Após ter se recuperado, um dos fiéis gritou “Viva o Papa!” e em seguida todos os presentes aplaudiram, manifestando carinho pelo Pontífice.
Cidade do Vaticano (03/02/2025 10:39, Gaudium Press) No último sábado, 1º de fevereiro, o Papa Francisco deu um grande susto nos fiéis e peregrinos que o aguardavam para a Audiência Jubilar na Sala Paulo VI, no Vaticano. No momento em que entrava no auditório, o cabo da bengala do Santo Padre quebrou, fazendo com que ele se desequilibrasse.
O Pontífice não chegou a cair e nem a se machucar, porém ele teve que ser auxiliado por duas pessoas para seguir seu trajeto até onde se sentaria para presidir a audiência, que ocorreu tranquilamente, sem novos incidentes. Após ter se recuperado, um dos fiéis gritou “Viva o Papa!” e em seguida todos os presentes aplaudiram, manifestando carinho pelo Pontífice.
Duas quedas nos últimos dois meses
A saúde do Papa Francisco tem sido acompanhada com muito cuidado por toda a Igreja Católica. O Pontífice tem utilizado com frequência uma cadeira de rodas ou bengala para se locomover. Isso acontece por conta de problemas em seus joelhos. O histórico de suas quedas é preocupante, nos últimos dois meses ele caiu duas vezes.
No dia 7 de dezembro, o Santo Padre bateu o queixo em sua mesa de cabeceira, esta aparente queda lhe causou um grande hematoma. Já em janeiro, o Pontífice sofreu outra queda em sua residência, na qual machucou o antebraço direito. Apesar de não ter fraturado nenhum osso, seu braço foi imobilizado para prevenir um agravamento do ferimento.
Problemas de saúde do Papa Francisco
No ano passado, o Pontífice enfrentou crises de bronquite e chegou a cancelar audiências por estar gripado. Em 2023, Francisco foi hospitalizado ao menos três vezes, em uma das internações, realizou uma cirurgia abdominal. No mesmo ano, cancelou uma viagem que faria aos Emirados Árabes por conta de uma inflamação no pulmão.
Aos 88 anos de idade, Francisco afirmou no ano passado que uma eventual renúncia é uma “hipótese distante”, pois não vê razões sérias para pensar em desistir e acredita ter saúde suficiente para continuar no cargo. Apesar disso, em 2022 ele revelou ter deixado uma carta de renúncia assinada, caso seja impedido de desempenhar suas funções por conta de sua saúde. (EPC)
The post Papa Francisco tropeça após bengala quebrar em audiência no Vaticano appeared first on Gaudium Press.