16.9 C
São Paulo
sábado, outubro 16, 2021

Arcebispo de Paris celebra festa da dedicação na Catedral de Notre-Dame

A Catedral já não corre o risco de ruína e está na fase de restauração. “Será mais lindo do que nunca e isso traz alegria ao nosso coração e nos enche de esperança”, afirmou Dom Aupetit.

França – Paris (28/06/2021 16:59, Gaudium Press) No último dia 16 de junho, festa de dedicação da Catedral de Notre-Dame de Paris, o Arcebispo local, Dom Michel Aupetit ingressou no templo, que ainda passa por obras de reconstrução, para celebrar a primeira Santa Missa após o incêndio que quase a consumiu por completo em 15 de abril de 2019.

“Estamos tão felizes agora que a nossa catedral está consolidada, que não corre o risco de ruína. Agora estamos entrando na fase de restauração. Será mais lindo do que nunca e isso traz alegria ao nosso coração e nos enche de esperança”, afirmou Dom Aupetit durante a celebração eucarística.

Restauração da Catedral de Notre-Dame de Paris

Comparando a situação do templo francês com a Igreja de Cristo, o prelado ressaltou que algumas pessoas acreditam que a Catedral de Notre Dame de Paris está em ruínas à beira do colapso. “No entanto, Cristo afirmou que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela. Acreditamos profundamente nisso. Como nossa catedral, a Igreja de Cristo permanecerá de pé ”.

Em seguida ressaltou o trabalho dos técnicos que estão atuando na restauração da catedral. “Eles sabem muito bem que estão servindo uma causa que está além deles e colocam todo o seu talento, todo o seu ‘know-how’ para reconstruir o que foi destruído”. Em seguida recordou que “o arquiteto principal é o Pai, o modelo é Cristo, o diretor é o Espírito Santo. E que são eles que nos unirão para construir uma Igreja mais bela do que nunca”.

Campanha de arrecadação promovida pela Arquidiocese de Paris

A Santa Missa foi celebrada dois dias depois da Arquidiocese de Paris ter feito um novo apelo à generosidade, solicitando ajuda dos fiéis. Apesar da restauração exterior ser uma obra do Estado francês, a restauração do interior do templo é de inteira responsabilidade da Igreja Católica.

A campanha tem por objetivo restituir o templo ao culto, que é a sua função primordial e, de uma forma mais geral, oferecer um novo roteiro aos seis milhões de visitantes que todos os anos são recebidos na catedral de Paris. Para atingir este objetivo, são necessários entre 5 e 6 milhões de euros, que devem ser arrecadados até o dia 15 de junho de 2024.

Dentre os dois primeiros projetos estão a restauração da caixa do relicário da Coroa de Espinhos, que foi danificada durante o resgate da relíquia sagrada e que será totalmente reconstruída; e o novo tabernáculo, que ainda será criado. Em seguida, serão realizados projetos de móveis para coro, instalação das luzes e som. (EPC)

Fotos: Paris Catholique

The post Arcebispo de Paris celebra festa da dedicação na Catedral de Notre-Dame appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias