Home / Notícias da Igreja / Basílica de São Pedro: outra profanação no Altar da Confissão

Basílica de São Pedro: outra profanação no Altar da Confissão

Um homem desconhecido conseguiu chegar ao Altar da Confissão e cometeu um ato obsceno diante dos olhares incrédulos de centenas de visitantes.

960px Baldaquin Bernin Saint Pierre Vatican

Redação (12/10/2025 11:15, Gaudium Press) Um homem conseguiu escapar de todos os controles de segurança, subiu os degraus que levavam ao Altar da Confissão e urinou no local mais sagrado da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Centenas de fiéis atônitos testemunharam a cena. Alguns, com o celular na mão, conseguiram filmar o abominável episódio. A polícia à paisana presente na Basílica deteve o indivíduo e o retirou do Altar, localizado acima do Túmulo do Apóstolo Pedro.

profanacaoO fato aconteceu por volta das 9h da manhã de sexta-feira, 10 de outubro, diante dos fiéis que rezavam durante a visita do Jubileu 2025 a uma das basílicas onde se encontra a Porta Santa.

A profanação provocou consternação entre os presentes e levantou novas questões sobre a segurança e o controle de acesso em um dos lugares mais sagrados do Catolicismo.

A notícia — segundo relatos — chegou ao Papa Leão, que expressou choque e pesar pelo ocorrido, um episódio que representa um ultraje à sacralidade do local, o coração da fé católica, e ofende milhões de fiéis em todo o mundo.

Esta não é a primeira vez que profanações semelhantes ocorrem na Basílica de São Pedro; são atos de vandalismo que visam ofender não apenas os católicos, mas também os turistas que visitam a basílica pelas inúmeras obras de arte que ela abriga.

Em fevereiro passado, por exemplo, um homem subiu no Altar da Confissão e atirou ao chão a toalha branca do altar e os candelabros. Também naquela ocasião, a gendarmaria do Vaticano interveio e o prendeu.

The post Basílica de São Pedro: outra profanação no Altar da Confissão appeared first on Gaudium Press.