InícioNotícias da IgrejaBispos dos EUA processam governo Trump por ter congelado o financiamento para...

Bispos dos EUA processam governo Trump por ter congelado o financiamento para refugiados

Published on

Após discussões sobre migração, o episcopado americano enfrenta agora o governo sobre a ajuda aos refugiados.

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Redação (20/02/2025 15:54, Gaudium Press) A Conferência Episcopal Católica dos Estados Unidos (USCCB) está movendo uma ação judicial contra o governo Trump devido ao que consideram ser uma suspensão ilegal do financiamento para programas de refugiados nos Estados Unidos.

Ao assumir o cargo no mês passado, o presidente Donald Trump emitiu ordens executivas abrangentes que, entre outras medidas, determinaram o congelamento de fundos e subsídios de assistência estrangeira, pois a Casa Branca deseja eliminar iniciativas de esquerda em programas financiados pelo governo federal.

As determinações resultaram em uma torrente de contestações jurídicas de defensores e entidades sem fins lucrativos, alegando que o congelamento dos fundos é ilegal.  Outras organizações, como o Catholic Charities, solicitaram ao governo Trump a reavaliação do congelamento, citando o “cuidado crucial” que o financiamento ajuda a fornecer.

Em sua ação judicial, apresentada na terça-feira no tribunal distrital dos EUA, em Washington, D.C., a USCCB observa que trabalhou com o Bureau de População, Refugiados e Migração do Departamento de Estado dos EUA por “quase meio século” a fim de auxiliar no reassentamento de refugiados nos EUA.

O departamento de refugiados destinou “cerca de US$ 65 milhões em verbas federais” à USCCB e suas afiliadas para serviços aos refugiados, afirmam os bispos em seu processo. No entanto, em 24 de janeiro, o Departamento de Estado suspendeu o financiamento “sem aviso prévio”, enviando aos bispos uma “carta de duas páginas” comunicando a suspensão.

Segundo os bispos, os resultados da suspensão foram “devastadores”: “milhões de dólares em reembolsos pendentes e não pagos por serviços já prestados aos refugiados”, além de “milhões adicionais a cada semana”.

“A USCCB já foi forçada a demitir 50 funcionários”, diz o processo. “Ela enfrenta danos irreparáveis aos seus programas de reassentamento de refugiados de longa data e à sua reputação e relacionamento com seus sub-beneficiários e com as populações de refugiados que atende.”

Por sua vez, os sócios downstream também foram forçados a demitir funcionários, e os refugiados que já estão nos EUA “poderão em breve ficar sem apoio”.

Os bispos argumentam que o congelamento do financiamento viola a Lei de Procedimento Administrativo federal, que supervisiona como as agências federais administram regras e processos. O congelamento também viola a separação de poderes de acordo com a Constituição dos EUA. Em seu processo, os bispos pedem ao tribunal que anule a suspensão do financiamento e impeça o governo federal de implementá-la.

No início deste mês, o Serviço Jesuíta para Refugiados declarou que mais de 100.000 refugiados em todo o mundo serão prejudicados pelo congelamento do financiamento de Trump. A suspensão resultará em uma “paralisação total do trabalho” para a organização católica.

Em janeiro, os bispos dos EUA pediram aos católicos que entrassem em contato com seus representantes no Congresso e solicitassem a retomada do financiamento de assistência externa após o congelamento anunciado pela Casa Branca.

A pausa “será prejudicial para milhões de nossas irmãs e irmãos que precisam de acesso à assistência humanitária, de saúde e de desenvolvimento que salva vidas”, afirmaram os bispos.

Com informações CNA

The post Bispos dos EUA processam governo Trump por ter congelado o financiamento para refugiados appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Papa Francisco não está fora de perigo, afirma equipe médica

Após uma semana de internação, os médicos convocaram uma coletiva de imprensa para apresentar...

Quatro sacerdotes e quatro diáconos ordenados em Angola

“Não permitam que nada lhes roube o tempo para a reflexão pessoal e o...

São Pedro Damião – bispo e doutor da Igreja (memória facultativa)

O poeta Dante Alighieri coloca são Pedro Damião no céu de Saturno, no XXI...

Sexta-feira da 6ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) Sede para mim um Deus protetor e um lugar de...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...