“Artista” brasileiro faz performance onde fica nu e destrói imagem de Nossa Senhora

“Artista” brasileiro faz performance onde fica nu e destrói imagem de Nossa Senhora

21 de julho de 2017 18 Por Católica Conect

Antonio Obá tem 33 anos, nasceu em Ceilândia, na periferia de Brasília.

Professor de Artes na rede estadual de Educação do Distrito Federal e Professor na  Fundação Educacional do Distrito Federal, o “artista” Antônio Obá foi indicado ao prêmio Pipa, numa apresentação em que nu, destrói, com um ralador, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
 Na apresentação, o artista rala uma imagem de gesso de Nossa Senhora Aparecida, transformando a imagem de Maria, Mãe de Jesus, em um pó branco com o qual cobre seu corpo, negro e nu, para produzir, de acordo com o artista, novos significados, que criticam o racismo velado da sociedade brasileira e remetem às tradições das religiões de matriz africana. Ou seja, ele utiliza da destruição de símbolos de uma religião para enaltecer suas convicções religiosas.Em outras palavras, quer criticar a intolerância sendo intolerante.
“É uma performance de 2015. No entanto, sua “gestação”, por assim dizer, foi longa. Fiquei pensando a ação por um ano; era uma imagem que, volta e meia, me vinha à mente: ralar a imagem de um santo. No entanto, eu não sabia ao certo o que isso significava…” diz o herético em entrevista ao Portal UOL.
E continua:
“Minha família sempre foi muito católica; fiz parte, conheci e entrei em contato com ritos interioranos: quermesses, romarias, folia de reis… E a ideia de ritual sempre me foi interessante.” Dá para ver que não aprendeu nada com os valores do cristianismo…
“Ralar uma imagem preta até reduzi-la a um pó branco, jogar esse pó sobre si, após um “trabalho” braçal extenuante, se encobrir, fazendo desaparecer sua pele, sua identidade, são aspectos que a performance toca.” Continua o “artista” ainda na entrevista para o Portal UOL.
Fonte: https://blogdoarcanjo.blogosfera.uol.com.br/2017/07/20/nu-artista-antonio-oba-faz-performance-com-nossa-senhora-aparecida-e-concorre-a-premio-de-130-mil/
Ajustes: http://filhosdedeus.blog.br/artista-brasileiro-faz-performance-onde-fica-nu-e-destroi-imagem-de-nossa-senhora/