encontram no diaconato permanente a sua visibilidade, o cuidado para com os pobres, o anúncio do evangelho e a vivência da Fé”.

“O diaconato está no núcleo de todo o ministério ordenado da Igreja. O mais importante é a decisão alegre de amar e servir, sobretudo testemunhando a caridade, pois a força do cristianismo está nos nossos gestos”, afirmou.

Servir com humildade e alegria

No ano passado, durante discurso aos Diáconos Permanentes da Diocese de Roma, o Papa Francisco explicou que os diáconos recordam à Igreja que aquilo que Santa Teresinha descobriu é verdade: a Igreja tem um coração queimado pelo amor.

“Sim, um coração humilde que palpita de serviço. Os diáconos lembram-nos isto quando trazem aos outros a proximidade de Deus sem se imporem, servindo com humildade e alegria”, declarou o pontífice na ocasião. (EPC)

The post Encontro Nacional de Diáconos Permanentes ocorre no Santuário de Aparecida appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Cardeais em campanha? O Papa está ciente…

Em uma reunião recente, o Cardeal Parolin fala sobre o pós-Francisco. Redação (08/05/2024 16:48, Gaudium...

Moradores devem conviver com o repicar dos sinos das igrejas

Se alguém reside próximo a uma igreja, é preciso estar ciente de que os...

“Kintsugi” e a arte do perdão divino

Em nada transparece tão claramente a onipotência de Deus quanto no ato de perdoar....

Novos recrutas da Guarda Suíça são recebidos pelo Papa Francisco

O Santo Padre agradeceu aos seus guardas pela “presença de qualidade, seu estilo gentil,...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...