As imagens da torre em chamas da Catedral de Rouen evocam o terrível incêndio da Catedral de Notre-Dame, em Paris. No entanto, desta vez, os bombeiros parecem ter conseguido evitar danos mais extensos.
Redação (11/07/2024 17:34, Gaudium Press) Nesta quinta-feira, pouco depois do meio-dia (hora local), um incêndio foi deflagrado no topo da torre, situada a 120 metros de altura, da Catedral de Rouen.
A Catedral está sendo reformada e o fogo atingiu os objetos localizados na plataforma e a lona protetora branca, mas a estrutura da torre em si não aparenta estar ameaçada pelas chamas. Os materiais que queimaram são componentes plásticos de construção, consequentemente com baixo potencial de calor.
As equipes de emergência responderam prontamente, realizando a evacuação das instalações e estabelecendo um amplo perímetro de segurança. Quase setenta bombeiros, com 33 máquinas, foram mobilizados para combater o incêndio. A área ao redor da catedral foi prontamente isolada para permitir a passagem das equipes de emergência.
Os bombeiros informaram que as chamas estavam sob controle no início da tarde e foram completamente extintas por volta das 17h.
O arcebispo da diocese de Rouen, Dom Dominique Lebrun, explicou que o incêndio começou “num local onde os trabalhadores se limpam ao saírem do trabalho”. Não há vítimas. De acordo com os serviços de emergência, a estrutura do edifício não foi danificada pelas chamas, mas 28 obras de arte foram removidas como medida preventiva por bombeiros especializados, a fim de evitar qualquer risco de deterioração em caso de contato com a água.
Muitas fotos e vídeos têm circulado nas redes sociais. Ao verem a nuvem de fumaça vindo da torre da catedral, os internautas ficaram preocupados e com medo de que a catedral fosse dizimada ou algo parecido com o que ocorreu com a Notre-Dame de Paris.
Uma comerciante afirmou que ficou assustada: “a catedral é tudo para mim. Rouen sem a catedral perde seu significado”.
Construída no século XII, a Catedral de Rouen é uma das mais importantes igrejas da França. Sua torre sineira tem 151 metros de altura, fazendo dela a mais alta torre de igreja do país. Na verdade, até a conclusão da Catedral de Colônia em 1880, era o edifício mais alto do mundo.
Foi na cidade de Rouen, na Praça du Vieux Marché, que Santa Joana D’Arc, com apenas 19 anos, foi condenada e queimada na fogueira como herege.
The post Incêndio na torre da Catedral de Rouen appeared first on Gaudium Press.