InícioNotícias da Igreja“A lei da República está acima da Lei de Deus” afirma Ministro...

“A lei da República está acima da Lei de Deus” afirma Ministro do Interior da França

Published on

O Bispo de Bayonne responde.

Redação (25/02/2021 12:26, Gaudium Press) Exatas são as palavras que Veronica Jacquier recolheu do Mons. Marc Aillet, Bispo de Bayonne – França, para France Catholique, após o fim da revisão, na Assembleia Nacional, do projeto de lei “que confirma o respeito aos princípios da República”; um texto que altera substancialmente a lei de 9 de dezembro de 1905, a qual regulamenta a separação entre Igreja e Estado.

Na opinião do Mons. Aillet, o texto do projeto de lei ataca seriamente a liberdade de consciência. Vejamos.

Veronica Jacquier perguntou a opinião do Bispo de Bayonne sobre a declaração do ministro do Interior francês, Gérald Darmanin – no contexto da discussão do projeto – ao afirmar que os crentes deveriam considerar a lei da República superior à Lei de Deus.

“Sem dúvida é o islamismo que está sendo visado aqui, responde Mons. Aillet, na medida em que defende a aplicação em nosso país da “sharia”, que o Islã reivindica como uma lei divina, impondo-se a todos os muçulmanos do Estado. Deve-se dizer que, no Islã, a política e a religião estão totalmente imbricadas. Contudo, quando, sob o fogo das críticas, ele assume plenamente seus propósitos, o Ministro do Interior parece estendê-la a todas as religiões. Rompendo com a neutralidade do Estado, ela nos conduziria desse modo a passar de um regime de separação para um regime de subordinação”, diz o bispo de Bayonne.

“Afirmações inaceitáveis”

“Nesse sentido, essas afirmações são inaceitáveis porque simplesmente levam a negar a liberdade de consciência. De fato, se Deus existe, o que um considerável número de cidadãos acredita, todas as religiões misturadas, sua lei não pode ser submetida à República, sob o risco de ser um entrave à liberdade de consciência, já garantida pela Constituição e pelo discurso oficial. Para nós, católicos, a lei de Deus está inscrita na consciência do homem, ela não se substitui à lei humana, mas se constitui no seu fim último.”

“Considerar a lei da República como ‘superior’ à lei de Deus: no que isso é perigoso?”, pergunta Jacquier.

Responde o prelado:

“A República é essencialmente um modo de organização do poder político, que hoje coincide geralmente com a democracia. Mas aqui ela se tornaria uma espécie de hipóstase, até mesmo uma verdadeira “deusa” que poderia impor aos cidadãos uma ideologia totalizante da vida deles. Ora, a República não pode, de forma alguma, abarcar a totalidade da vida humana sem atentar gravemente contra suas liberdades fundamentais.”

“O fim último da sociedade humana é o bem comum, ou seja, o conjunto de condições sociais, econômicas e culturais que permitem precisamente a cada um procurar seu fim último, o qual transcende toda as formas de organização social e ultrapassa necessariamente o horizonte da sociedade política.”

“Essa atitude é reveladora de uma cultura marcada por uma espécie de humanismo imanentista fechado à transcendência, onde o Estado pretende reger toda a vida dos cidadãos, sob o risco de trancá-los definitivamente dentro dos limites da cidade terrena. Mas também de uma concepção positivista da lei onde a apreciação do bem e do mal dependeria da arbitrariedade única do Príncipe ou de uma maioria democraticamente eleita. O venerável Pio XII denunciou esse positivismo jurídico como um “erro que está na base do absolutismo do Estado e que equivale a uma deificação do próprio Estado” (Discurso ao Tribunal da Rota, 13 de novembro de 1949)”.

Com informações France Catholique

The post “A lei da República está acima da Lei de Deus” afirma Ministro do Interior da França appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Conceito de ‘família’ poderá ser alterado com a atualização do Código Civil

Segundo diversas entidades juristas católicos, caso as mudanças propostas sejam aprovadas, haverá um impacto...

No próximo domingo, a Igreja celebra o 61º Dia Mundial das Vocações

A Igreja Católica Universal celebrará o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo...

Papa nomeia o pároco Gherardo Gambelli como Arcebispo de Florença

Depois de 16 anos no cargo, o Papa Francisco aceitou a renúncia do Cardeal...

Cardeal Arcebispo de Nova York sob as bombas do Irã

O Cardeal Dolan havia planejado a viagem a Jerusalém antes de 7 de outubro...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...