InícioNotícias da IgrejaPapa recebe comitiva de jornalistas no Vaticano

Papa recebe comitiva de jornalistas no Vaticano

Published on

O Papa recebeu os jornalistas do Prêmio Internacional de Jornalismo e convidou os profissionais a guardar um compromisso com a transmissão da verdade para as futuras gerações

No Livro do Gênesis “descobrimos como Abraão viveu a oração em contínua fidelidade à Palavra, que periodicamente aparecia ao longo de seu caminho”.

Redação (24/06/2023 13:00, Gaudium Press) O Papa Francisco recebeu na manhã deste sábado, 24 de junho, uma comissão de jornalistas do Prêmio Internacional de Jornalismo. O prêmio leva o nome do jornalista italiano Biagio Agnes, protagonista da Radiotelevisão Italiana (RAI), e quem o Papa afirmou ser um “defensor de seu serviço público, capaz de intervir com sabedoria e decisão para garantir informações autênticas e corretas”.

O Papa começou seu discurso recordando que a missão do jornalista é “gastar a sola do sapato” percorrendo os caminhos digitais: “O jornalismo, enquanto narrativa da realidade, exige a capacidade de ir onde ninguém vai: um movimento e uma vontade de ver. Uma curiosidade, uma abertura, uma paixão.” O Papa mencionou especialmente os jornalistas que cobrem a guerra e fazem-nos sentir a tragédia, o absurdo e o sofrimento do conflito.

Caderno, caneta e olhar

Em seguida, Francisco falou sobre os três instrumentos de trabalho de um jornalista: o caderno, a caneta e o olhar. O caderno significa escrever aquilo que se testemunhou ou então aquilo que foi testemunhado por outros. Exige um grande trabalho interior, pois o repórter não é apenas alguém que narra a história, mas alguém que decidiu vivê-la, explicou o Papa.

A caneta ajuda na elaboração do pensamento. A caneta recorda o trabalho artesanal do jornalista que confere cada detalhe, cria hipóteses, verifica e reconstrói as diferentes passagens. A caneta recorda “o ato criador” do jornalista que “busca unir a verdade com a retidão e o respeito às pessoas”, comentou Francisco.

O olhar sobre a realidade é indispensável e deve ser orientado pelo coração, explicou o Pontífice. Francisco lamentou o fenômeno das Fake News e, por isso, incentivou os profissionais a se comprometerem com a transmissão de informações corretas, buscando educar e formar as futuras gerações. (FM)

The post Papa recebe comitiva de jornalistas no Vaticano appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Papa expressa profunda tristeza pela perda de vidas jovens em incêndio no Quênia

O Papa Francisco envia suas condolências e orações às famílias das vítimas de um...

Apolo: quem foi ele?

Apolo passou a pregar com valentia na sinagoga, e a ortodoxia de sua doutrina...

Santa Regina – viúva

Nos últimos tempos o nome de Regina foi muito apreciado, talvez só por soar...

Sábado da 22ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) Piedade de mim, ó Senhor, porque clamo por vós todo...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...