No total, as Filipinas possuem 24 Basílicas menores, título que representa um vínculo entre a instituição e o Papa.
Filipinas – Ilocos Sul (21/08/2025 14:10, Gaudium Press) A Paróquia de Nossa Senhora da Assunção em Santa Maria, Ilocos Sur, celebrou um marco histórico no dia 15 de agosto: a declaração formal deste templo católico como Basílica Menor. Este edifício religioso se tornou a segunda Basílica da província, a primeira é a de São Nicolau de Tolentino, em Sinait.
A cerimônia que oficializou o título foi presidida pelo Núncio Apostólico nas Filipinas, Dom Charles John Brown, durante uma liturgia eucarística concelebrada por Dom Marlo Peralta, Arcebispo de Nueva Segovia; Dom David William Antonio, Bispo de Ilagan; entre outros Bispos e sacerdotes.
Sob a sombra de Pedro e o manto de Maria
Diante de milhares de fiéis leigos e devotos marianos, Dom Brown explicou que o título de Basílica Menor significa um vínculo mais próximo entre a igreja local e o Papa, simbolizando a comunhão com a Igreja universal. O prelado destacou o umbraculum, tradicional insígnia de uma Basílica, como símbolo de unidade com a Santa Sé.
O Núncio também refletiu sobre a elevada localização da igreja como um símbolo da proteção maternal de Nossa Senhora. Em seguida, compartilhou que os núncios papais possuem um anel com a inscrição em latim ‘Sub umbra Petri’ (“Sob a sombra de Pedro”). “Vocês agora estão sob a sombra de Pedro e o manto de Maria”, afirmou.
A elevação não é uma recompensa, mas um chamado à missão
Ele também incentivou os peregrinos a visitarem a Basílica recém-designada, recordando que, por este ato, eles podem receber indulgência plenária. Segundo Dom Brown, este reconhecimento da Santa Sé reflete a duradoura devoção do povo a Cristo e à sua Mãe Santíssima.
Em sua homilia, Dom David William Antonio garantiu que a elevação não é uma recompensa, mas um chamado à missão, e exortou aos fiéis para que façam da Basílica um lugar sagrado e um centro de oração e liturgia, para que quem entre sinta a misericórdia e a compaixão de Cristo.
Breve história da Igreja de Nossa Senhora da Assunção
Construída no ano de 1765 pelos agostinianos, esta igreja foi declarada paróquia independente em 1769 sob o patrocínio de Nossa Senhora da Assunção. A torre do sino, adicionada durante uma reforma em 1810, foi concluída com um sino no ano seguinte.
A igreja e seu convento se tornaram um centro missionário para os agostinianos a partir do ano de 1822, servindo como base para o alcance de cidades próximas, incluindo Pidigan e La Paz, na província de Abra.
No ano de 1993, este templo foi designado Patrimônio Mundial da UNESCO como parte das Igrejas Barrocas das Filipinas. E em agosto de 2022, o Arcebispo Marlo Peralta elevou a igreja ao status de Santuário Arquidiocesano. No total, as Filipinas possuem 24 Basílicas menores, título que representa um vínculo entre a instituição e o Papa. (EPC)
The post Filipinas: Igreja de Nossa Senhora da Assunção é formalmente declarada Basílica Menor appeared first on Gaudium Press.