InícioNotícias da IgrejaPapa almoçará com 1.300 pessoas carentes

Papa almoçará com 1.300 pessoas carentes

Published on

No dia 17 de novembro, será celebrado o 8° Dia Mundial dos Pobres. Com o lema “A oração dos pobres sobe a Deus”, o Papa convida a Igreja a sair e trabalhar ativamente pelos necessitados.

Foto: Vatican news/ Vatican media

Foto: Vatican news/ Vatican media

Redação (12/11/2024 12:34, Gaudium Press) O oitavo Dia Mundial dos Pobres será celebrado no dia 17 de novembro de 2024. Proposta pela primeira vez em 2017, a iniciativa foi fortemente promovida pelo Papa Francisco para incentivar a Igreja a “sair” de seus muros e encontrar a pobreza nas muitas formas em que ela se manifesta no mundo de hoje. Este ano, em vista do início do Jubileu Ordinário de 2025, o Papa escolheu como lema a passagem do Livro do Eclesiástico: “A oração dos pobres sobe até Deus” (cf. Sir 21, 5). O Santo Padre nos lembra que os pobres têm um lugar privilegiado no coração de Deus, que está atento e próximo a cada um deles. Deus ouve as orações dos pobres e, diante de seu sofrimento, fica “impaciente” até que lhes faça justiça.

Conforme a tradição, o Papa Francisco presidirá a Celebração Eucarística na Basílica de São Pedro às 10h. Antes da Santa Missa, ele abençoará simbolicamente 13 chaves, representando os 13 países onde a Aliança Famvin para os Sem-Teto (FHA), da Família Vicentina, construirá novas casas para pessoas desfavorecidas. Entre estes países está a Síria, cujas 13 casas serão financiadas diretamente pela Santa Sé como gesto de caridade para o Ano Santo.

Em seguida, na Sala Paulo VI, Francisco almoçará com 1.300 pessoas carentes. O almoço, organizado pelo Dicastério para o Serviço da Caridade, será oferecido este ano pela Cruz Vermelha Italiana e será animado por sua Banda Nacional. Ao final desta refeição, cada pessoa receberá uma mochila oferecida pelos Padres Vicentinos (Congregação da Missão), contendo alimentos e produtos de higiene pessoal.

O Ambulatório Mãe da Misericórdia, vinculado ao Dicastério para o Serviço da Caridade que oferece diariamente atendimento médico gratuito aos pobres e necessitados, estará aberto das 8h às 17h durante a semana de 11 a 16 de novembro. Serão realizados plantões médicos, atendimentos de medicina interna e vacinação contra a gripe, além de exames de sangue, coletas e curativos. Todos os serviços são gratuitos e destinados às pessoas em situação de pobreza, marginalização ou vulnerabilidade social; garantindo também medicamentos e terapias necessários. Haverá médicos de 18 especialidades diferentes.

O Dicastério para a Evangelização preparou um livro de subsídios pastorais, traduzido em seis idiomas, que está sendo oferecido ao povo de Deus para que, nas palavras de Dom Rino Fisichella: “o Dia Mundial possa representar um desafio permanente para as nossas comunidades estarem atentas e acolhedoras em relação aos mais necessitados e os que se encontram em dificuldades. Nessa jornada rumo ao Jubileu Ordinário de 2025, que a nossa atenção aos mais necessitados faça de todos nós peregrinos da esperança em um mundo que precisa ser iluminado pela presença da luz”.

Em sua mensagem”, acrescentou Dom Fisichella, ‘o Papa Francisco convida todos a aprender a rezar pelos pobres e a rezar com eles, com humildade e confiança’. O Dia Mundial dos Pobres é uma oportunidade para nos conscientizarmos da presença dos pobres em nossas cidades e comunidades e para entendermos suas necessidades. […] O Dia Mundial dos Pobres também é “uma oportunidade para lembrar de cada um deles e agradecer ao Senhor”.

Com informações Vatican news

The post Papa almoçará com 1.300 pessoas carentes appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Quinta-feira da 32ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) Chegue à vossa presença, Senhor, a minha oração; inclinai vosso...

São Serapião – mártir

O segundo século de cristianismo concluíra-se com uma breve pausa de tranquilidade após tantas...

Arquidiocese de Paris divulga detalhes sobre reabertura da Catedral de Notre-Dame

A cerimônia contará com a presença do Presidente francês, Emmanuel Macron, além de mais...

Missas nas catedrais marcarão o início do Jubileu de 2025

“Estabeleço que, no domingo 29 de dezembro de 2024, em todas as catedrais e...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...