A exposição, que irá até o dia 25 de janeiro, reúne mais de 140 obras do Beato Angélico, algumas nunca antes exibidas em público.
Florença – Itália (10/10/2025 11:16, Gaudium Press) Mais de 140 obras do Beato Angélico, algumas nunca antes exibidas em público, incluindo pinturas, desenhos, esculturas e miniaturas de museus, igrejas e bibliotecas do mundo todo, estarão expostas até o dia 25 de janeiro entre o Museu de São Marcos e o Palazzo Strozzi, em Florença. Em apenas uma semana, a exposição já recebeu mais de dez mil visitantes.
Carl Brandon Strehlke, curador emérito do Museu de Arte da Filadélfia, afirmou estar impressionado pelo fato de ter conseguido reunir quase 150 obras do Beato Angélico. “Ao lado de obras-primas renomadas, há pinturas raramente vistas, graças a setenta empréstimos excepcionais. Vê-las juntas é realmente impressionante”.
Há uma grande necessidade de beleza no mundo
Ele também manifestou a alegria por ver tantas pessoas apreciando as pinturas de Fra Angelico. “Ele morreu há quase seiscentos anos, mas ainda há um grande desejo de contemplar suas belas pinturas. Por quê? Elas tocam a todos! As cores e o dourado com que o pintor narra as histórias dos Santos, a vida de Nossa Senhora e a Paixão e Ressurreição de Cristo, tocam a alma. Há algo inefável, mas também profundamente humano, nas pinturas expostas”.
“Neste momento, o mundo está em apuros e há uma grande necessidade de beleza. Beato Angelico acalma toda ansiedade e sacia a sede pelo infinito inerente a cada coração humano. Sua luz é natural, mas também sagrada e divina. Suas pinturas convidam à oração e à meditação e são uma fonte de inspiração para a arte contemporânea, mesmo a arte não figurativa”, comentou.
Conhecimento ampliado sobre o Beato Angélico e suas obras
A última grande exposição desse gênero ocorreu no ano de 1955. “As pesquisas técnicas e as restaurações realizadas ao longo dos últimos setenta anos ampliaram nosso conhecimento sobre Beato Angelico, sua técnica e sua colaboração com outros artistas”. Ao longo desse período, “também identificamos mais algumas obras e descobrimos detalhes que antes desconhecíamos”.
Esta exposição só foi possível graças a um rico catálogo publicado pela Marsilio Arte, que estabelece um diálogo entre Fra Angelico e os grandes mestres de seu tempo. A mostra também conta com a participação de obras de instituições prestigiosas como o Louvre, a Gemäldegalerie, o Metropolitan Museum of Art de Nova York, a National Gallery de Washington, os Museus do Vaticano, a Alte Pinakothek e o Rijksmuseum. (EPC)
The post Obras do Beato Fra Angelico são expostas em Florença appeared first on Gaudium Press.