18.1 C
São Paulo
sexta-feira, dezembro 3, 2021

Ano Scalabriniano em homenagem ao Beato Scalabrini é proclamado

As comemorações pelo Ano Scalabriniano, que segue o tema “Fazer do mundo a pátria do homem”, irão até o dia 9 de novembro de 2022.

Itália – Como (08/11/2021 12:36, Gaudium Press) No último domingo, 7 de novembro, foi aberto oficialmente o Ano Scalabriniano, instituído por ocasião dos 25 anos da beatificação do fundador da congregação, o Beato João Batista Scalabrini. As comemorações irão até o dia 9 de novembro de 2022.

Celebrações comemorativas

Duas celebrações eucarísticas na paróquia de São Bartolomeu em Como, na Itália, onde o Beato Scalabrini foi pároco, marcaram a abertura deste ano comemorativo. Na ocasião, religiosos e religiosas da diocese também rezaram as vésperas na Catedral italiana.

Como forma de preparar o espírito para essas celebrações, no dia 5 de novembro ocorreu uma conferência com o tema “A atualidade do pensamento do Beato Scalabrini sobre a emigração”.

Tema do Ano Scalabriniano

O Ano Scalabriniano, que segue o tema “Fazer do mundo a pátria do homem”, foi pensado como um tempo especial dedicado a um homem “profundamente apaixonado por Deus e extraordinariamente devoto da Eucaristia”.

Durante este período comemorativo, será realizada uma série de iniciativas em colaboração com a Diocese de Piacenza-Bobbio envolvendo a Igreja local, os membros dos três institutos, os grupos dos leigos scalabrinianos e as comunidades migrantes.

Beato João Batista Scalabrini

Nascido no dia 8 de julho de 1839, o Beato João Batista Scalabrini foi Bispo da Diocese de Piacenza-Bobbio e fundador de duas Congregações: os Missionários e as Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu, mais conhecidas como Scalabrinianos e Scalabrinianas. Faleceu no dia 1º de junho de 1905, sendo proclamado pelo Beato por São João Paulo II no dia 9 de novembro de 1997. (EPC)

The post Ano Scalabriniano em homenagem ao Beato Scalabrini é proclamado appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias