InícioNotícias da IgrejaAlemanha: poucos cristãos leem a Bíblia

Alemanha: poucos cristãos leem a Bíblia

Published on

Segundo uma pesquisa, apenas uma pequena parcela da população alemã lê a Bíblia regularmente, mas muitas pessoas acham seu conteúdo interessante.

aaron burden J2XuOsy4mJE unsplash

 

Redação (30/06/2023 15:17, Gaudium Press) Foi divulgado ontem, 29 de junho, o resultado de um estudo realizado em 2022, na Alemanha, por teólogos da Universidade de Leipzig que entrevistaram um total de 1209 pessoas com e sem laços com a Igreja (católica e protestante), como parte de seu projeto Múltiplo Uso da Bíblia na Sociedade Moderna. Este estudo foi dirigido pelo sociólogo de religião Prof. Dr. Gert Pickel e Prof. Dr. Alexander Deeg do Instituto de Teologia Prática da Universidade de Leipzig, que questionaram sobre a posse, uso e compreensão da Bíblia.

Apenas 30% dos alemães usam a Bíblia pelo menos uma vez por ano; 1,6% a leem diariamente e 3,2% semanalmente. Pouco mais da metade tem um exemplar impresso da Bíblia em suas casas, mas formatos digitais e derivados bíblicos também são usados. Os formatos digitais não substituíram a Bíblia impressa. De acordo com o estudo, cerca de 11% geralmente leem a Bíblia em formato e-book, em um aplicativo ou em sites na Internet. A Bíblia em áudio é usada com frequência, especialmente, por entrevistados mais idosos (9%).

No entanto, 40% das pessoas sem afiliação religiosa acham o conteúdo bíblico interessante. Em comparação com 2014, a proporção de leitores da Bíblia não diminuiu, mas sim a frequência de uso, afirma Deeg. “Vemos que o número de não-leitores é alto”, acrescenta Pickel, “Fiquei surpreso com o uso relativamente baixo da Bíblia entre católicos e protestantes”. A razão dada era geralmente a falta de relevância pessoal da Bíblia para suas vidas. De fato, 80% dos não-leitores disseram não ver razão para ler a Bíblia.

Porém, o estudo mostra que “a Bíblia como patrimônio cultural é importante para a sociedade”, explicou Pichel. Os leitores da Bíblia são predominantemente da opinião de que este livro em particular ainda tem algo a dizer a eles hoje e que as reivindicações da Bíblia certamente podem ser transferidas para os dias atuais. Ou seja, 90% dos leitores da Bíblia e 63% dos que não a leem acreditam que a Bíblia oferece normas e valores centrais para a sociedade. E 46% dos leitores da Bíblia acreditam que a política deve ser baseada na Bíblia.

Pickel destacou que as pessoas tomam contato com a Bíblia geralmente entre os 4 e 14 anos, principalmente no ensino religioso, nos cultos da igreja e na preparação para a Primeira Comunhão e o Crisma, por influência dos pais e avós.

Com informações Universität Leipzig

The post Alemanha: poucos cristãos leem a Bíblia appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Arquidiocese de São Paulo promove peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida

Esta é a 123ª edição do evento, que seguirá o lema “Maria, vem conosco...

6 em cada 10 católicos nos EUA são a favor do “direito ao aborto”

O centro de pesquisa Pew Research já havia identificado um grande número de católicos...

Prelado ortodoxo é apunhalado em igreja na Austrália

Um prelado da Igreja Ortodoxa Assíria foi esfaqueado nesta segunda-feira em Sydney, Austrália, enquanto...

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...