Home / Notícias da Igreja / Pontifícia Universidade Gregoriana promove simpósio sobre São John Henry Newman

Pontifícia Universidade Gregoriana promove simpósio sobre São John Henry Newman

O evento será realizado no dia 31 de outubro, véspera da proclamação do teólogo inglês como Doutor da Igreja pelo Papa Leão XIV.

1080px JHNewman

Roma – Itália (23/10/2025 10:30, Gaudium Press) A Pontifícia Universidade Gregoriana está promovendo um simpósio acadêmico intitulado ‘São John Henry Newman. Doutor da Igreja Universal: Sua relevância hoje’. O evento será realizado no dia 31 de outubro, véspera da proclamação do teólogo inglês como Doutor da Igreja pelo Papa Leão XIV.

Centro Internacional dos Amigos de Newman

Este simpósio ocorrerá graças a colaboração do Centro Internacional dos Amigos de Newman com a Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Gregoriana, o Nicola Center da Universidade de Notre Dame e o National Institute of Newman Studies (EUA).

O encontro contará com a participação de diversos especialistas, provenientes de diversos países, que ilustrarão a importância, a relevância e a profundidade do pensamento do santo inglês, além da atualidade de sua figura.

Mais de vinte palestrantes especialistas

O simpósio, que está programado para ser realizado das 9h às 18h30, será dividido em quatro sessões em inglês e italiano, com tradução simultânea. O Cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, estará presente.

Ao longo do evento, mais de vinte palestrantes especialistas analisarão a figura e a obra de São John Henrique Newman à luz de diversos temas, como o desenvolvimento da Doutrina, a eclesiologia, a sinodalidade, o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, a educação, a pregação e a nova evangelização.

Breve biografia de São John Henry Newman

John Henry Newman nasceu em Londres no dia 21 de fevereiro de 1801. Seu pai era banqueiro e sua mãe pertencia a uma família de fabricantes de papel. Em 1816, o banco do seu pai entrou em falência por conta das guerras napoleônicas e Newman ficou gravemente doente, o que foi algo providencial. Tempos depois, se tornou protestante, chegando a dizer que o Papa era o anticristo. Em 1824, foi ordenado sacerdote da Igreja Anglicana, onde serviu durante alguns anos como pároco de St. Clement, em Oxford.

No final de 1827, sofreu uma espécie de colapso nervoso, provocado pelo excesso de trabalho e pelos problemas econômicos da família, ao que se somou a morte súbita da sua irmã mais nova. Pouco depois, nas férias de 1828, começou a ler as obras dos Padres da Igreja. Entrou para o Movimento de Oxford, que tentava demostrar que a Igreja Anglicana descendia dos apóstolos. Isso o levou a refletir sobre a Igreja Católica e assumir uma posição cada vez mais próxima da comunhão com Roma. Em 1842, retirou-se à cidade de Littlemore, onde viveu como um monge austero junto com um pequeno grupo de seguidores.

Em 1843, retratou-se formalmente das suas declarações contra a Igreja Católica e em setembro do mesmo ano, pregou o seu último sermão como anglicano. Dois anos depois, em 1845, converteu-se ao catolicismo, sendo ordenado sacerdote da Igreja Católica em Roma no dia 1º de junho de 1847. Fundou o Oratório de São Felipe Neri e foi criado Cardeal em 15 de maio de 1879, embora não fosse Bispo. Faleceu no dia 11 de agosto de 1880, sendo beatificado pelo Papa Bento XVI em 19 de setembro de 2010 e canonizado pelo Papa Francisco em 13 de outubro de 2019. (EPC)

The post Pontifícia Universidade Gregoriana promove simpósio sobre São John Henry Newman appeared first on Gaudium Press.