A demanda é tão grande que durante duas semanas de junho, o escritório de caridade papal teve que suspender os pedidos online porque não era possível atender aos inúmeros pedidos.
Cidade do Vaticano (01/08/2025 12:55, Gaudium Press) O Cardeal polonês Konrad Krajewski, responsável pelas atividades de caridade do Vaticano e pela concessão de certificados de bênção, revelou em entrevista à Catholic News Agency, que houve um aumento nos pedidos de bênçãos ao novo Papa.
Segundo o purpurado, somente no primeiro mês de pontificado de Leão XIV o aumento foi de 30%. Em junho, a Santa Sé concedeu 20 mil pedidos de bênçãos papais, número acima da média. Para se ter uma ideia, durante um mês típico é comum que sejam emitidos entre 12 a 15 mil pergaminhos.
Fila quilométrica e suspensão de pedidos online
O Cardeal afirmou ainda que o entusiasmo dos católicos pelo novo Pontífice é tão grande que, em maio, quando o escritório reabriu suas portas após a eleição do novo Papa, uma fila quilométrica foi formada do lado de fora do prédio, descendo a rua e indo quase além do Portão de Sant’Anna, no Vaticano.
Na ocasião, a demanda foi tão grande que, durante duas semanas de junho, o escritório de caridade papal teve que suspender os pedidos online porque não era possível atender aos inúmeros pedidos que não paravam de chegar. Foi algo que “nunca aconteceu na história. Todos queriam a bênção do novo Papa”.
Explicando o significado da bênção papal, Krajewski destaca que ao pendurá-la na parede de suas casas, os católicos se sentem mais confiantes para superar momentos difíceis. O purpurado a comparou com o beijo de uma mãe no joelho machucado de seu filho. O gesto não tira a dor e o sofrimento, porém pode dar uma sensação de conforto e proximidade. Além disso, a bênção apostólica ajuda os fiéis a se sentirem “fortemente unidos ao pontífice, que representa Nosso Senhor Jesus Cristo”.
Arrecadação de fundos para obras de caridade
Esses certificados são emitidos pelo Vaticano desde o final do século XIX, sendo uma prática tradicional que combina devoção com arrecadação de fundos para obras de caridade. A única forma de solicitar o pergaminho é pela internet ou pessoalmente no escritório de caridade papal na Cidade do Vaticano.
Após ser recebido, o pedido de bênção leva entre duas a três semanas para ser processado e ficando pronto para ser retirado ou enviado pelo correio. Parte dos certificados é escrito à mão, mas a maioria é impressa por um computador. Entretanto, todos os contêm alguns elementos desenhados à mão, como a primeira letra de certas palavras.
O valor cobrado por cada certificado de bênção é entre US$ 23 e US$ 35. O lucro dessas “doações” é totalmente direcionado para financiar a luta contra a pobreza, a guerra ou desastres. “Somos os primeiros socorros do Papa Leão. Quando algo acontece no mundo, [nós somos] os primeiros socorros… a ambulância que corre para ajudar”, concluiu. (EPC)
The post Cresce o interesse por Bênçãos Papais no início do Pontificado de Leão XIV appeared first on Gaudium Press.