Como parte da programação comemorativa, foi celebrada uma Santa Missa Solene com a abertura de uma Porta Santa e iniciado um Ano Jubilar.
Filipinas (06/11/2024 14:01, Gaudium Press) A Paróquia São Lourenço Diácono, localizada em Bangui, Ilocos Norte, Filipinas, pertencente à Diocese de Laoag, comemorou o 400º aniversário de sua fundação com a abertura da “Porta Santa” e uma Santa Missa.
A celebração eucarística foi presidida por Dom Renato Mayugba, Bispo de Laoag, e concelebrada por diversos sacerdotes e missionários que serviram a paróquia nos últimos anos. Como forma de dar início às atividades do Ano Jubilar, foi realizada a abertura de uma Porta Santa.
Uma Igreja que compartilha a luz de Cristo com todos
Em sua homilia, Dom Mayugba exortou aos fiéis locais para que sejam uma Igreja que compartilha a luz de Cristo com todos. Ele enfatizou que por quatro séculos, a presença de Cristo permanece entre eles através dos missionários que ajudam a fortalecer a Fé do povo em Bangui. “São os quatrocentos anos de misericórdia que emanam desta simples igreja, e esta é a razão pela qual estamos celebrando o ano do jubileu desta igreja”, afirmou.
Fundada pelos agostinianos no final da década de 1590, a igreja local de Bangui se tornou uma paróquia em 1624. Ao longo dos anos, esta paróquia também foi atendida por missionários da Congregação do Imaculado Coração de Maria e da Sociedade do Verbo Divino. Atualmente, é administrada pela comunidade religiosa dos Rogacionistas do Coração de Jesus.
Ano de Graça e indulgência plenária aos fiéis
A Penitenciária Apostólica da Santa Sé concedeu à Paróquia São Lourenço Diácono um Ano de Graça, iniciado no dia 31 de outubro de 2024 e que seguirá até o dia 31 de outubro de 2025. O rogacionista Padre John Francis Aberion, um dos atuais sacerdotes auxiliares da Paróquia, leu o decreto da Penitenciária Apostólica em latim, seguido de uma tradução para o inglês por Monsenhor Rey Magus Respicio, chanceler da Diocese.
Ao longo deste Ano de Graça, os fiéis e peregrinos poderão obter indulgência plenária cumprindo os tradicionais requisitos: confissão sacramental, sagrada comunhão e oração nas intenções do Papa. Os peregrinos também poderão receber indulgência plenária participando dos Ritos Jubilares da igreja, concluindo sua visita com a recitação do Pai Nosso, a Profissão de Fé e invocações à Bem-Aventurada Virgem Maria e a São Lourenço, Diácono e Mártir. (EPC)
The post Paróquia nas Filipinas comemora 400 anos de sua fundação appeared first on Gaudium Press.