InícioNotícias da IgrejaApesar da gripe Papa realiza Audiência Geral

Apesar da gripe Papa realiza Audiência Geral

Published on

O Papa Francisco continuou a catequese sobre o zelo apostólico, refletindo sobre a missão cristã de compartilhar a alegria do Evangelho.

Foto: Vatican news/ Vatican media

Foto: Vatican news/ Vatican media

Redação (29/11/2023 08:51, Gaudium Press) Apesar da gripe, Francisco realizou sua habitual Audiência Geral nesta quarta-feira. Doze horas depois de sua viagem para a cúpula do clima em Dubai ter sido cancelada, por recomendação de seus médicos, o papa recebeu peregrinos e turistas.

No entanto, desta vez a audiência não aconteceu na Praça de São Pedro devido ao vento frio, mas na Sala Paulo VI. “Ainda não estou me sentindo bem”, disse Francisco no início, “ainda estou gripado, minha voz não está boa”. Por isso, Dom Ciampanelli leu o texto do discurso que ele havia preparado.

O texto do Papa tratou mais uma vez das alegrias de evangelizar. Ele enfatizou que a mensagem cristã é “para hoje” e não para um tempo ideal, algum tempo depois. Hoje: isto significa que a alegria do Evangelho deve ser comunicada num tempo muito difícil.

“Quase sempre ouvimos coisas ruins sobre os dias de hoje. […] não faltam motivos para preocupação. Em geral, parece haver uma cultura hoje que coloca as pessoas acima de tudo e a tecnologia no centro…”

“Poderíamos até dizer que estamos na primeira civilização da história que busca organizar globalmente uma sociedade humana sem a presença de Deus, concentrada em grandes cidades que permanecem horizontais apesar de seus arranha-céus vertiginosos.”

Isso fez com que o Papa se referisse à Torre de Babel. “Naquela época, também foram feitas tentativas de impor a unidade global, mas Deus restaurou as diferenças e revitalizou a diversidade”.

Francisco destacou que a união hoje se baseia “na ambição, no nacionalismo, na padronização, em estruturas técnico-econômicas que inculcam a convicção de que Deus é insignificante e inútil. Não tanto porque nos esforçamos para obter mais conhecimento, mas sobretudo para obter mais poder. É uma tentação que caracteriza os grandes desafios da cultura atual.”

O papa, então, frisou que o Evangelho oferece uma mensagem de esperança para todas as épocas, incluindo a nossa. “O zelo apostólico nunca é uma simples repetição de um estilo adquirido, mas um testemunho de que o Evangelho está vivo aqui para nós”.

The post Apesar da gripe Papa realiza Audiência Geral appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Arquidiocese de São Paulo promove peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida

Esta é a 123ª edição do evento, que seguirá o lema “Maria, vem conosco...

6 em cada 10 católicos nos EUA são a favor do “direito ao aborto”

O centro de pesquisa Pew Research já havia identificado um grande número de católicos...

Prelado ortodoxo é apunhalado em igreja na Austrália

Um prelado da Igreja Ortodoxa Assíria foi esfaqueado nesta segunda-feira em Sydney, Austrália, enquanto...

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...