InícioNotícias da IgrejaFuturo Cardeal Timothy Radcliffe pede dispensa das vestes cardinalícias

Futuro Cardeal Timothy Radcliffe pede dispensa das vestes cardinalícias

Published on

Radcliffe solicitou ao Papa Francisco que o dispensasse do uso da “elaborada indumentária cardinalícia”, permitindo-lhe manter seu hábito branco da Ordem dos Pregadores.

445px Vetements cardinal Gamarelli

Redação (15/10/2024 09:46, Gaudium Press) O padre dominicano inglês Timothy Radcliffe está entre os 21 novos cardeais que receberão o respetivo barrete vermelho no 10º consistório convocado pelo atual Pontífice, que terá lugar no dia 8 de dezembro próximo, no Vaticano. Ele também foi escolhido pelo papa para servir de assistente espiritual do atual Sínodo sobre a Sinodalidade.

Em entrevista à rádio inglesa BBC, transmitida neste último domingo, o dominicano inglês disse que perguntou ao pontífice se ele poderia ser dispensado de usar a “elaborada indumentária cardinalícia”. De acordo com Radcliffe, o Papa respondeu no mesmo dia que ele “entendia completamente” sua situação e iria “isentá-lo de usar as vestes elaboradas”.

Os cardeais são os mais altos dignitários da Igreja Católica e auxiliam o Papa na direção da Igreja universal e da Cúria Romana. Os cardeais se caracterizam por suas vestes de cor vermelho púrpura, da qual deriva a expressão com a qual são chamados, “purpurados”. Fazem parte da indumentária do cardeal a batina coral vermelha, com um roquete de linho com ou sem punho vermelho, murça vermelha de lã, uma cruz peitoral, presa a um cordão dourado, o solidéu vermelho e a faixa, também vermelha, sobre a cintura. O vermelho simboliza o martírio – os cardeais são chamados ao maior serviço à Igreja dedicando a própria vida.

Foto: Vatican news

Foto: Vatican news

Teólogo polêmico

O Pe. Radcliffe tem sido alvo de controvérsia devido ao seu apoio à justificação das relações entre pessoas do mesmo sexo e às suas constantes posições, descritas como promotoras da ideologia LGBTI, em aberta contradição com a doutrina católica tradicional.

Em um recente artigo publicado no L’Osservatore Romano, o dominicano de 79 anos afirmou que os “desejos” homossexuais, como todos os desejos, são “dados por Deus” e precisam de ser “educados” em vez de reprimidos.  “O ensino da Igreja já está evoluindo, renovado pela experiência vivida: os homossexuais já não são vistos apenas em termos de atos sexuais, mas como nossos irmãos e irmãs, que, segundo o Papa Francisco, podem ser abençoados.”

Dentro da sua própria ordem, o Pe. Radcliffe tem recebido críticas, por exemplo, pelo seu artigo publicado no The Tablet, intitulado “Can Gays Be Priests? (Os gays podem ser sacerdotes?)”.

The post Futuro Cardeal Timothy Radcliffe pede dispensa das vestes cardinalícias appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Sexta-feira da 28ª semana do Tempo Comum

SÃO LUCAS EVANGELISTA E MISSIONÁRIO (vermelho, glória, pref. dos apóstolos II – ofício da festa) Como são...

São Lucas – evangelista

Três breves notas nas cartas de são Paulo são as únicas notícias que a...

50 mil jovens peregrinam ao Santuário de Santa Teresa de los Andes no Chile

A peregrinação ao Santuário de Santa Teresa dos Andes, uma tradição no Chile realizada...

Rezar em casa pode ser crime na Escócia

Os moradores de Edimburgo receberam cartas alertando-os sobre possíveis consequências legais se suas atividades,...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...