10.2 C
São Paulo
domingo, agosto 1, 2021

Arcebispo de Los Angeles pede orações

Mons. José H. Gómez, presidente da Conferência Episcopal dos EUA, pediu aos católicos que orassem por ele e outros bispos que trabalham na elaboração do documento sobre a Eucaristia.

Redação (23/06/2021 10:56, Gaudium Press) “Rezo para que este seja um momento em que todos nós da igreja reflitamos sobre nossa própria fé e disposição para receber Nosso Senhor na Sagrada Eucaristia”, declarou o Mons. José H. Gómez, arcebispo de Los Angeles, em um comunicado emitido no dia 21 de junho passado, por ocasião da decisão, tomada pela Conferência Episcopal, de preparar um documento sobre a Eucaristia.

Ao mesmo tempo, Mons. Gómez pediu aos católicos que orassem por ele e pelos outros bispos “enquanto continuamos nossos diálogos e reflexões” na elaboração do referido documento, que tratará “do significado da Eucaristia na vida da Igreja”.

Com 158 votos a favor, os bispos dos EUA votaram, em sua recente assembleia plenária, pela redação de um documento sobre a Eucaristia, que incluirá uma terceira parte sobre “coerência eucarística”, e ensinamentos sobre a disposição que se deve ter para receber a comunhão.

Maioria esmagadora

“Meus irmãos bispos e eu votamos esmagadoramente para emitir um documento pastoral sobre a beleza e o poder da Eucaristia”, confirmou o prelado.

Enquanto a Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé elabora o rascunho do documento, “nos próximos meses, nós, os bispos, continuaremos com nossa oração e discernimento através de uma série de reuniões e consultas regionais”. O projeto será discutido na Assembleia Plenária de outono.

“A eucaristia é o coração da Igreja e o coração de nossas vidas como católicos”, sublinhou o arcebispo de Los Angeles. “Na Sagrada Eucaristia, o próprio Jesus Cristo se aproxima de cada um de nós pessoalmente e nos une como uma Família de Deus e um Corpo de Cristo.”

“Como bispos, nosso desejo é aprofundar a consciência do nosso povo sobre esse grande mistério da fé, e despertar sua admiração a este dom divino, no qual temos comunhão com o Deus vivo”, acrescentou. “Esse é o nosso propósito pastoral ao escrever este documento.”

A decisão de prepará-lo foi precedida por um amplo debate, no qual alguns prelados expressaram a necessidade de fornecer clareza sobre o significado da Eucaristia, enquanto outros questionaram que ela poderia ser vista como uma fratura da unidade da Igreja. A opinião de fortalecer o ensinamento sobre o tema foi majoritária na discussão.

Já há um esboço

Já no dia 17 passado, o Mons. Kevin Rhoades, bispo de Fort Wayne e presidente da Comissão para a Doutrina da Fé, em plena reunião episcopal, apresentou um esboço do que seria o documento, em uma mensagem pré-gravada.

O documento seria composto por três partes: “A Eucaristia, um Mistério a ser celebrado”, “A Eucaristia, um Mistério para se crer” e “A Eucaristia, um Mistério a ser Vivido”.

Cada parte incluiria três tópicos: a presença real do Corpo e Sangue de Cristo na Comunhão; unidade, beleza e identidade como a “fonte e ápice de toda a vida cristã”; e a transformação moral, coerência eucarística e discipulado missionário.

Mons. Rhoades enfatizou a necessidade do documento devido ao declínio da crença dos católicos americanos na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia.

Com informações Crux

The post Arcebispo de Los Angeles pede orações appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Ultimas Notícias