InícioNotícias da IgrejaÂngelus: a pérola pela qual se renuncia a tudo

Ângelus: a pérola pela qual se renuncia a tudo

Published on

Francisco comentou a parábola do mercador e da pérola; para o negociante é um tesouro, para nós representa algo que é tão importante que sacrificamos tudo para obtê-la.

Foto: Vatican media

Foto: Vatican media

Redação (30/07/2023 11:16, Gaudium Press) A parábola da pérola preciosa é narrada apenas no Evangelho de São Mateus (Mateus 13,46). Nela, Jesus compara o Reino dos céus a um mercador que está à procura de boas pérolas e finalmente encontra uma pérola de grande valor. Ele então vende tudo o que tem para poder comprar essa pérola preciosa.

No Ângelus deste domingo, comentando esta parábola, o Papa exortou-nos a não perdermos tempo e liberdade com coisas triviais, passatempos que nos deixam vazios por dentro, enquanto a vida nos oferece todos os dias a pérola preciosa de um encontro com Deus e com os outros! É necessário saber reconhecê-la: discernir para encontrá-la.

“Este é um convite a não nos fecharmos na rotina, na mediocridade de quem se contenta, mas a reavivar o desejo, para que o desejo de procurar, ir adiante não se apague, cultivar sonhos de bem, buscar a novidade do Senhor, porque o Senhor não é repetitivo, ele sempre traz novidade, a novidade do Espírito sempre faz novas as realidades da vida. Nós devemos ter sempre a atitude de buscar”.

Mas, assim como acontece com o negociante, ser astuto e ter “olho atento” é necessário para que possamos encontrar as coisas mais preciosas em meio às muitas ofertas da vida. Aquilo que nos faz sentir o Céu na Terra: o encontro com o Senhor.

Mas, qual é esta pérola pela qual tudo se pode renunciar, aquela de que nos fala o Senhor? Francisco enfatizou que Jesus é a pérola da nossa vida de grande valor e vale a pena dizer a Ele hoje: “Jesus, tu és o meu maior bem”.

Então, nos gestos deste negociante, que primeiro procura, depois encontra e, por fim, compra, o Papa convidou cada um a se fazer as seguintes perguntas:

Procurar: estou, em minha vida, buscando? Sinto-me no lugar, tranquilo, satisfeito ou treino meu desejo de bem? Estou aposentado espiritualmente? Quantos jovens estão aposentados! Segundo gesto, encontrar: pratico o discernimento do que é bom e vem de Deus, sabendo renunciar ao que, ao contrário, me deixa com pouco ou nada? Por fim, comprar: sei como me sacrificar por Jesus? Ele está em primeiro lugar para mim? Ele é o maior bem da vida?”

Com informações Vatican News

The post Ângelus: a pérola pela qual se renuncia a tudo appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Honrar só pai e mãe?

Muitos interpretam o quarto mandamento da Lei de Deus de forma limitada. Ora, as...

Giotto e Dante Alighieri

No fim da Idade Média, houve dois artistas nascidos em Florença, Itália, que marcaram...

Conceito de ‘família’ poderá ser alterado com a atualização do Código Civil

Segundo diversas entidades juristas católicos, caso as mudanças propostas sejam aprovadas, haverá um impacto...

No próximo domingo, a Igreja celebra o 61º Dia Mundial das Vocações

A Igreja Católica Universal celebrará o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...