InícioNotícias da IgrejaArqueólogos encontram mosaico que teria pertencido à igreja de Betsaida, na Terra...

Arqueólogos encontram mosaico que teria pertencido à igreja de Betsaida, na Terra Santa

Published on

A descoberta de um piso em mosaico nas ruínas de um prédio no norte de Israel comprovaria a descoberta da Igreja dos Apóstolos, residência de São Pedro e Santo André

Israel (29/10/2021 8:15, Gaudium Press) Alguns arqueólogos israelenses descobriram um chão de mosaico de um prédio em ruínas.

A descoberta leva os arqueólogos a acreditarem que se trata do piso da Igreja dos Apóstolos, na cidade bíblica de Betsaida, junto ao mar da Galiléia.

Os mosaicos de estilo bizantino foram descobertos por um equipe do Instituto Kinneret de Arqueologia da Galiléia.

Em 2019, foi feita a descoberta de um prédio em ruínas, o que seria  uma suposta igreja. A partir de então os trabalhos de escavação se intensificaram.

O mosaico recentemente descoberto trás inscrições bizantinas e poderia provar que o prédio descoberto é realmente a igreja dos Apóstolos. Em uma das inscrições se lê o nome de um diácono e a outra fala da reconstrução do local.

Arquéologos são orientados pela narração de São Vibaldo

Como orientação para esta dedução, os arqueólogos se apoiam na História. Com efeito, São Vilibaldo viajou em peregrinação à Terra Santa em 724 e descreveu a viagem. Em um de seus trechos se lê: “E de lá foram para Betsaida, a residência de Pedro e André, onde há agora uma igreja no lugar da casa”.

Um grande terremoto foi registrado na área 20 anos após a peregrinação de São Vibaldo e provavelmente tenha danificado a igreja. As escavações vão continuar segundo os arqueólogos para precisar a identidade do edifício

Betsaida no Evangelho

Betsaida é um dos lugares mais mencionados no Evangelho. Os Apóstolos Pedro, André e Filipe eram originários da cidade. Também segundo o Evangelho de Mateus, ali foram realizados muitos milagres, mesmo assim a cidade não se converteu.

Por isso, Nosso Senhor lançou três ais contra três cidades da região: ““Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se os milagres que foram realizados entre vós tivessem sido realizados em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam se convertido, vestindo roupas de saco e cobrindo-se de cinzas. Mas eu afirmo que no dia do juízo que Tiro e Sidônia serão tratados com menos rigor que vós.” (Mt 11,21-22)

The post Arqueólogos encontram mosaico que teria pertencido à igreja de Betsaida, na Terra Santa appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

11° Domingo do Tempo Comum

(verde, glória, creio – 3ª semana do saltério) Escutai, Senhor, a voz do meu apelo....

São Ciro e santa Julita, mártires

Santa Julita vivia em Icônio com seu filho Ciro, nascido havia três anos, quando...

Sacerdote mártir do comunismo beatificado na Polônia

Neste sábado, 15 de julho, o Cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério das Causas...

Bem-aventurada Albertina Berkenbrock

No dia 15 de junho, celebra-se a memória da Beata Albertina Berkenbrock,  assassinada aos...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...