InícioNotícias da IgrejaAcusado de forçar conversão de hindus, sacerdote católico é libertado de prisão...

Acusado de forçar conversão de hindus, sacerdote católico é libertado de prisão na Índia

Published on

Após mais de um mês de detenção após ser acusado de violar a rigorosa lei anti-conversão no norte da Índia, um sacerdote e mais onze outras pessoas foram soltas após pagar fiança

indian flag g956642ce0 640

Redação (14/03/2024 13:10, Gaudium Press) Após mais de um mês de detenção após ser acusado de violar a rigorosa lei anti-conversão no norte da Índia, um sacerdote e mais onze outras pessoas foram autorizadas a pagar fiança. A notícia foi anunciada pelo Bispo Dom Gerald John Mathias, da Diocese de Lucknow.

O padre Dominic Pinto, da diocese de Lucknow, e outros 10 cristãos receberam fiança concedida pelo tribunal do distrito de Barabanki, em Uttar Pradesh, no último dia 12 de março.

O grupo foi detido no dia 5 de fevereiro pela polícia do distrito. O sacerdote e mais as outras 10 pessoas foram acusadas de promoverem e forçarem a conversão de 200 indivíduos hindus, o que é um crime no estado depois da promulgação da lei de anti-conversão de Uttar Pradesh de 2021.

A detenção ocorreu após uma denúncia de um ativista hindu de direita. Ele informou a polícia que uma reunião de oração era, na realidade, uma atividade de conversão em massa de hindus mais pobres.

A reunião foi organizada por um grupo protestante que alugou o lugar, o centro pastoral, onde o sacerdote católico Dominic Pinto é o diretor. O Padre Pinto, diretor do centro pastoral diocesano, foi preso mesmo não estando presente na reunião. O porta-voz da diocese denuncia um caso arquitetado.

O caso suscitou novamente críticas contra a lei de anti-conversão, frequentemente utilizada pelo partido nacionalista hindu, Bharatiya Janata Party (BJP), para acusar e aprisionar membros das minorias religiosas do país.

O grupo ecumênico Fórum Cristão Unido, que registra atos de perseguição contra cristãos na Índia, informou que, de janeiro a novembro de 2023, o estado de Uttar Pradesh registrou 287 dos 687 ataques anti-cristãos no país. Os cristãos representam apenas 0,18% da população do estado, que é majoritariamente hindu e tem mais de 200 milhões de habitantes. (FM)

The post Acusado de forçar conversão de hindus, sacerdote católico é libertado de prisão na Índia appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Santa Ludovina

Na Holanda, Santa Ludovina, cuja memória é celebrada no dia 14 de abril, suportou...

Atentado de Anagni

O Rei Felipe, o Belo, neto de São Luís IX, promoveu contra o Papa...

Mosteiro europeu sem falta de vocações

Atualmente, quase 100 monges residem no mosteiro cisterciense de Heiligenkreuz, localizado ao sul de...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...