InícioNotícias da IgrejaAbadia Beneditina da Áustria celebra 950 anos de aniversário

Abadia Beneditina da Áustria celebra 950 anos de aniversário

Published on

A Abadia Beneditina de Admont celebrou 950 anos de fundação e para celebrar um marco tão importante, o aniversário será comemorado ao longo de todo o ano de 2024

Abadia de Admont wikipedia mencionar autor

Abadia Beneditina de Admont. Foto de Ot.

Redação (22/03/2024, 15:30, Gaudium Press) Uma cerimônia e uma Missa Solene foram celebradas na última terça-feira, 19 de março, para comemorar o notável marco do 950º aniversário do mosteiro beneditino de Admont, na região austríaca da Estíria.

Dom Gerhard Hafner, o abade do mosteiro beneditino quase milenar, presidiu a celebração e destacou valores importantes como a humildade e a gratidão, além de aspectos importantes da história da abadia.

Santa Emma, fundadora da Abadia de Admont

A Abadia Beneditino de Admont foi fundado em 1074 pelo Arcebispo de Salzburgo Gebhard de Salzbourg. Contudo, a construção do mosteiro só foi possível graças à doação de Santa Emma von Gurk, condessa de Friesach-Zeltschach, que ordenou a construção de um mosteiro em suas terras e por isso é considerada a fundadora da abadia.

Santa Emma era uma das mulheres mais ricas do seu tempo e usava de sua fortuna para ajudar os pobres e erigir igrejas. Falecida em 1045 e sepultada na catedral de Gurk, por mais de 300 anos sua sepultura foi local de peregrinação de fiéis da Áustria e da Eslovênia. Ela foi beatificada em 1287, contudo sua canonização só foi realizada quase 900 anos após sua morte em 1938 pelo Papa Pio XI.

Os primeiros monges do recém-criado mosteiro de Admont, em 1074, vieram da Abadia Beneditina de São Pedro e desde então a tradição monástica beneditina foi ininterrupta no mosteiro que celebra quase mil anos de existência.

Contribuição artística e exposição história sobre a abadia

Durante a celebração da última terça-feira, Dom Hafner destacou a contribuição cultural da Abadia de Admont, especialmente seu compromisso com a arte contemporânea, que tem sido ressaltada nos últimos anos. Ele enfatizou a importância de promover a arte e a cultura, especialmente em uma era histórica marcada pelo materialismo e pelo lucro.

Para celebrar os 950 anos da fundação, a Abadia de Admont vai comemorar a data ao longo de todo o ano de 2024. Como parte das celebrações, foi inaugurada uma exposição especial no museu do mosteiro intitulada “950 anos de um Mosteiro Vivo”.

A exposição é uma trajetória histórica através dos principais eventos vividos pela Abadia ao longo, bem como da vida dos monges que passaram pelo mosteiro e tornaram possível a história desses nove séculos de existência.

Programação de eventos pelos 950 anos

Além da exposição histórica, outros eventos estão programados para celebrar a data, tais como concertos musicais, palestras sobre a história do mosteiro e sobre a vida do Arcebispo Gebhard de Salzburgo, e celebrações contando com a participação de membros da hierarquia da Igreja. Um site foi especialmente criado para a celebração dos 950 anos da Abadia e que resume um pouco da história e dos eventos comemorativos ao longo de 2024.

A celebração dos 950 anos contou com a presença de autoridades civis, como o governador da Estíria, Christopher Drexler, e o ministro da Educação, Martin Polaschek, que parabenizaram a abadia pelo aniversário e elogiaram o compromisso dos monges com a arte, a cultura e a sociedade. (FM)

The post Abadia Beneditina da Áustria celebra 950 anos de aniversário appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Arquidiocese de São Paulo promove peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida

Esta é a 123ª edição do evento, que seguirá o lema “Maria, vem conosco...

6 em cada 10 católicos nos EUA são a favor do “direito ao aborto”

O centro de pesquisa Pew Research já havia identificado um grande número de católicos...

Prelado ortodoxo é apunhalado em igreja na Austrália

Um prelado da Igreja Ortodoxa Assíria foi esfaqueado nesta segunda-feira em Sydney, Austrália, enquanto...

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...