Início Notícias da Igreja Angelus: na Eucaristia, Jesus nos sacia com sua presença

Angelus: na Eucaristia, Jesus nos sacia com sua presença

0
1

Durante o Angelus deste domingo, 19 de junho, o Papa Francisco aproveitou a ocasião da solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo para lembrar a importância da Eucaristia em nossas vidas

Redação (19/06/2022 12:30, Gaudium Press) Na Itália e em outros países, hoje (19), se celebra a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, lembrou o Papa nas palavras iniciais do Angelus deste domingo.

Diante dos fiéis reunidos na praça de São Pedro, sob um sol de mais de 30 graus, Francisco explicou que a Eucaristia é o fruto de um longo percurso, durante o qual Nosso Senhor deu alguns sinais, como o milagre da multiplicação dos pães.

O Papa retomou o trecho do Evangelho que descreve a multiplicação dos pães e dos peixes e fez notar o cuidado e a atenção de Jesus Cristo para com a multidão que o seguia, pois todos comeram até “ficarem saciados”.

Durante a recitação da oração mariana do Angelus deste domingo, solenidade do Corpo de Deus, o Papa tratou do “efeito místico e comunitário da Eucaristia”.

Comer e saciar-se

O fiel também pode experimentar este amoroso cuidado de Jesus ao receber a Eucaristia. “Aquele que recebe com fé o Corpo de Cristo não apenas come, mas fica saciado”, disse o Pontífice.

Comer e saciar-se são duas necessidades que são supridas no sacramento da Eucaristia, explica o Papa.

Enquanto os discípulos aconselhavam Jesus a deixar partir a multidão para que pudesse encontrar comida, Nosso Senhor tomou para si o encargo de alimentá-los.

O milagre dos pães é discreto como nas bodas de Caná, continuou explicando o Papa. A multidão come e percebe que Jesus toma conta de tudo.

“Assim é o Senhor na Eucaristia: nos chama a sermos cidadãos do céu, mas Ele conhece o caminho que temos que enfrentar aqui na terra. Se tenho pouco pão na bolsa, Ele sabe e se preocupa com isso”, afirmou o Papa.

Muitos fiéis enfrentam com dificuldade a privação da Comunhão Eucarística. As iniciativas para uma solução são raras, então, como solucionar privação da Eucaristia e ao mesmo tempo respeitar as regras relacionadas ao confinamento?

Nosso Senhor se procupa com todas as nossas necessidades

Às vezes, existe a tendência de colocar a Eucaristia em uma dimensão vaga e distante da realidade cotidiana, porém “o Senhor assume todas as nossas necessidade (…) isso encontramos no Pão Eucarístico: a atenção de Cristo as nossas necessidades e o convite a fazer o mesmo com quem está ao nosso lado”, disse o Pontífice.

Comer é importante, porém temos a necessidade de nos saciar: “saber que o alimento nos foi dado por amor”, detalhou Francisco. No sacramento eucarístico encontramos “a vida de Cristo entregue a cada um de nós, Ele não apenas nos dá ajuda, mas dá a Si mesmo”. Por fim, o Papa concluiu suas palavras pedindo, por meio da Virgem Maria, que o Senhor nos sacie com a Sua presença. (FM)

The post Angelus: na Eucaristia, Jesus nos sacia com sua presença appeared first on Gaudium Press.