20 C
São Paulo
sexta-feira, janeiro 28, 2022

Arquidiocese de São Paulo catalogará as relíquias de suas paróquias

O projeto também prevê verificar a autenticidade de cada relíquia e garantir sua conservação e exposição aos fiéis de forma correta.

São Paulo (14/11/2021 14:52, Gaudium Press) A Arquidiocese de São Paulo está retomando uma iniciativa gestada há pelo menos dois anos, considerada de importância fundamental, tanto do ponto de vista litúrgico e pastoral quanto do espiritual: catalogar as relíquias custodiadas em seu território arquidiocesano.

O projeto também prevê verificar a autenticidade de cada uma e garantir sua conservação de forma correta e sua exposição aos fiéis, com o objetivo de resgatar e estimular o culto dedicado às relíquias sagradas.

A iniciativa segue as diretrizes da Instrução sobre as Relíquias, da Congregação para as Causas dos Santos, publicada no dia 8 de dezembro de 2017, e do protocolo da ‘International Crusade for Holy Relics’ (ICHR), um movimento internacional para propagação da importância da preservação e veneração das relíquias santas, bem como a restauração de relicários.

Processo de catalogação das relíquias

A primeira fase do projeto será a catalogação das relíquias custodiadas nas paróquias da Arquidiocese de São Paulo, identificando quais delas não possuem os certificados eclesiásticos que atestam sua autenticidade, em função de perda ou extravio.

As relíquias que não possuírem a documentação passarão por uma avaliação, segundo normas científicas rigorosas, reconhecidas mundialmente, para que possam ser veneradas pelos fiéis. Após esta análise, caberá ao Cardeal Odilo Pedro Scherer decidir quais relíquias poderão receber novo documento de autenticação.

Após ter sido realizada a devida catalogação das relíquias, se iniciará a segunda fase do projeto, na qual os fiéis serão instruídos sobre as relíquias custodiadas em suas paróquias e a importância desse sacramental.

Objetivo do projeto

“O objetivo deste projeto transcende à mera catalogação de relíquias. A missão é resgatar o sacramental em nossa Arquidiocese, trazer as relíquias de nossas paróquias à luz e mostrar que, em pleno século XXI, elas são vitrais do Paraíso”, afirmou Fabio Tucci Farah, jornalista especializado em Arqueologia Sacra e perito em relíquias da Arquidiocese de São Paulo.

Os trabalhos serão iniciados na Paróquia Santa Generosa, no Paraíso. O projeto aceitará voluntários que, após passarem por uma avaliação, receberão um breve curso de formação, ministrado por Farah. (EPC)

The post Arquidiocese de São Paulo catalogará as relíquias de suas paróquias appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias