InícioNotícias da IgrejaArcebispo de Aracaju dom João José Costa renuncia ao cargo por fatiga

Arcebispo de Aracaju dom João José Costa renuncia ao cargo por fatiga

Published on

O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do Arcebispo metropolitano de Aracaju (SE), Dom João José da Costa, O. Carm.

Joao Jose Costa

Foto: CNBB.

Redação (20/07/2023 11:50, Gaudium Press) O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do Arcebispo metropolitano de Aracaju (SE), Dom João José da Costa, O. Carm, e nomeou Dom Vítor Agnaldo de Menezes, Bispo de Propriá, como Administrador Apostólico durante o período de Sede Vacante. A aceitação de renúncia e a nomeação foram feitas na última quarta-feira, 19 de julho.

Dom João José Costa renunciou ao cargo de Arcebispo metropolitano de Aracaju, que ocupava desde 2017. Em um comunicado oficial, Dom João José Costa, que tem 65 anos e que não atingiu, portanto, a idade canônica para a renúncia, explicou que o motivo de seu pedido foi a fadiga.

Dom José João Souza explica no comunicado que, desde que foi nomeado em 2014, primeiramente como Bispo coadjutor e posteriormente, em 2017, como Bispo Metropolitano, buscou “servir com amor e dedicação a esta porção do povo de Deus que está na Arquidiocese de Aracaju, não obstante a minha pequenez e as minhas fragilidades”.

Ele também descreveu que não mediu esforços no encargo da função: “tenho consciência do meu esforço diário em cumprir o meu dever de pastor durante todo esse tempo, marcado por desafios, exigências que, às vezes, pareciam superar as minhas capacidades e habilidades”, explicou ele.

Pedido de renúncia por fatiga excessiva

O Arcebispo agradeceu a misericórdia de Deus que nunca o abandonou, sobretudo nos momentos mais delicados. A carta descreve as razões que motivaram o pedido de renúncia:

“Neste momento da minha vida, consciente das minhas limitações e vulnerabilidades, diante da fadiga que me impõe o ministério, sem fugir às minhas responsabilidades, em atitude de escuta e acatamento obediente da vontade do Senhor e da Igreja, coloquei nas mãos do Santo Padre a minha missão como bispo e o caminho pastoral de nossa querida Arquidiocese.”

O documento de Dom José termina pedindo a compreensão e a oração de todos, bem como as bênçãos de Nossa Senhora do Carmo e de São José.

Recentemente, o Papa Francisco aceitou a renúncia de dois outros Bispos franceses por razões similares. Os bispos renunciaram de suas funções episcopais por causa da fadiga e do burnout. Meses depois, foram designados como Bispos auxiliares, em funções menos exigentes. (FM)

The post Arcebispo de Aracaju dom João José Costa renuncia ao cargo por fatiga appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Justiça extingue ação civil pública contra Arautos do Evangelho

Mídia sensacionalista e inescrupulosa amplificou acusações que afrontam a ética jornalística. Caso relembra o...

Implicações geopolíticas da visita do Cardeal Parolin à Ucrânia

As próximas eleições nos EUA podem já estar exercendo influência na situação da Ucrânia. Redação...

Teto de igreja dedicada a São Gregório Magno desaba no México

De acordo com as autoridades locais, o incidente ocorreu por conta de uma falha...

Senado Federal aprova Frente Parlamentar Católica

O grupo representará e defenderá “os interesses de significativa parcela da população brasileira que...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...