InícioNotícias da IgrejaQuarta-feira da 27ª semana do Tempo Comum

Quarta-feira da 27ª semana do Tempo Comum

Published on

(verde – ofício do dia)

Ao vosso poder, Senhor, tudo está sujeito, e não há quem possa resistir à vossa vontade, porque sois o criador de todas as coisas, do céu e da terra e de tudo que eles contêm; vós sois o Senhor do universo (Est 4,17).

A pregação do Evangelho não pode ser causa de divisão entre os cristãos, pois uns e outros pedem a mesma coisa ao Pai: “Venha a nós o vosso Reino”. É importante que sejamos fiéis aos ensinamentos de Cristo e estejamos em harmonia com o papa, de quem procede as orientações para todo o povo de Deus. Rezemos, com firmeza e fé, pela unidade da Igreja.

Primeira Leitura: Gálatas 2,1-2.7-14

Leitura da carta de São Paulo aos Gálatas – Irmãos, 1quatorze anos mais tarde, subi de novo a Jerusalém com Barnabé, levando também Tito comigo. 2Fui lá por causa de uma revelação. Expus-lhes o Evangelho que tenho pregado entre os pagãos, o que fiz em particular aos líderes da Igreja, para não acontecer estivesse eu correndo em vão ou tivesse corrido em vão. 7Pelo contrário, viram que a evangelização dos pagãos foi confiada a mim, como a Pedro foi confiada a evangelização dos judeus. 8De fato, aquele que preparou Pedro para o apostolado entre os judeus preparou-me também a mim para o apostolado entre os pagãos. 9Reconhecendo a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, considerados as colunas da Igreja, deram-nos a mão, a mim e a Barnabé, como sinal de nossa comunhão recíproca. Assim ficou confirmado que nós iríamos aos pagãos e eles iriam aos judeus. 10O que nos recomendaram foi somente que nos lembrássemos dos pobres. E isso procurei fazer sempre, com toda a solicitude. 11Mas, quando Cefas chegou a Antioquia, opus-me a ele abertamente, pois ele merecia censura. 12Com efeito, antes que chegassem alguns da comunidade de Tiago, ele tomava refeição com os gentios. Mas, depois que eles chegaram, Cefas começou a esquivar-se e a afastar-se, por medo dos circuncidados. 13E os demais judeus acompanharam-no nessa dissimulação, a ponto de até Barnabé se deixar arrastar pela hipocrisia deles. 14Quando vi que não estavam procedendo direito, de acordo com a verdade do Evangelho, disse a Cefas diante de todos: “Se tu, que és judeu, vives como pagão e não como judeu, como podes obrigar os pagãos a viverem como judeus?” – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 116(117)

Ide por todo o mundo / e a todos pregai o Evangelho.

1. Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, / povos todos, festejai-o! – R.

2. Pois comprovado é seu amor para conosco, / para sempre ele é fiel! – R.

Evangelho: Lucas 11,1-4

Aleluia, aleluia, aleluia.

Recebestes um espírito de adoção, / no qual clamamos Aba! Pai! (Rm 8,15) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 1Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos 4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Por conhecer o espírito de oração de Jesus, um de seus discípulos expressa-lhe o desejo de aprender a rezar. Com isso, somos agraciados com a oração do Senhor, o Pai-nosso. A primeira palavra é “Pai”, termo simples que exprime a relação de Jesus com Deus (cf. Lc 2,49; 10,21; 22,42; 23,46 e 24,49). Então, o discípulo, à semelhança do Mestre, pode reconhecer e invocar a Deus como doador da vida e cheio de misericórdia. A seguir, os dois primeiros pedidos voltam-se para os interesses do Pai: o nome e o Reino; os três últimos se relacionam com as necessidades do ser humano: o pão, o perdão e a fidelidade a Deus. É a oração da solidariedade, característica de toda oração cristã: pão nosso, nossos pecados, nossos devedores…

(Dia a dia com o Evangelho 2024)

FONTE: PAULUS

Últimas Notícias

Homeschooling salvou uma igreja agonizante

“Nossas famílias buscavam uma educação que formasse mentes e almas. Muitas escolas católicas têm...

Devotos celebram os 280 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim

No ano de 1745, após ter sobrevivido a uma forte tempestade durante suas navegações,...

Santo Antão – abade (memória)

Antão é o monge mais ilustre da Igreja antiga. Viveu mais de cem anos...

Imagens de Nossa Senhora são encontradas intactas após incêndios em Los Angeles

The post Imagens de Nossa Senhora são encontradas intactas após incêndios em Los Angeles...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...