“Todos podem entrar livremente na catedral”. No primeiro mês após sua reabertura, a Catedral de Notre-Dame recebeu um grande número de visitantes, superando o da Basílica de São Pedro, em Roma.
Redação (16/01/2025 09:47, Gaudium Press) Um mês após sua reabertura, mais de 800.000 pessoas visitaram a Catedral de Notre-Dame em Paris. “Nesse período, representa mais visitantes do que a Basílica de São Pedro, em Roma”, declarou a assessora de imprensa da catedral, Sybille Bellamy-Brown, à agência de notícias franceinfo nesta quarta-feira. Um terço desses visitantes veio por meio do sistema de reservas no site da Notre-Dame, ou seja, 10.000 entradas por dia. Dois terços dessas entradas foram feitas sem reserva. Essas proporções de visitantes permaneceram praticamente inalteradas no último mês. Em média, são 32 visitantes por minuto.
O principal grupo de turistas são os franceses, seguidos pelos americanos e italianos. Em seguida, vêm os alemães, mas também chineses, coreanos e japoneses.
Independentemente de você ter uma reserva ou não, a visita é gratuita. O sistema de reservas continua o mesmo. Para uma visita na sexta-feira, 60% das vagas são colocadas on-line 2 dias antes, depois, no próprio dia, apenas algumas horas antes de você entrar na catedral.
“Criamos um sistema que nos permite agilizar o acesso”, explica a responsável. “Nas últimas duas semanas, não houve filas. É fácil entrar e temos o mesmo número de pessoas no final do dia”.
São 29.000 visitantes por dia, e até 30.000 nos fins de semana e nas noites de quinta-feira. Em média, 32 visitantes entram e saem da catedral a cada minuto. Esses números são próximos aos do museu do Louvre”, comenta Sybille Bellamy-Brown.
O visitante permanece na catedral por 32 minutos, ou até uma hora e meia quando se assiste a uma missa. “Quando há uma celebração, rapidamente se chega a 2.500 visitantes. A capacidade máxima para uma visita de conforto foi definida em 2.700.” No início de janeiro, cerca de 50.000 hóstias haviam sido distribuídas.
The post Catedral de Notre-Dame de Paris: 800.000 visitantes em um mês, 32 pessoas por minuto appeared first on Gaudium Press.