Atualmente, a Igreja Católica na França possui em seu território um total de 176 Basílicas menores.
Boulogne – França (14/01/2025 16:39, Gaudium Press) A Igreja de Notre-Dame de Boulogne, localizada na cidade de Boulogne-Billancourt, a oeste de Paris, foi elevada à categoria de Basílica menor. A elevação desta Basílica é uma oportunidade para os paroquianos promoverem ainda mais a sua Fé e redescobrirem seu patrimônio histórico e arquitetônico.
Cerimônia de elevação contou com a presença do Núncio
A cerimônia de elevação do templo francês ocorreu no último domingo, 12 de janeiro, tendo sido presidida por Dom Matthieu Rougé, Bispo de Nanterre, na presença do núncio, Dom Celestino Migliore, representante do Sumo Pontífice na França. Cerca de 1500 fiéis testemunharam esse momento histórico.
Apresentado no dia 10 de maio de 2024, o pedido foi acatado pelo Papa Francisco no dia 29 de junho, através de um decreto assinado pelo Pontífice. Desta forma, a igreja Notre-Dame de Boulogne se tornou a 176ª Basílica menor da França.
Breve história da Igreja de Notre-Dame de Boulogne
A Igreja de Notre-Dame de Boulogne foi erguida por vontade do rei Filipe, o Belo (1268-1314), após ele retornar de uma peregrinação ao Santuário de Boulogne-sur-Mer, no norte de França, onde se sentiu marcado pela imagem milagrosa da Virgem que está ali exposta. O monarca francês decidiu então construir um Santuário no mesmo modelo, não muito longe de Paris.
Construída em 1319, a igreja foi restaurada no século XIX após os danos da Revolução. Atualmente, este templo mariano abriga uma imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus, de pé sobre um barco. Recentemente, Notre-Dame de Boulogne celebrou seus 700 anos. Foi iniciada uma obra de restauração, que deverá durar quatro anos, para devolver todo o esplendor a este local de culto.
Basílicas maiores e Basílicas menores
Existem dois tipos de Basílicas: as “maiores”, que são quatro, todas situadas em Roma: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros; e as “menores”, que já são quase duas mil e estão distribuídas em todo o mundo.
O título de Basílica menor só pode ser concedido pelo Papa, para recebê-lo, a igreja deve ser reconhecida como um centro de atividade litúrgica e pastoral, sobretudo para as celebrações da Eucaristia, da Reconciliação e dos outros sacramentos, “sendo exemplar quanto à preparação e desenvolvimento, fiel na observância das normas litúrgicas e com a ativa participação do povo de Deus”, como destaca o decreto Domus Ecclesiae. (EPC)
The post França: Igreja Notre-Dame de Boulogne elevada à categoria de Basílica menor appeared first on Gaudium Press.