19.6 C
São Paulo
sábado, abril 16, 2022

Associação anticlerical exige que imagem histórica da Virgem seja retirada de praça pública

Uma associação anticlerical exige que uma histórica imagem de Nossa Senhora seja retirada da praça pública na cidade francesa de La Flotte-en-Ré 

Redação (07/02/2022 17:00, Gaudium Press) A imagem de Nossa Senhora, que está localizada na entrada da pequena cidade de La Flotte-en-Ré, no oeste da França corre o risco de ser removida.

A associação anticlerical francesa “Libre Pensée” (Livre Pensamento) exige que a imagem de Nossa Senhora seja retirada da praça pública porque fere a lei da laicidade.

Com efeito, desde maio de 2020 a imagem é objeto de uma verdadeira queda de braço entre a prefeitura e a associação Libre Pensée.

A polêmica começou quando a imagem foi danificada por ocasião de um acidente automobilístico. Na época, a municipalidade decidiu restaurá-la e reintroduzi-la no mesmo local.

Porém, a associação anticlerical questionou a decisão e pediu que a imagem fosse retirada porque ofende a laicidade dos lugares públicos.

Baseando-se na lei de 1905, que proíbe a instalação de objetos religiosos nos espaços públicos, a “Libre Pensée” recorreu ao tribunal administrativo da região para que a imagem fosse retirada.

O prefeito da localidade, Jean-Paul Héraudeau, considera o pedido indevido, pois segundo ele “se o acidente não tivesse acontecido, não teria havido o debate e nem sequer o pedido (de retirada)”.

Os habitantes também são contra a retirada da imagem pois consideram que ela faz parte da história e da identidade da cidade.

Contruída após a Segunda Guerra, a estátua foi erigida para agradecer as graças recebidas e o retorno de vários prisioneiros de guerra.

“Seria uma estupidez retirá-la, eu sempre a vi ali. Estive 35 anos nas Antilhas, agora voltei e estou feliz por poder revê-la. Eu acho isso descabido”, explicou Michel, um dos habitantes.

No dia 3 de março se conhecerá a decisão do tribunal regional administrativo de Poitiers. (FM)

The post Associação anticlerical exige que imagem histórica da Virgem seja retirada de praça pública appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias