InícioNotícias da IgrejaÂngelus: uma pessoa livre tem paz e serenidade

Ângelus: uma pessoa livre tem paz e serenidade

Published on

No Ângelus, o Papa Francisco lembrou-nos de que podemos facilmente tornar-nos escravos do prazer, do poder, do dinheiro ou do elogio. Ele ressaltou que uma pessoa livre tem paz e serenidade dentro de si.

cq5dam.thumbnail.cropped.750.422 13

Redação (09/06/2024 10:04, Gaudium Press) Referindo-se ao Evangelho deste domingo, o qual narra que Jesus, ao iniciar seu ministério público, recebeu várias críticas por suas ações – de estar louco e possuído por um espírito maligno –, o Santo Padre lembrou que Jesus ensinou e curou os doentes com o poder do Espírito Santo e, por isso, foi capaz de amar e servir sem medida e sem condições.

Francisco enfatizou que Jesus era livre em relação às riquezas – por isso deixou a segurança de seu vilarejo, Nazaré, para abraçar uma vida pobre, cheia de incertezas, curando os doentes e todos que vinham lhe pedir ajuda, nunca exigindo nada em troca.

Ele também era livre diante do poder, nunca procurou o apoio dos poderosos, mas sempre se colocou ao lado dos últimos, ensinando seus discípulos a fazerem o mesmo.

Enfim, Jesus estava livre da busca de fama e popularidade e, assim, nunca desistiu de falar a verdade mesmo à custa de ser incompreendido e de se tornar impopular a ponto de morrer na cruz, não se deixando intimidar, subornar ou corromper por nada e ninguém.

E nós, questiona Francisco. “Tornamo-nos escravos” se nos deixarmos aprisionar pela “busca de prazer, poder, dinheiro ou sucesso”. Para sermos livres como Jesus, portanto, devemos nos libertar dos mitos do “dinheiro, poder e sucesso” e permitir que o amor gratuito de Deus nos encha e abra nossos corações. Crescemos em liberdade deixando transbordar esse amor e devolvendo-o aos outros, “sem cálculo e sem condições”, em todos os lugares, em nossas casas, nossas famílias e nossas comunidades.

Desse modo, o Santo Padre convida-nos a não sacrificar a nossa serenidade e paz – e a dos outros – e a espalhar “um ar fresco de liberdade, sinceridade e espontaneidade”.

The post Ângelus: uma pessoa livre tem paz e serenidade appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Quinta-Feira da 10° Semana do Tempo Comum

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA (branco, pref. comum ou dos pastores –...

Santo Antônio de Pádua, presbítero e doutor da Igreja

Francisco de Assis, que encontrou o jovem frei Antônio por ocasião do capítulo geral,...

Iraque: Estado reconhece Cardeal Sako como Patriarca da Igreja

O primeiro-ministro iraquiano, Muhammad Shiaa al-Sudani, assinou um decreto “nomeando” o cardeal iraquiano Louis...

Bispos poloneses pedem proteção do nascituro frente à agenda política para impor o aborto

“Ninguém, em nome da liberdade pessoal, tem o direito de decidir sobre a vida...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...